Metodologia de Trabalho em Projetos Freelancer

Metodologia de Trabalho em Projetos Freelancer

Uma das dificuldade mais comuns ao iniciar a carreira freelance está em como administrar os projetos: equilibrar trabalho, prazo e qualidade pode ser mais difícil do que parece e se não houver uma boa metodologia de trabalho o insucesso e a insatisfação do cliente são certos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você, profissional freelancer, possa desenvolver uma metodologia de trabalho de sucesso e ter sempre clientes satisfeitos! Não estamos falando de fórmulas mágicas, estamos falando de trabalho sério e organizado, pois esta é a chave para desenvolver um projeto com qualidade.

Não vou enumerar estas dicas, pois acredito que nenhuma seja mais importante que a outra. O seu trabalho deve ser o conjunto de todas essas dicas, a união destes aspectos é que levará os seus projetos e, consequentemente, a sua carreira freelancer ao sucesso absoluto!

Então vamos a elas:

  • Defina a quantidade de horas trabalhadas

Um ponto que deve ser levado em consideração é: quantas horas por dia você irá trabalhar e quantos dias por semana. Isto deve ser algo muito claro e bem definido por você, pois somente você sabe qual a sua rotina e quantas horas pode se dedicar ao trabalho freelancer diariamente. Vários fatores influenciam neste número: se você tem um emprego fixo e só trabalha fora do horário comercial; se você tem filhos e precisa se dedicar a eles boa parte do dia; se você gosta de dormir até tarde e só trabalha no período vespertino e noturno; enfim, somente você pode saber quantas horas trabalhará diariamente.

Definido este ponto, você terá uma métrica para então analisar os projetos que surgirem e assim poderá calcular em quantos projetos pode trabalhar ao mesmo tempo.

  • Respeite o seu horário de trabalho

Ao definir quantas horas irá trabalhar por dia e em qual horário irá trabalhar, respeite este horário como se fosse um trabalho formal. Levante no horário certo, comece a trabalhar na hora determinada por você e pare na hora certa. Não trate o trabalho freelancer como um bico, começando na hora que der. Mas também não deixe que ele te prenda demais e faça com que você deixe suas outras atividades e até mesmo sua vida de lado. Estabeleça os seus limites e os respeite.

  • Defina a quantidade de horas por projeto

Após definir a quantidade de horas trabalhadas por dia, você já pode avaliar os projetos. Ao surgir um projeto no qual você está interessado em trabalhar, faça o cálculo de quantas horas aquele projeto demandará e em quantos dias você poderá finalizá-lo. É importante sempre calcular uma porcentagem de, pelo menos, 30% a mais de prazo, pois podem surgir imprevistos ou dificuldades que atrasem o projeto.

Após definir a quantidade de horas necessárias para aquele projeto, defina também quantas horas poderá se dedicar a ele diariamente. Alguns trabalhos são cansativos e desgastantes, então o ideal é que você dedique a ele somente a quantidade de horas suficientes para realizar um trabalho de qualidade e realmente proveitoso. De nada valerá você trabalhar 18 horas seguidas em um projeto, se 12 horas forem desperdiçadas! Refazer é sempre mais trabalhoso do que fazer. 🙂

  • Não assuma mais projetos do que consegue executar

Após estabelecer a quantidade de horas trabalhadas por dia e quantidade de horas dedicada diariamente a cada projeto, você saberá quantos projetos consegue executar ao mesmo tempo. Não pegue mais projetos do que consegue realmente executar. Se você trabalha 6 horas por dia e está com 2 projetos, trabalhando 3 horas em cada um, não pegue mais projetos! Você estará cansado, não se dedicará completamente a nenhum dos projetos e isso fatalmente acarretará em trabalho mal feito.

É melhor você trabalhar em poucos projetos, mas executá-los com qualidade, do que fazer vários com qualidade inferior. Lembre-se sempre que o seu currículo e o seu portfólio são os seus trabalhos realizados e a satisfação dos seus clientes, portanto, no mundo freelancer, menos pode ser sempre muito mais! Menos projetos agora, podem ser muito mais projetos no futuro, pois você será indicado e muito bem recomendado pelos seus clientes.

  • Não faça falsas promessas

Nunca prometa ao seu cliente algo que não poderá cumprir! Se você calcula que o projeto precise de 20 horas para ser realizado, não diga ao cliente que irá entregá-lo em 24 horas. Se o cliente pediu A+B no projeto, não prometa que irá fazer A, B e C pelo mesmo valor. Se aconteceu algo e o projeto atrasou – seja por erro seu ou por algum dificuldade do próprio projeto – não prometa bônus pros clientes que não será capaz de dar. A frustração do cliente com promessas não cumpridas é muito maior do que quando somos sinceros e admitimos alguma falha, fraqueza ou atraso. O que nos leva à última dica.

  • Seja sempre transparente com seu cliente

Todo mundo gosta de sinceridade e de sentir que estão sendo tratados com respeito e dedicação. Dê feedbacks diários aos seus clientes, mostre a eles o progresso do trabalho e, se por acaso ocorreu algo que atrasou o projeto ou que te impediu de progredir naquele dia, seja sincero. Não invente desculpas mirabolantes, não mate todos os seus parentes, a sinceridade é sempre a melhor saída. E pode ter certeza que o cliente saberá quando você for sincero e quando você estiver mentindo para ele. Se precisar de mais dias para executar seu projeto, informe isso, peça extensão do prazo. Seja sincero sempre!

Enfim, estas são algumas dicas que separamos pensando em seu sucesso como profissional freelancer. Esperamos que isto possa te ajudar a ter sempre projetos bem sucedidos e que possa ajudar a conseguir sempre mais projetos!

Não perca mais tempo, não espere mais. Publique hoje mesmo o seu projeto na Workana e encontre os melhores profissionais freelancer da América Latina para desenvolver o seu projeto. Seja um empreendedor de sucesso com o auxílio dos profissionais mais qualificados do mercado 🙂

Kamilla Franco  faz parte da equipe de Suporte da Workana

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *