A importância da descrição de um escopo

Ao iniciar um projeto, principalmente empreendedores cheios de vontade de explorar um mercado de atuação e com sede de potencializar o seu futuro negócio online, acabam esquecendo de um detalhe importante no processo de desenvolvimento de maneira remota: o escopo do projeto.

O escopo é composto por todas as necessidades funcionais do seu projeto, o qual o profissional levará em consideração no momento de efetuar um orçamento, estimar prazos e até mesmo a viabilidade de desenvolvimento. Basicamente será um documento com tudo o que o profissional deve, e muitas vezes também não deve fazer.

Esse levantamento de requisitos é fundamental para que um programador, por exemplo, consiga estimar com precisão todas as etapas necessárias para que a sua ideia seja desenvolvida sem nenhum problema após o seu inicio.

Apesar de se imaginar que esse levantamento é puramente técnico, isso pode ser trabalhado junto ao profissional para que as suas necessidades possam ser transformadas de maneira técnica para que ambos possam ter pleno entendimento da demanda. Exemplo:

“Meu sistema precisa ter relatórios gerenciais para a área de contabilidade, recursos humanos e vendas, onde cada funcionário do seu setor poderá fazer as tarefas determinadas pelo seu supervisor.”

Em uma abordagem mais técnica o profissional elaboraria essa funcionalidade nas seguintes etapas:

  • Emissão de relatórios gerenciais segregados por departamento;
  • Divisão de áreas com níveis de acesso;
  • Níveis de acesso gerenciados pelo usuário com perfil de supervisão, que concede permissão a usuários com perfil de funcionários.

O escopo não é fundamental apenas para o profissional, mas também para quem contrata, pois com as funcionalidades descritas e mapeadas de forma nítida e bem fundamentada será muito mais fácil identificar as etapas em desenvolvimento nas quais o profissional deverá ter maior cautela, e até mesmo durante a etapa de validação do que já foi desenvolvido. Esse documento facilitará e muito no processo de gerenciamento do seu projeto como um todo.

Junto ao escopo, sempre é importante saber as metodologias que o profissional empregará em seu projeto, bem como será o acompanhamento das atividades por ele finalizadas, tudo isso a fim de minimizar situações problemáticas e que possam gerar desgaste na relação cliente-profissional durante o curso do projeto.

Nunca é demais documentar o que se é acordado, assim como ter bom senso quanto ao que foi previamente requisitado e àquilo que se espera que seja entregue, pois muitas vezes temos um caldeirão de idéias, mas não deixamos nítido o que queremos e o profissional tem acesso apenas ao que relatamos. Por isso, é de suma importância, antes de aceitar uma proposta, rever se o escopo e o entendimento por parte do freelancer estão alinhados com as suas expectativas; dessa forma, você garante o sucesso do seu projeto mesmo antes dele ser iniciado.

Agora que você já sabe da importância do escopo em um projeto, só precisa procurar o profissional ideal para realizá-lo. Crie hoje o seu projeto na Workana e tenha acesso a centenas de profissionais talentosos!

Autor: Tiago Souza, Converter e Consultor de TI na Workana, Programador y apasionado por la libertad que proporciona el trabajo freelance.

4 Comentarios
    1. Oi Jairo! Tudo bem?

      Os freelancers que estão em nossa plataforma fazem vários tipos de aplicativos.
      Para saber se é possível realizar este tipo de serviço na Workana, você deve criar um projeto descrevendo o que precisa e as habilidades que são necessárias para realizá-lo (por exemplo, a linguagem de programação que você deseja utilizar, caso queira uma em específico), e publicar o seu projeto para que os profissionais enviem propostas!

      Para publicar um projeto, clique aqui:
      https://www.workana.com/projects/addrepeat?/

      Se precisar de ajuda ou tiver alguma dificuldade para publicar o seu projeto, entre em contato com a nossa equipe de suporte através da nossa página de contato: http://www.workana.com/contact/

      Sucesso!

  1. Obrigada, pela descrição, eu realmente não descrevi dessa forma, até porque não tinha conhecimento, se vc tiver algum exemplo específico de um Ebook criado para qualquer nicho, para Poder ter uma noção. Sei que quero com no mínimo 30 páginas com uma Capa, Sumário, Introdução, Conteúdo, Conclusão.
    Muito Obrigada

    1. Olá Shirley!

      O escopo do projeto pode ser feito de acordo com a sua necessidade, independente do nicho ou da sua experiência nesta área!
      Basta você anotar em uma folha ou bloco de notas todos os detalhes importantes do ebook, tudo que você acredita que é necessário e como deseja que seja feito.

      Talvez este texto te ajude um pouco mais na tarefa de criar um escopo:
      http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/dicas/como-definir-o-escopo-do-projeto-4-processos-fundamentais-1

      E se precisar de mais ajuda, não se esqueça que pode entrar em contato com a nossa equipe de suporte através da página http://www.workana.com/contact/ 😀

      Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *