Modelo de curriculum pronto para plataformas de trabalho remoto

O crescimento da tendência do trabalho remoto no Brasil só tende a aumentar. Isso quer dizer que, cada dia mais, os profissionais estão buscando formas de trabalhar de casa e aumentar a atratividade de seus talentos.

Um dos principais diferenciais é o preenchimento de seu perfil de forma atraente. Não basta dizer sua formação e experiência profissional, mas também quais os seus diferenciais e o valor que seu trabalho agregará ao cliente. Por isso, fizemos um modelo de curriculum pronto, adaptado para o perfil de um usuário da Workana.

Informações básicas

Todo currículo começa com o nome, endereço, telefone e uma foto do profissional. No caso das plataformas de trabalho remoto, endereço e telefone não fazem tanta diferença. As principais formas de contato acabam sendo Skype, e-mail e a própria plataforma de trabalho. No caso da Workana, para você aproveitar a garantia de pagamento que oferecemos, não é possível enviar dados de contato pela plataforma. Então, atenção a isso! 😉

Outra coisa que o trabalho remoto permite é usar um nome “fantasia”, isto é, dar nome ao seu negócio. Escolha se você prefere usar seu nome verdadeiro ou se prefere dar nome ao seu negócio.

A foto também é muito importante: você precisa passar uma imagem profissional. Este não é um site de relacionamentos, então nada de fotos sem camisa, com decote ou coisas do gênero. Busque uma foto em que você reflita todo o profissionalismo e a ética de seu trabalho – ou use a logomarca de seu negócio, caso haja alguma.

Logo abaixo das informações básicas, você deve selecionar as habilidades que você tem: inclua tudo mesmo! Nunca se sabe quando alguma habilidade, mesmo uma que não tenha muita demanda de seus clientes, pode ser necessária 😉

informações básicas

Preenchendo o perfil da Workana

Sobre Mim

O bom de caixas de texto é que você pode preenchê-las com o conteúdo que quiser (desde que obedeçam as regras do site, claro!). Neste caso, este é o mais próximo de uma carta de apresentação que você vai chegar. Para um “Sobre Mim” detalhado e atraente, siga os modelos abaixo, preenchendo de acordo com o seu negócio e sua formação.

Para pessoas

“Formado em ______________________, (com Pós-Graduação/Mestrado/Doutorado em _____________________), NOME DO PROFISSIONAL é uma excelente escolha para trabalhar em seus projetos.

Seus principais diferenciais são __________________________ (sugestões: grande disponibilidade de tempo, experiência de X anos no mercado, um portfólio vasto de clientes satisfeitos, sua diversidade de especializações, sua dedicação a sua educação continuada), garantindo _____________________ (sugestões, com relação aos exemplos acima: prazos menores de entrega, uma qualidade indiscutível em seus projetos, a comprovação da qualidade e do profissionalismo do profissional, uma variedade de atividades à sua disposição, a atualização constante dos conhecimentos necessários para transformar seu projeto em um trabalho bem feito).

Escolhendo NOME DO PROFISSIONAL para atuar em seu projeto, você tem a garantia de ____________________ (sugestões: um trabalho bem feito, uma entrega ágil, originalidade, inovação, resultados incríveis), o que, certamente, tornará você mais um cliente satisfeito.”

Para negócios

NOME DO NEGÓCIO, fundado  ______________________, (informações sobre a composição e a fundação da equipe. Sugestões: “a partir da união de colegas de faculdade com interesses similares”, “a partir da parceria bem sucedida entre profissionais de áreas diferentes”, “fundado há 7 anos para garantir um atendimento de qualidade”) é uma excelente escolha para transformar seus projetos em resultados para você.

Nossos principais diferenciais são __________________________ (sugestões: uma vasta equipe, profissionais espalhados pelo mundo, grande disponibilidade de tempo, experiência de X anos no mercado, um portfólio vasto de clientes satisfeitos, a priorização de um atendimento ágil), garantindo _____________________ (sugestões, com relação aos exemplos acima: mais talentos à sua disposição, um trabalho de qualidade em múltiplos idiomas, prazos menores de entrega, uma qualidade indiscutível em nossos projetos, a comprovação da qualidade e do profissionalismo de nossa equipe, mais rapidez e eficácia na comunicação, desenvolvimento e entrega do trabalho).

Escolhendo NOME DO NEGÓCIO para atuar em seu projeto, você tem a garantia de ____________________ (sugestões: um trabalho bem feito, uma entrega ágil, originalidade, inovação, resultados incríveis), o que, certamente, tornará você mais um cliente satisfeito.”

Lembrando que esses modelos podem ser ajustados de acordo com a sua necessidade. Se você já tem, em seu perfil, várias avaliações de clientes satisfeitos, pode ser bem atrevido de sua parte (no bom sentido!) começar sua apresentação com “como você já pode ter averiguado nas avaliações, acima, feitas por nossos clientes, a satisfação é uma garantia que oferecemos a todos que nos escolhem para seus projetos”.

Segundo Talita Fonseca, uma designer que conseguiu resultados excelentes a partir de um perfil preenchido estrategicamente na Workana, uma coisa que pode ajudar é a inclusão de um link para seu portfólio, seja no seu site pessoal/profissional ou em alguma rede social que possa armazená-lo. Aqui é o lugar ideal para incluir isto.

Certificações

A seguir, o que aparece em seu perfil são as certificações que você possui. Não deixe de tirar algumas certificações: isso já ajuda você a subir de nível em seu perfil da Workana e já garante chamar a atenção de clientes que podem considerar isto um diferencial interessante.

Idiomas

Não deixe de cadastrar todos os idiomas que você fala. O lado bom do trabalho remoto é que ele abre portas para você no mundo todo. Na Workana, temos clientes de todas as partes do mundo, principalmente na América Latina. Então, cadastre os idiomas e o nível de fluência nesta seção de seu perfil e vamos em frente.

Histórico Profissional

Para fechar seu perfil, temos a seção Histórico Profissional, onde você vai apresentar toda a experiência profissional que você já teve. Esta seção pode ser organizada de diferentes formas:

  • Se você é um profissional: você pode listar suas experiências profissionais por data, começando pelo emprego mais recente. Por outro lado, pode ser interessante listar por área de conhecimento, caso você seja cadastrado em diferentes atividades profissionais. Por exemplo:

“Redação e Tradução:
– 6 anos trabalhando para a editora ABC.
– 10 anos trabalhando como redator e tradutor freelancer.
Design e Multimídia:
– 6 meses trabalhando para a agência de Comunicação XYZ como designer chefe.
– 2 anos trabalhando como designer para diferentes clientes remotamente.”

  • Se você representa um negócio: você pode listar as experiências profissionais separadas por membro da equipe, do cargo mais recente ao mais antigo. Pode ser ainda melhor listar as experiências de forma generalizada, de acordo com os setores de seu negócio. Exemplo:

“Setor de Programação:
– Nossos profissionais têm, somados, mais de 20 anos de experiência em Programação em HTML, PHP, CSS e diversas outras linguagens de programação.
Setor de Informática:
– Mais de 160 computadores consertados por nossos profissionais.”

—–

Alguma dúvida? Deixe suas opiniões e questionamentos nos comentários e ajudaremos como for possível! Não esqueça de dedicar tempo ao preenchimento de seu perfil. Um perfil competitivo pode ser o que falta para aquele cliente incrível escolher você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *