Como aumentar o número de fãs no Facebook

Tem mais de 1.230 milhões de usuários ativos por mês, é o segundo site que gera mais tráfego depois do Google e, se fosse um país, seria o terceiro maior do mundo. Estamos falando do Facebook, a rede social por excelência e uma fonte importante de vendas e ganhos para o seu negócio, se você sabe como aproveitar ao máximo todas as vantagens que oferece.

aumentar fas facebook
Maria Elena

Porque hoje em dia, segundo as exigências do mercado, se o seu negócio não está no Facebook, não existe; e se você não tem fãs, está perdendo uma oportunidade de ouro para interagir com os seus clientes em potencial.

Essa é exatamente uma das principais dúvidas de quem cria uma página no Facebook: como fazer para aumentar o número de seguidores. A seguir, te daremos sete ideias que ajudarão a consegui-lo.

7 ideias para aumentar o número de fãs no Facebook

1. Prepare o terreno (atenção aos detalhes!)

Se você ainda não criou a página do seu negócio no Facebook, faça-o. E se já criou, talvez seja um bom momento para revisar se está projetando a imagem que deseja. São muitas as pessoas que se limitam a criar uma página sem reparar nos detalhes, com a única finalidade de “estar ali”, e isso é um erro grave.

Reserve um tempo para escolher o nome adequado e a categoria correta para o seu negócio, complete as informações com inteligência, adicione uma descrição completa e selecione uma fotografia que reflita a filosofia da empresa.

2. Mande tráfego para a sua página

Uma vez que tiver a sua página, mande tráfego para ela a fim de aumentar o número de seguidores. Envie convites para os seus amigos e conhecidos pelo Facebook, promova, adicione o link nos e-mails e newsletters que enviar a seus clientes ou prospectos, ponha um widget em seu site ou blog, mencione-a no Twitter… E o que mais você pensar! Qualquer lugar é bom para torná-la conhecida e, além disso, tenha em mente que um seguidor pode atrair outro e assim sucessivamente, até a sua página crescer.

3. Promova-se mediante sorteios

Os sorteios e concursos são uma das estratégias mais efetivas para aumentar o número de seguidores. Além disso, foi comprovado que estas promoções implicam interação e ação por parte da audiência; o êxito está assegurado.

Uma das formas mais acessíveis e efetivas é apostar em sorteios de seus próprios produtos ou serviços e convidar as pessoas para realizar uma ação.

4. Dê razões para os seus seguidores ficarem

O conteúdo é o rei da internet, e o Facebook não é uma exceção. Quando uma pessoa se une à sua página, ela espera receber algo em troca e encontrar informação de valor; do contrário, irá embora.

Por isso, pense bem em que tipo de conteúdo você vai oferecer aos seus seguidores e com que frequência: o ideal é que publique pelo menos uma vez por dia e que defina se vai compartilhar informação interessante, artigos do seu blog, manuais, vídeos, promoções, emoções… Você escolhe a estratégia, mas quanto mais valor acrescentar aos seus fãs e mais razões der para que eles fiquem, mais possibilidades terá de fidelizar a sua audiência e aumentar o número de seguidores.

5. Shhh… Está ouvindo?

Uma das maiores vantagens de ter uma página no Facebook é que ela permite a você interagir diretamente com os seus seguidores e clientes; e estes muitas vezes têm opiniões e contribuições que podem ajudar o seu produto ou serviço, na atenção que você oferece ao cliente ou na sua maneira de se apresentar nas redes sociais. Use isso a seu favor, porque saber se comunicar dentro de um negócio é importante, mas saber escutar é vital.

6. Use as estatísticas do Facebook

O Facebook dá estatísticas muito úteis de cada página criada: a localização geográfica dos seguidores, o aumento ou diminuição dos comentários, as publicações que tiveram mais êxito, as interações e muito mais informações interessantes para fazer a sua base de fãs crescer. Use tudo isto a seu favor para analisar o que mais gostam em sua página e tomar decisões baseadas nas conclusões.

7. Faça campanhas!

Agora que o Facebook permite criar campanhas publicitárias segmentadas por sexo, idade, cidades e interesses, é uma opção para levar em conta na hora de promover a fan page de um negócio e aumentar o número de seguidores.

Você está aplicando algum destes conselhos atualmente? Segue algum outro conselho para aumentar o número de seguidores no Facebook? Deixe os seus comentários, podem ser de grande ajuda para outros! 🙂

Artigo original: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *