Principais CMSs para usar em seu site

Content Management System. Cuma?! Content Management Systems, ou CMSs, são interfaces que você pode usar para postar conteúdos em seu site. Eles surgiram no final dos anos 90 e se provaram uma ferramenta poderosa para os empresários e profissionais que querem gerenciar seu próprio site, sem ter que mexer com código ou atributos mais complexos.

content management systemsUm CMS é como um software em seu site e que permite que você acesse, publique, edite e delete conteúdos, assim como facilita a manutenção geral do site. É muito comum o uso de CMSs em blogs, sites de notícias e lojas virtuais, além de sites corporativos e voltados para marketing.

Conheça aqui os principais CMSs usados por leigos e iniciantes para a geração de conteúdo para sites:

  • WordPress: o WordPress não serve só para blogs. Ele serve também como um sistema completo de gerenciamento de conteúdos e tem baixíssimo (ou até nulo) custo. Existem duas opções de WordPress. O WordPress.com, um site onde você pode criar seu blog de graça, com opções limitadas de edição e, caso queira algo mais personalizado, pacotes avançados de edição (pagos); e o WordPress.org, um software que você instala em seu site por meio do seu provedor de hosting (hospedagem), 100% editável por código e 100% gratuito (não considerando, claro, as taxas de hosting e domínio).
  • Joomla!: O “djumla” é um dos principais CMSs atuais e é altamente customizável. Além de sua fácil utilização para iniciantes, o Joomla! também oferece opções mais avançadas para empresas e negócios que precisam de um site mais complexo e com atributos sofisticados.
  • Magento: Se seu site será uma loja virtual, vale a pena estudar o uso do Magento, sistema de e-commerce desenvolvido pela Magento Inc. A plataforma já foi escolhida por muitas grandes marcas como plataforma de e-commerce, incluindo a Nike Austrália.
  • Moodle: O Moodle, ao contrário das plataformas acima, é mais voltado para a geração de conteúdo no sentido de aprendizagem. É muito utilizado por universidades com cursos à distância para o chamado “e-learning”, o aprendizado online. Se seu site servirá para dar cursos e compartilhar materiais com seus clientes e alunos, considere utilizar o Moodle como seu CMS.

Por que eu preciso saber essas coisas?

Através da Workana, você encontra o webdesigner de que você precisa para fazer seu site. Mas é possível que o próprio profissional deixe a escolha do CMS nas suas mãos. Afinal, se você pretende, você mesmo, fazer a gestão do conteúdo de seu site, o ideal é que o webdesigner trabalhe em conjunto com você para encontrar a plataforma que melhor se adeque à proposta de sua empresa e ao seu nível de conhecimento de gestão de conteúdos.

Portanto, com esse pequeno conhecimento inicial, já fica mais fácil esse contato com o talento contratado. Peça mais informações a ele e tire suas dúvidas, porque a plataforma escolhida será usada por você diretamente para a inserção de qualquer conteúdo em seu site. Portanto, escolha com carinho – a migração de uma plataforma para outra pode ser muito complexa, visto que usam linguagens diferentes e têm formas diferentes de estruturar seu conteúdo.

Caso você já tenha escolhido a plataforma que deseja, mas ainda não tenha começado sua busca pelo profissional ideal para seu projeto, aproveite para fazer uma busca mais específica. Procure por profissionais especializados na plataforma escolhida. Eles já terão conhecimentos específicos, experiência e, até mesmo, ferramentas já prontas que possam fazer grande diferença para o resultado final do seu site.

Agora, se você não quer se preocupar com a gestão de conteúdos para seu site, conte conosco para achar um profissional de geração de conteúdo para ajudá-lo com isso.

Está pronto para publicar seu projeto? Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *