Marketing freelance: como identificar um bom profissional?

Conforme mencionamos em nosso post sobre os primeiros passos para definir uma estratégia de marketing digital, é muito provável que você precise contratar, mesmo que temporariamente, um especialista. Assim, você poderá rapidamente consolidar seu negócio na internet e aproveitar as vantagens que a publicidade digital, as redes sociais e o e-mail marketing oferecem, entre outras práticas.

No entanto, na hora de trabalhar com um profissional de marketing freelance, surge a dúvida de como identificar bons candidatos. Algumas dicas:

Peça informações concretas

Um profissional que realmente sabe o que está fazendo será capaz de delinear uma estratégia e descrever como planeja abordar certo tema. Alguém que só tem uma vaga ideia será vago também em sua descrição e seus comentários, além de muito provavelmente se agarrar a expressões da moda, sem transmitir realmente nenhuma mensagem. Por isso, preste atenção em comentários como “me encarrego de gerar awareness (consciência de marca)”, se não vierem acompanhados de táticas concretas e resultados para seu negócio.

Evalie sua clareza na comunicação

Na hora de pensar em marketing digital, é crucial que quem for desenvolver esta prática seja um bom comunicador; deve ter uma ampla capacidade de se fazer entender claramente e de transmitir uma mensagem sólida. Se for incapaz de fazer isso em um e-mail  ou mensagem dentro da Workana, o mais provável é que também não poderá fazê-lo muito bem em uma rede social ou avisos do AdWords, por exemplo.

marketing freelance

Pergunte sobre suas outras atividades

Como em qualquer profissão, trabalhar com outra coisa e desenvolver uma campanha de marketing em seu tempo livre não é a mesma coisa que viver de marketing freelance. O simples fato de poder se manter desenvolvendo esta atividade é um indicador a mais de um bom profissional. Sempre haverá exceções, mas isso funciona como regra geral.

Confie em seus instintos

Se houver “algo de errado” com a pessoa que você está avaliando, simplesmente a descarte. Para trabalhar com alguém freelance, é crucial contar com um alto nível de profissionalismo e isso, muitas vezes, já é possível perceber com apenas algumas mensagens: avalie a segurança que o profissional transmite em suas respostas, a clareza de sua comunicação, a prolixidade na organização de suas informações…

Como se pode mensurar a atividade?

É fundamental que quem for desenvolver a atividade possa definir como mensurará os resultados e como vai comunicá-los: ou seja, que seja capaz de gerar relatórios claros e periódicos, a partir dos quais será possível monitorar a atividade e fazer um acompanhamento. Este é outro ponto no qual um profissional de marketing freelance de pouca experiência ou menos segurança pode ser fraco, porque desenvolverá a atividade sem poder, realmente, avaliá-la.

Você já teve experiências trabalhando com freelancers de marketing?

Trabalhe com os melhores profissionais de marketing freelance na Workana!

Original de Alejandro Kikuchi
Tradução e Adaptação de Analuísa Bessa
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *