Como administrar feriados sendo freelancer

Como administrar feriados sendo freelancer

Feriados: um fator que muitas vezes é esquecido, mas que pode causar problemas quando falamos de prazos.

Certamente, um dos maiores desafios para o profissional freelancer é administrar seu tempo. Organizar o tempo de trabalho, dividí-lo entre as tarefas do dia a dia e os projetos que tem que realizar é algo que exige bastante disciplina, principalmente quando se trabalha com agendas e prazos que, muitas vezes, não são flexíveis.

Na Workana temos usuários de vários países e com isso é muito comum que clientes contratem profissionais de outros países para realizar seus projetos. Com isso, há um fator que muitas vezes é esquecido, mas que pode causar problemas quando falamos de prazos: feriados. Quando as partes envolvidas no projeto são de países diferentes, pode ocorrer que tenha um feriado dentro da janela de execução do projeto e isso pode atrasar a conclusão do projeto, por isso é muito importante que os profissionais estejam atentos a este detalhe para que isso seja negociado com o cliente antes do projeto iniciar. Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para os profissionais.

  • Calcule bem seu prazo

Antes de iniciar qualquer projeto é importante calcular bem o prazo de entrega, levando em consideração imprevistos, prazos para alterações e feriados. Se você está interessado em um projeto, primeiramente, tire todas as suas dúvidas em relação à execução do mesmo. Feito isto, calcule o tempo que levará para executá-lo, levando em consideração quantas horas terá disponível por dia e quantos dias por semana poderá se dedicar ao projeto. É neste momento que você precisa estar atento ao fato se haverá ou não feriados em seu país, estado ou cidade, na janela de prazo de execução do projeto.

 

  • Conte com imprevistos

Mesmo que você não tenha planos para o feriado, você deve levá-lo em consideração, pois podem surgir imprevistos: visitas de última hora, um passeio de repente ou até mesmo aquela vontade de descansar e ficar o dia todo vendo filme e comendo pipoca. Por isso, não conte o feriado como dia útil. Se você trabalha somente de segunda a sexta e tem um feriado na quarta-feira, contabilize somente 4 dias úteis naquela semana. Se no final das contas você não fizer nada naquele dia e decidir trabalhar, adiantará seu trabalho em um dia e antecipará a entrega do projeto. Isso certamente deixará o seu cliente muito contente! Melhor isso do que um cliente frustrado por atrasos, não é verdade?

 

  • Questione com o cliente os prazos dele

Outro ponto muito importante é questionar com o cliente os prazos dele para este projeto. Não digo o prazo de entrega simplesmente, mas os prazos de retorno e resposta dele. Suponhamos que o cliente só possa ver suas mensagens e respondê-las no final do dia, depois do horário comercial. Isso, certamente, atrasará seu projeto, pois você depende destes feedbacks para dar continuidade ao projeto. Portanto, certifique-se de que o prazo do cliente esteja alinhado ao seu. E verifique também se o cliente terá feriados durante a execução do projeto. Principalmente em projetos muito longos, que levam mais de 30 dias para serem concluídos, por exemplo, certamente haverá um feriado nesta janela e isso pode atrasar o projeto em um dia ou mais.

Há várias situações em que ocorrem 2 feriados na mesma semana ou no mesmo mês e, principalmente, os “feriadões” podem prejudicar muito o andamento do projeto. Você pode se dedicar ao projeto o dia todo, mas se o cliente estiver offline devido ao feriado, você não terá retorno e isso afetará o seu prazo.

 

  • Não dependa exclusivamente do cliente para lembrar das datas o feriados

Você não precisa depender única e exclusivamente do seu cliente para saber se haverá feriados no país dele. Existem ferramentas em que você pode verificar essas informações, como o Google Agenda, por exemplo. Com ele você pode ver os feriados do mundo inteiro e criar alertas para você. Assim, você saberá que um feriado se aproxima e que, possivelmente, seu cliente não estará disponível naquela data.

Por isso, certifique-se de sempre alinhar com o cliente todos os detalhes que podem ser previstos. Mesmo que você não tenha planos para os feriados e o cliente afirme que durante os feriados ele estará online todo o dia e poderá se comunicar com você, nunca conte este dia como dia útil. É melhor se programar com um prazo maior do que se preocupar com o prazo curto!

Mas e se eu fiz tudo isso, me programei, e ainda assim meu projeto atrasou? É claro que os feriados são para serem curtidos e para descansar.

Mas caso você esteja com seu cronograma atrasado, utilize-o como ferramenta para por sua agenda em dia! Faça sempre o possível para evitar atritos e disputas com seu cliente e, caso chegue ao ponto de uma disputa, veja nossa dica de como evitá-la neste link.

Não perca mais tempo, não espere mais. Publique hoje mesmo o seu projeto na Workana e encontre osmelhores profissionais freelancer da América Latina para desenvolver o seu projeto. Seja um empreendedor de sucesso com o auxílio dos profissionais mais qualificados do mercado 🙂

Kamilla Franco  faz parte da equipe de Suporte da Workana

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *