Dicas para se estabelecer como freelancer

Cada dia mais, o mercado freelance abre suas portas para profissionais que desejam mais liberdade e flexibilidade em seu trabalho, profissionais que escolhem ser freelancers. No entanto, para muitos, é uma carreira sem precedentes e, embora empolgados com a nova escolha, não sabem por onde começar. Bem, querido amigo freelancer, estamos aqui para ajudar! 🙂 Leia, a seguir, algumas dicas para saber como se estabelecer como freelancer.

Freelancer: Apresentação é tudo

Saber se apresentar para o cliente em potencial tem muito valor no mercado freelance. Quando você trabalha numa empresa e tem carteira assinada, seu trabalho está garantido e seu cliente é um só: a empresa para a qual você trabalha. No mercado freelance, você precisa correr atrás de uma carteira de clientes, que você vai desenvolver ao longo do tempo, conquistando um cliente novo de cada vez.

Para isso, você precisa saber “se vender”. Estude seu currículo e o mercado. Qual habilidade sua se destaca das demais? Quais você diria que são seus diferenciais? Tudo isso deve ser frisado para o cliente.

Números: precificação e prazos

Freelancer fechando negócioAlém de saber se apresentar, você precisa tentar atrair novos clientes com seus números: é recomendável montar uma tabela de preços e prazos padrão. É claro que, de acordo com as necessidades do cliente e a complexidade do trabalho, os preços e prazos vão variar. No entanto, uma tabela, mesmo que sirva apenas como referência para o cálculo do orçamento, mostra que você é um profissional organizado e metódico, que não cobra o preço que “der na telha”. Mostrando que há um raciocínio por trás de seu cálculo, você passa firmeza para o cliente em potencial, aumentando suas chances de ganhar o projeto.

Plataformas de trabalho online

Se você foi atraído para a carreira freelance por conta da liberdade de poder fazer seus próprios horários, vai ficar ainda mais encantado com a possibilidade de conseguir clientes direto de seu computador, em seu home office, com proteção e segurança. É isso que as plataformas de trabalho online oferecem. Na Workana, por exemplo, oferecemos o pagamento em garantia, que protege você de calotes, garantindo seu pagamento. Basta você cumprir com as diretrizes do projeto e entregar o trabalho de acordo com o combinado, e seu pagamento está garantido! Crie sua conta e experimente, na Workana, toda a liberdade que a modalidade freelance tem a oferecer, com a proteção e a segurança que a Workana proporciona.

Tratamento VIP

Outro aspecto muito importante da carreira freelance é que cada cliente vale muito. Portanto, você deve reservar a todo e cada um deles um tratamento especial, para conseguir o que chamamos de “fidelização”, que é, basicamente, conquistar a lealdade e a preferência do cliente. Clientes fidelizados escolherão você novamente no futuro e, melhor ainda, indicarão você para outros colegas e conhecidos, aumentando exponencialmente sua carteira de clientes. Portanto, certifique-se de tratar cada cliente com o carinho, atenção e dedicação que ele merece.

Nunca se acomode

Hoje, com a relevância da educação continuada (o hábito de se atualizar constantemente com relação aos seus conhecimentos profissionais), freelancer não pode se acomodar. Ter um diploma já não é suficiente por muito tempo, já que os conhecimentos que o diploma corrobora podem ficar desatualizados de um ano para o outro. É importante que o profissional continue antenado em seu mercado, sempre acompanhando as novas tendências e tecnologias e isso nem sempre pode ser feito simplesmente com o hábito da leitura.

Continue investido nos seus estudos, em cursos, workshops, seminários… Tudo isso só tem a agregar ao seu conhecimento e, principalmente no caso daqueles esforços que podem ser comprovados, mostram a seus clientes potenciais a sua dedicação e atualização constante do ponto de vista de seu conhecimento profissional – o que aumenta seu valor perante a concorrência.

—–

Se você está começando sua carreira freelance agora, compartilhe conosco suas dúvidas e curiosidades nos comentários. Teremos prazer em ajudá-lo a desbravar esse novo mercado de trabalho!

2 Comentarios
  1. Boa tarde.

    Tenho 24 anos, sou formado em Engenharia Elétrica e tenho interesse em ingressar na área de Projetos Elétricos Residenciais como freelancer. Gostaria de algumas dicas de como posso conseguir clientes e qual a melhor forma para divulgar meu trabalho.

    Obrigado!

    1. Ola Gean! Obrigada por ter entrado em contato. Você encontra um monte de dicas e informações em nosso blog em PT, na categoria Freelancers: https://www.workana.com/blog/pt/category/freelancers-2

      Também em nosso canal do YouTube “Workana TV”: https://www.youtube.com/user/WorkanaTV/videos e na Central de Ajuda http://ayuda.workana.com/customer/pt_br/portal/articles Ainda assim, se tiver dúvidas, você pode entrar em contato com soporte@workana.com Espero ter ajudado! Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *