México: Mudança de paradigma

México: Mudança de paradigma

Na Workana, acreditamos no potencial latino-americano, e não só acompanhamos o desenvolvimento dessa região como também fazemos parte dele: ajudamos a criar oportunidades para clientes e profissionais e contribuímos com o seu crescimento.

Para nós, isso é muito importante. E mais especial ainda é poder ver os avanços dos países.

Hoje vamos falar sobre a atual situação do México, que está entre os países com maior participação na Workana (14% dos freelancers da Workana são do México, e 8% dos projetos publicados na plataforma nascem neste país), e que tem se destacado cada vez mais neste cenário de crise e mudanças na América Latina.

mexico

México, um país emergente com grande potencial

O México é um dos países que está emergindo como motor econômico e cultural da América Latina. Quanto às indústrias criativas no México, em especial as categorias relacionadas a Direitos Autorais, cinema e publicidade, elas empregam cerca de 5% a 11% da população economicamente ativa, gerando uma contribuição de 2% a 7% do PIB.

Atualmente, existem muitas iniciativas de apoio ao empreendimento mexicano e um grande trabalho para fazer deste uma possibilidade para todos. Podemos citar alguns eventos com este objetivo, como por exemplo o Founder Institute, Women 2.0 e o Founder Friday. E não é para menos. O crescimento de empreendimentos na área de tecnologia da região é muito acelerado, 22% dos empreendedores estão planejando um crescimento sustentável durante os próximos 5 anos, o que irá gerar muitos empregos e oportunidades.

cuadro mexico PT 1

Mudança de paradigma

Desde sempre, os latino-americanos (em especial os mexicanos) buscam oportunidades fora de sua região, principalmente nos Estados Unidos, mas o empreendimento no México tem sentido muito a fuga do talento. A região, que agora conta com mais empreendedores e mais incentivos para o crescimento, se depara com o fato de que há muitos profissionais mexicanos trabalhando na América do Norte, em lugares como Boston, Austin, Califórnia ou Nova York, e o número de profissionais nesta situação chega próximo de 900 mil pessoas, além dos 300 mil que trabalham no resto do mundo (de acordo com o relatório sobre Empreendimentos dinâmicos na América Latina do CAF).

Mas, a presença de aceleradores na região é refletida em capital de investimento disponível. De acordo com a Associação Latino-americana de Venture Capital (LAVCA), o México e o Brasil atraem mais de 85% dos investimentos de capital privado e semente da região. O país tem 500 incubadoras, das quais 217 são do tipo tradicional, 22 de tecnologia média e 21 de alta tecnologia, então a necessidade de profissionais está cada vez maior.

cuadro mexico PT 2

Considerando tudo isso, o maior desafio certamente será mostrar aos profissionais que as oportunidades agora estão em casa, e não em outros países.

Com este panorama, nós da Workana nos sentimos muito orgulhosos por fazer parte da mudança de paradigma e do desenvolvimento não só do México, mas de todos os países da América Latina. Em nossa plataforma há vários projetos e empreendimentos dentro das indústrias criativas que têm sido parte fundamental do crescimento da região, e nós queremos ajudar a mostrar que a capacidade de empreendimento da América Latina e o talento Latino-americano são ricos, tão ricos quanto de países da Europa e da América do Norte, entre outros, e temos que aproveitar esta riqueza aqui dentro, e não só exportá-la para outros países.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da América Latina e a sua relação com o Trabalho Remoto acessando o Relatório de Trabalho Independente da América Latina feito pela Workana.

Veja também o Relatório completo sobre as Crises e Mudanças na América Latina.

E lembre-se: na Workana você encontra os melhores projetos para trabalhar, e se é cliente, você também encontra o melhor talento para trabalhar em seu projeto. Tudo Feito na América Latina. 🙂

feito-na-america-latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *