Comunicação entre profissional e cliente: aprenda a vender o seu peixe!

Comunicação entre profissional e cliente: aprenda a vender o seu peixe!

Se candidatar a projetos remotos através de plataformas como a Workana pode parecer diferente, mas na verdade é muito semelhante à negociação com um cliente que está em dúvida entre contratar a sua empresa ou a outras duas, e também é semelhante a uma entrevista de emprego presencial.

Ai você me pergunta: mas como Dani? Eu não tenho como me apresentar tão bem ao cliente, acaba sendo mais difícil competir com outros profissionais. 🙁 #chateado

E eu respondo: você pode ser tão competitivo ou ainda mais do que outros profissionais; basta melhorar a sua apresentação e ser mais detalhista!

Neste artigo eu vou te explicar como manter uma excelente comunicação com o seu cliente na Workana durante a negociação do projeto e assim conseguir vender o seu peixe, ou melhor, o seu serviço. 😉

Comunicação para vender: convença o seu cliente de que você é a melhor opção que ele tem para desenvolver o projeto

Você já dedicou um tempo para criar a sua apresentação para o seu cliente? Não? Então isso já te torna menos competitivo.

Escrever uma boa apresentação pessoal e profissional é muito importante na hora de enviar a primeira proposta ou mensagem para um cliente. Não precisa se estender muito; basta fazer um breve resumo sobre você, citando as suas principais características.

Por exemplo:

“Olá! O meu nome é Daniela, eu trabalho na área de suporte ao cliente. Gosto muito de me comunicar com as pessoas, ouvir o que elas têm a dizer e também sou ótima em encontrar soluções para problemas. Tenho muita facilidade para aprender de tudo e consigo passar adiante os meus conhecimentos.”

Isso é só para você ter uma ideia. Se quiser, pode citar muitas outras características que julgar relevantes para o projeto para o qual está se candidatando.

Em seguida, você deve fazer uma apresentação profissional, informando quais conhecimentos e habilidades te tornam o profissional certo para oferecer o resultado que o cliente precisa. Nesta parte também é interessante citar a sua experiência profissional e apresentar um portfólio ao cliente.

Lembre-se que a Workana oferece a opção de vincular o seu portfólio do Behance ao seu perfil de profissional na plataforma. Isso é muito útil, já que o seu cliente poderá ver os principais projetos que você já realizou e se sentirá mais seguro em relação à sua proposta.

Finalize a sua proposta reforçando o quanto você deseja realizar este projeto e por que ele será importante para você. Por exemplo, se é um trabalho de design, você pode dizer o quanto gosta de trabalhar desenvolvendo a imagem corporativa de uma empresa e o quanto isso o estimula a ser um profissional cada vez melhor e oferecer um resultado excelente ao seu cliente. Um cliente que está entusiasmado com um novo projeto irá adorar encontrar um profissional que também esteja empolgado com o trabalho a ser desenvolvido! 🙂

 

Não basta convencer; tem que fazer acontecer

Vender é oferecer uma experiência maravilhosa ao cliente. Ou seja, encantá-lo mostrando tudo de bom que você pode oferecer a ele, independente de qual é a necessidade. Mas, de nada adianta você encantar o cliente com uma apresentação excelente e um preço competitivo, se nas seguintes mensagens você mostrar uma postura diferente.

Por isso, separei algumas dicas para você se comunicar melhor com o seu cliente:

  • Procure responder todas as dúvidas do seu cliente rapidamente
  • Não insista que ele aceite logo a sua proposta. Faça-o escolher você porque quer, porque acha que é a melhor opção para o projeto.
  • Deixe que o cliente tenha o tempo dele para pensar se realmente deseja aceitar a sua proposta. Neste tempo, certamente ele lhe fará muitas perguntas e solicitações, e você precisa responder a todas elas com muita atenção e paciência.
  • Mostre ao cliente que você é um expert no assunto. Se ele estiver planejando desenvolver o projeto de uma maneira que não trará o resultado que ele espera, diga isso a ele e ofereça uma solução melhor.

E se a sua proposta já foi aceita e garantida na Workana…

FAÇA TUDO ISSO EM DOBRO!

Lembre-se que um projeto é uma grande oportunidade de conseguir muitos outros, e eu até consigo listar alguns motivos, já que o seu cliente:

  • pode querer te contratar de novo
  • pode te recomendar para outros clientes
  • pode te dar uma qualificação de 5 estrelas na Workana e deixar um feedback incrível sobre o trabalho que você realizou, o que atrairá muito mais clientes. 😀

Concluindo…

Se apresentar muito bem ao seu cliente dizendo quem você é, o que faz, e o que pode fazer para oferecer o melhor resultado para o seu projeto é essencial para se destacar na Workana, e só trará benefícios a você.

Os profissionais mais bem posicionados no ranking e com os maiores níveis da plataforma (Platinum e Hero) conseguiram chegar a elevadas posições justamente porque não só oferecem um serviço muito bom, mas também proporcionam uma excelente experiência ao cliente com um atendimento muito bom tanto antes de a proposta ser aceita quanto durante o desenvolvimento do projeto e depois que o mesmo é finalizado.

Levando isso em conta, o céu é o limite!

E lembre-se que você sempre pode contar com a nossa equipe de suporte para solucionar dúvidas e também ajudá-lo frente a possíveis problemas em seus projetos.

Você pode entrar em contato conosco através do link http://www.workana.com/contact

Acesse também o nosso Centro de Ajuda, onde você encontra vários artigos e vídeos sobre a plataforma Workana.

Daniela Macedo, faz parte da equipe de suporte da Workana 🙂

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *