#DicasFreela: Formulando propostas incríveis!

#DicasFreela: Formulando propostas incríveis!

Muitas vezes a carreira de freelance é vista como algo muito poético e romântico. Para muitos a imagem que aparece à mente é de um sujeito à beira da praia com seu notebook, ou então alguém trabalhando de pijamas em sua cama, como se o trabalho freelance fosse completamente desconectado da rotina ou da normalidade.

Porém, ao tornar-se freelance você se torna uma “eupresa”. Isso mesmo, você além de mão de obra também é empresário, administrador, relações públicas, departamento financeiro, atendimento ao cliente e todas as funções próprias de uma empresa, mas aqui todas elas são responsabilidade de uma única pessoa: Você!

E aqui entra um dos pontos vitais para evolução na carreira de qualquer empreendedor: O contato inicial com clientes e a formalização de propostas.

É comum ouvirmos de muitos colegas de freela que os clientes não respondem ou que possuem dificuldades em manter uma comunicação com os clientes.

O que podemos fazer para alavancar esse processo de comunicação?

Aqui seguem algumas dicas que podem te ajudar no relacionamento com clientes:

  • Atendimento personalizado

O caminho mais fácil é criar respostas ou propostas padrão e envia-las aos clientes, mas nem sempre são as mais eficazes. Dê um atendimento personalizado a cada cliente, o chame pelo nome, faça um pequeno resumo de suas habilidades e encaminhe a ele aqueles pontos que te tornam a pessoa certa para o job. Nesses contatos preze sempre pela objetividade na escrita, tanto na apresentação como nas respostas.

  • Agilidade nas respostas e na busca por propostas:

Tão logo um projeto foi publicado na plataforma, não perca tempo, faça uma apresentação e inicial ou chame o cliente para uma conversa via chat. Agilidade é importante pois muitas vezes os clientes são bastante práticos e rápidos na contratação de profissionais, logo os primeiros a manter e os mais ágeis nas respostas contato possuem maiores chances de efetivação na proposta.

  • Busque compreender os anseios do cliente:

O contato com o cliente via chat possibilita uma melhor compreensão do que realmente o cliente deseja. Use dessa ferramenta para extrair do cliente o maior número possível de informações para que assim você possa apresentar uma proposta que atenda a demanda do cliente e que também seja vantajosa para você. É muito comum os clientes serem pouco específicos nas propostas, com isso o contato via chat possibilita uma compreensão maior do projeto a ser executado

  • Criar uma apresentação profissional:

No Workana todo o profissional possui um perfil. Aproveite esse espaço para criar uma apresentação completa dos seus serviços e habilidades. Informações como experiência profissional, certificações, projetos em que participou e ferramentas nas quais você possui domínio são fundamentais no preenchimento do perfil profissional. É importante evitar apresentações informais no perfil, lembrando sempre que somos “eupresa” logo essa apresentação deve ter um padrão corporativo. Isso passa ao cliente mais segurança e a certeza de estar tratando com um especialista.

  • Atenção a escrita

Tanto na apresentação como na formulação de propostas e respostas esteja atendo a escrita. Para isso revise os textos formulados e na formulação de respostas dê atenção especial à grafia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *