Como criar uma boa proposta

Como criar uma boa proposta

Ao se candidatar para um trabalho, você tenta fazer com que a sua proposta seja contundente e que convença o seu futuro cliente de que você é o profissional indicado.

O cliente, por sua vez, recebe muitas propostas, e entre elas precisa avaliar qual profissional se encaixa melhor no perfil que ele busca. Mas, não revisa detalhadamente cada um… a forma que você escrever a sua proposta é o que fará a diferença. É o primeiro sinal de que valerá a pena para o cliente te incluir em sua lista de candidatos preferidos. Seu objetivo final? Ser escolhido. Então, te recomendamos uma série de dicas para que você se destaque do resto dos candidatos.

Aplique sua capacidade de síntese

Na proposta, você terá que descrever as suas habilidades e experiência para cobrir a posição. A ideia não é copiar e colar as informações do seu perfil, mas sim fazer um breve resumo das suas capacidades e background que sejam chaves para essa oportunidade profissional. Destaque o que mais agregar valor. O cliente deve ter uma visão geral da sua experiência e talento nesta área em particular.

Adapte a sua proposta à busca

Certamente, você terá um texto base quanto a estrutura e conteúdo, mas é importante que a sua proposta seja adaptada para cada busca em particular. Por quê? Porque, para um ou outro caso, você certamente precisará destacar diferentes habilidades ou talentos, complementá-la com certa informação ou destacar outra.

Seja claro e consistente

O texto em si deve poder transmitir claramente qual é a sua solução para a necessidade que o cliente precisa suprir, e especificar por que ele deveria te escolher. Não explicitamente (cuidado, dizer “Considero que você deve me escolher porque…”, jamais!), mas sim implicitamente. Você deve poder transmitir em palavras, de um modo concreto e profissional, o que te diferencia do resto e por que ele deveria te selecionar.

Demonstre a sua disponibilidade e interesse

Te asseguramos que o cliente quer ao seu lado colaboradores que sintam paixão e compromisso pelo que fazem. A sua proposta deve refleti-lo. Por que você quer este trabalho? Como a sua contratação pode ser algo importante? Aproveite a proposta para transmiti-lo! Também faça-o saber que você está à sua disposição para dar mais informações, se assim desejar.

Aproveite a oportunidade para se vender

O estilo que você adapte é uma questão muito pessoal. Há quem até utilize alguns recursos publicitários para persuadir. De qualquer forma, não encha a sua proposta com adjetivos; trate de manter um estilo neutro e objetivo, mas contundente, que convença

Responda as perguntas do cliente

Pode acontecer de o cliente solicitar informações sobre a sua experiência, aspirações ou considerações especiais sobre um determinado tema. Neste caso, você não pode se esquecer de incluir em sua proposta cada um destes pontos de forma sintética, mas completa. Muitos clientes descaram diretamente as propostas que não se ajustam aos seus requerimentos de informação. Tenha isso em conta!

E, claro, esta: não se esqueça de revisar integralmente a sua proposta para não haver erros e repetições, revise a ortografia (não nos cansaremos de lembrá-lo disso :D)  e assegure-se de que o texto flua perfeitamente. A primeira impressão é a que fica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *