Consistência de marca em todas as redes sociais

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest, YouTube, a lista é interminável. As que existem e as que virão! Cada uma com suas particularidades, as redes sociais dão a você a possibilidade de se vincular de uma forma diferente a seus seguidores, funcionários, clientes ou prospects. Todas elas têm suas próprias características, alcance e objetivo. E é por isso que é interessante que você se planeje com relação a onde você deseja – e deve – estar.

Sua estratégia de Social Media definirá em qual você deverá marcar presença. Através da Workana, você tem acesso a profissionais freelance especializados em mídias sociais, para ajudá-lo a desenvolver seu plano de presença online. Independentemente de quais e quantas você determine adotar, será fundamental que você mantenha consistência de marca entre todas elas. Isso não só será a base para que seu público identifique você e se lembre de você, como também apresentará sua marca como confiável e profissional.

O que significa ser “consistente” em todas as redes sociais?

Sua marca tem uma identidade, uma essência, um conjunto de atributos que a representam. Isso, do seu lado. O outro lado da moeda é a imagem, a percepção da marca de cada indivíduo. A sua presença em redes sociais influencia diretamente a criação mental da imagem (não apenas visualmente, mas também em termos de personalidade da marca). A identidade transmitida deve ser a mesma em todos os canais de comunicação. E há muitos aspectos que estão sob seu controle.

Nome da marca

Procure utilizar o mesmo nome ou denominação em todas as redes sociais. A ideia é que a pessoa em busca de sua marca a encontre de forma rápida e fácil, não por acaso.

Foto de perfil

Você deve selecionar a mesma foto de perfil para todas as redes sociais. Inclusive nos casos em que você possa escolher uma foto de capa, deveria ser coerente entre uma mídia e outra. Tudo deve estar em linha com sua identidade de marca (e, assim, com o resto dos canais de comunicação: seu site, blog, newsletter, etc).

Descrição da empresa

Defina uma descrição única para sua empresa – ou descrições parecidas entre si – mas que mantenham sua essência. A clareza e consistência dessa informação também facilitará que seu público identifique você rapidamente. O objetivo é que o público reconheça você sem ter dúvidas.

Conteúdos

Você deve passar a mesma voz em todas as comunicações. O ideal é que, aproveitando as diferenças e possibilidades que cada plataforma oferece, você tenha o melhor de cada uma para comunicar a mesma mensagem ou conteúdo que você publicou em outra, ao mesmo tempo (e isso, claro, se aplica a quando você, por exemplo, lança uma campanha ou concurso). Por quê? Por que, através de cada plataforma, você atinge diferentes públicos: um fã que pode seguir você em uma rede e não na outra. Então, para não deixar ninguém “de fora”, apele para diferentes canais. Por outro lado, o conteúdo que você postar regularmente deve estar em consonância com o espírito da sua empresa (e aqui, da estratégia de Mídias Sociais que você desenvolveu com um profissional vai sair a pauta).

Personalidade

Seu público quer sentir que está falando com a mesma “pessoa” do outro lado. Por isso, é essencial que você mantenha o mesmo tom da comunicação em todas as redes sociais, que você escolha como se dirigir ao seu público e que seja consistente nesse ponto. Mais – ou menos – formalidade, é você quem definirá.

Referência

É importante que, em cada perfil, você inclua links ou referências a outras redes sociais. Quanto mais presença você tem, mais provável que sua mensagem atinja uma grande parte de seu público.

No seu caso, que outras dicas você daria para manter uma consistência de marca entre as redes sociais? Esperamos suas sugestões!

Original de Jesica Mraz
Tradução e Adaptação de Analuísa Bessa
5 Comentarios
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *