Concurso público ou freelancing?

Antigamente, o concurso público era visto como sucesso profissional e era a principal opção para quem buscava estabilidade financeira. Hoje, com a criação do termo “startup” e os incentivos que governos e empresas dedicam a quem abre pequenas e médias empresas, há outras opções para quem quer ser bem sucedido em sua vida profissional. Qual dos dois é a melhor opção para você?

Estudo, estudo, estudo

Gosta da dedicação necessária para a preparação para um concurso público? Talvez, a carreira de freelance permita que você voe ainda mais alto.
Gosta da dedicação necessária para a preparação para um concurso público? Talvez, a carreira de freelance permita que você voe ainda mais alto.

Você deve estar achando que vou falar como é difícil passar para um concurso público, que isso exige muita preparação e estudo. Realmente, pessoas que desejam concursar se preparam por meses, às vezes anos, investindo seu tempo e dinheiro em seu estudo para um concurso específico.

No entanto, não é diferente para a carreira de freelancer. O profissional autônomo deve sempre estudar e se atualizar nas novas tendências e tecnologias de seu mercado. É o que chamamos de educação continuada, um dos principais diferenciais para se manter em uma posição de destaque no mercado freelancer. Se você escolheu ser freelancer por achar que requer menos estudo, lamento! 😉

E o tempo vai passando…

Além de estudar muito, pessoas interessadas em concursos públicos também precisam de paciência. Participam de concursos diferentes, em anos diferentes, até que chegue sua vez de passar e ganhar a vaga (porque o primeiro nem sempre vem acompanhado do segundo!).

Assim como o estudo, a paciência também é necessária para a carreira de freelancer. Se você se decidir por trabalhar com autonomia, não vai ser de um dia pro outro que você conquistará sucesso profissional.

Muitos freelancers demoram para construir uma cartela de clientes – e é por isso que é tão importante a fidelização de cada cliente que você conhece ao longo de sua carreira. Quanto mais clientes você conseguir conquistar e manter, maior sua carteira de clientes e, também, sua chance de estabilidade financeira.

Estabilidade x Possibilidades

Uma grande diferença entre a carreira freelance e um emprego de concurso público é a remuneração. Enquanto um cargo público garante a estabilidade do profissional, ele também garante um teto de remuneração. Isto é, o profissional já sabe o caminho que poderá traçar naquele cargo e o teto que poderá ganhar.

Já na carreira de freelancer, não há limites, apenas possibilidades. Dependendo do seu mercado e de sua carteira de clientes, é possível ganhar dezenas de milhares de reais em um único mês de trabalho.

No final das contas, o que você deve escolher é se deseja estabilidade ou possibilidades. Se está preparado para lidar com os períodos de “vacas magras” da carreira freelance – ou se prefere a estabilidade do concurso público, que acaba definindo um limite para seu crescimento.

A boa notícia? Você não precisa escolher entre as duas opções. Continue lendo 😉

Workana: para freelancers e concurseiros

Além de todas as similaridades expostas acima, outra coisa que o concurso e a carreira freelance têm em comum é a Workana como plataforma de trabalho. Afinal, quem estuda com objetivo de passar em um concurso, muitas vezes, tem dificuldade em manter um emprego comum, porque precisa de flexibilidade para conciliar o trabalho com a preparação para o concurso.

Dessa forma, se seu objetivo profissional é estudar e passar para um concurso público, considere a possibilidade de investir no trabalho freelance durante essa fase de preparação. Assim, você poderá organizar seus horários com maior liberdade e poderá contar com a Workana para conhecer clientes em potencial.

Já criou sua conta na Workana? Crie e eleve seu perfil ao próximo nível, obtendo certificações e preenchendo suas qualificações e experiências profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *