Design e Multimídia: A Evolução da Profissão na Workana

Quem acompanha nosso blog já deve ter percebido uma coisa bem clara: nós amamos métricas! 😀 Achamos a forma mais eficaz de avaliar o nosso público e explorar como podemos ajudar seu crescimento. Portanto, hoje trazemos para vocês alguns números sobre a profissão de Design e Multimídia na Workana, responsável por 36% de todos os profissionais cadastrados, e como ela tem evoluído no Brasil em relação ao trimestre anterior.

Os profissionais de design e multimídia encontram na Workana uma incrível oportunidade de crescer e conquistar novos clientes.
Os profissionais de design e multimídia encontram na Workana uma incrível oportunidade de crescer e conquistar novos clientes.

Como falamos anteriormente, o número de projetos publicados por usuários do Brasil está em crescimento: atualmente, temos 40% a mais de projetos do que no trimestre anterior, no qual o crescimento da demanda do Brasil por profissionais já era visível. Ainda assim, os projetos relativos a Design e Multimídia ocupam 27% de todos os projetos do Brasil, o que mostra uma oportunidade sem igual para designers e profissionais multimídia, que ainda têm muito espaço para crescer na plataforma. Vou explicar esse potencial mais detalhadamente a seguir.

O momento que vivemos na plataforma é extremamente propício para profissionais de Design: os projetos publicados na plataforma para profissionais de Design e Multimídia cresceram em 128%, o que caracteriza uma forte demanda para profissionais dessa área. Deve-se considerar também que a maioria dos usuários dessa profissão na plataforma ainda não tem um perfil tão cotado, o que facilita a concorrência. Experimente obter algumas de nossas certificações e veja como isso já aumentará o nível do seu perfil. Dessa forma, você se diferencia e garante melhores chances na hora de disputar com outros designers por projetos do seu interesse.

Ultrapassagem incrível!

Nesse trimestre, a quantidade de designers fez uma ultrapassagem radical e ficou à frente das outras duas principais profissões da plataforma:

  1. Design e Multimídia, com 36,10% de usuários;
  2. em seguida, TI e Programação, a antiga líder, com 27,12%;
  3. e, em 3º lugar, Redação e Tradução, com 13,87% de usuários cadastrados.

Atualmente, os brasileiros estão dominando a concorrência por projetos do Brasil, com 92% de projetos brasileiros realizados por usuários também brasileiros. Mas você não precisa se limitar ao seu idioma materno: uma coisa que os designers têm a seu favor é que o design é uma linguagem internacional. Isso permite que usuários com noções básicas de inglês e espanhol já entrem na concorrência do freelancing internacional, aumentando seu leque de oportunidades e disputando projetos em outros idiomas.

Clientes e suas demandas

Pela nossa avaliação de métricas, os principais clientes da plataforma são agências voltadas para web, escritórios de desenvolvimento para web e empresas de sistemas. Portanto, se você encontrar algum projeto na sua área de um cliente desse perfil, não deixe de mandar uma proposta!

Nas demandas mais comuns dentro da plataforma, Design e Multimídia também se destacam:

  • Redação de artigos
  • Desenvolvimento para CMS (Joomla! e WordPress)
  • Desenvolvimento web
  • Logos – garantindo uma gama de oportunidades para designers

Habilidades chave

Abaixo, um rápido perfil das características mais procuradas em profissionais de Design. Veja se você se encaixa em alguma e aproveite isso para alavancar seu perfil na Workana!

  • Photoshop
  • Design Gráfico
  • Illustrator
  • Webdesign
  • InDesign
  • Flash
  • Ilustração

—–

Agora, com mais informações sobre sua profissão, fica mais fácil se preparar para disputar projetos na plataforma! Caso tenha qualquer dúvida sobre o funcionamento da Workana, acesse nossa Central de Ajuda, onde explicamos como melhorar seu perfil e suas qualificações para ganhar mais projetos.

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *