Primeiros passos para uma estratégia de marketing digital

Se o seu negócio é online, certamente definir uma estratégia de marketing digital é uma das primeiras coisas que vocês fizeram. No entanto, se seu negócio é mais tradicional, pode ser que o mundo da comercialização na internet pareça novo ou estranho. Nesse caso, este artigo servirá para ajudar você a entender melhor como aplicar suas ideias e aproveitas as oportunidades do marketing online

Quais resultados esperar da estratégia de marketing digital?

Objetivos de la estrategia de marketing digital

Antes mesmo de se aventurar nas redes sociais, publicidade por PPC ou e-mail marketing, uma das primeiras questões a abordar é o resultado que você espera. O mais comum é buscar aumentar as vendas ou reduzir os custos de atendimento, mas pode ser que seu objetivo seja outro. É fundamental entender claramente este artigo, para garantir uma direção e que as ações tomadas sempre ajudem a alcançar esses objetivos.

Em função dos objetivos esperados, quais recursos podemos alocar?

Para este ponto, o objetivo é ter uma ideia da quantidade que você poderia investir, mesmo que seja apenas uma estimativa. Obviamente, contar com US$ 20.000 não é o mesmo que contar com US$ 500. Por isso, será útil ter em mente mais ou menos até que ponto podemos chegar. No entanto, é provável que, ao falar com um especialista em marketing digital, novas ideias surjam.

Definindo sua presença na web

Historicamente, a principal presença na internet tem sido ter um site. Hoje, isto ainda é válido, mas também surgiram algumas opções complementares e, inclusive, alternativas como as páginas de Facebook. Embora sejam coisas muito diferentes, há negócios (pequenos, principalmente) que, para começar, preferem apenas ter uma página no Facebook. Isso pode estar correto ou não, dependendo do que você espera alcançar: a página do Facebook será um bom lugar para interagir com uma base de fãs (que deve ser construída!). Por outro lado, um site pode trazer muito mais benefícios no sentido de alcançar vendas em grande escala.

Essas são apenas algumas das diferenças. Em termos gerais, o ideal é contar com um site profissional e que esse atue como um pilar para o resto das ações.

É urgente lançar um site?

Sim. A primeira coisa que deve acontecer para qualquer estratégia digital é que o site (ou outra forma de presença, como mencionado no ponto anterior) exista e possa ser acessado. Isso parece óbvio, mas é importante destacar – porque muitos acreditam que não devam ter nada online até conseguir o site ideal, feito um Éden online, que reflita fielmente o lado fantástico da sua marca. Isso pode ser bom, desde que o site seja montado rapidamente. Mas se a busca por esse Shangri-La digital demorar 10 meses para sair, temos um problema. Um bom site hoje é melhor do que um site perfeito amanhã (quando for investir nesta empreitada, lembre-se das perguntas que você deve fazer na hora de criar seu site).

Explorando as redes sociais

Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, YouTube, Tumblr… Facebook , Twitter, Google+ , LinkedIn, YouTube , Tumblr… Vale a pena investir neles? Como regra geral, sim. Como fazer ou quanto investir depende da natureza do seu negócio e do que você espera obter, mas muitas vezes é útil estar presente nas redes sociais. Como são mídias justamente sociais, são espaços de interação muito direta e imediata com o público. Por isso, é crucial se manter ativo. Se você vai criar uma página no Facebook, mas só pretende publicar algo novo uma vez por mês, talvez seja melhor nem ter a página, pelo menos nessa fase inicial.

Além disso, é importante notar que a presença nas redes sociais trará, em muitos casos, resultados intermediários ou indiretos. Ou seja, podemos gerar muitos likes (opções “curtir”), centenas de retweets ou milhares de comentários em uma foto, mas nada disso é um resultado que cumpra com os objetivos principais abordados no primeiro ponto (vender mais, por exemplo). No entanto, todos esses resultados intermediários podem, sim, colaborar com as ações de publicidade, levando mais pessoas para a loja virtual ou fazendo com que a equipe de atendimento ao cliente receba menos reclamações. E é aqui que cumprimos com as metas principais.

Com tudo isso em mente, lembre-se que você pode encontrar na Workana um excelente community manager, para que mantenha sua comunidade ativa.

Publicidade online

Ao contrário das mídias sociais, campanhas publicitárias tendem a ser mais intimamente ligadas aos resultados estratégicos do negócio, já que podemos orientar uma campanha publicitária diretamente para gerar vendas ou, pelo menos, em atingir os interessados com a equipe de vendas.

Neste ponto, há uma infinidade de possibilidades, incluindo a publicidade no Google AdWords ou Facebook Ads, duas opções populares entre pequenas empresas, porque permitem começar com baixos orçamentos e fazer um acompanhamento bem de perto. Se você precisa de resultados imediatos, essas opções são geralmente recomendadas (sempre nas mãos de um especialista, porque estas plataformas têm inúmeros recursos e, para um iniciante, pode ser um pouco “demais”).

Email marketing

NÃO É SPAM. Esta é a primeira coisa a considerar: fazer e-mail marketing não é enviar spam. Bem feito, o e-mail marketing pode trazer grandes resultados, não sendo, de forma alguma, invasivo. Este estar “bem feito” implica o trabalho com bases de dados de pessoas que tenham concordado em receber ofertas ou promoções, ter um material bem escrito e, também, ter projetado e otimizado uma landing page.

Outras táticas

Existem várias outras possibilidades que não foram mencionadas (programas de afiliados, SEO,…). Elas servem para diferentes orçamentos, tipos de negócio, resultados esperados… É aconselhável estar sempre disposto a ouvir novas ideias, já que você pode sempre encontrar algo interessante.

Organizando tudo

No primeiro ponto deste artigo, definimos os objetivos principais a atingir. Isto é o que direcionará toda a nossa estratégia de marketing digital.

Logo, fatores como redes sociais, publicidade, e-mail, etc deverão ser táticas para atingir esses objetivos. Essas táticas podem ser abordadas individualmente, ativando cada uma conforme o orçamento permitir. É muito útil contar com uma planilha onde se possa fazer o monitoramento das ações que realizadas, dos recursos investidos e dos resultados obtidos. Assim, podemos ver claramente o que está funcionando na estratégia de marketing digital e aprender com isso.

Os custos

Fazer marketing online não é gratuito. Inclusive, mesmo não precisando pagar para criar uma conta no Twitter ou mesmo ferramentas de emailing oferecendo até 1000 envios gratuitos, todas essas ações têm custo. Consomem tempo e requerem conhecimentos – e ambos são recursos valiosos e finitos.

Trabalhar com uma equipe tercerizada permitirá que você comece a experimentar rapidamente este mundo e encontrar a melhor forma de fazê-lo funcionar para seu negócio.

Como foi sua experiência de crescimento do seu negócio graças ao marketing digital?

Texto original de Alejandro Kikuchi
Traduzido e adaptado por Analuísa Bessa
Un comentario
  1. O trabalho com o Marketing digital na realidade é um projeto, onde teremos de definir nosso plano de ação para alcançar metas, mensurando e avaliando resultados. Sendo assim, mais uma grande ferramenta poderosa de nosso século!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *