Técnicas para criar conversação com seus fãs

Estratégias em Mídias Sociais, um canal com o seu público consumidorPara que sua fan page cumpra com seu objetivo, você precisa contar com fãs comprometidos. Pouco importa o número de fãs que você vem acumulando. O que, de fato, fará diferença é a qualidade desses fãs e o quanto (e como) falam de sua marca. Definitivamente, o que você deseja é que haja feedback, que cliquem em “curtir” em seus posts e que compartilhem seus conteúdos. Uma boa estratégia de Mídias Sociais no Facebook sempre terá como objetivo gerar uma “ida e volta” com os fãs. Nada mais chato do que um monólogo. . .

Seu objetivo diário deve ser conhecer do que estão falando, escutar seus fãs e agregar valor às suas conversas. E entenda: criar conversação com seus fãs e conseguir que se comprometam não é algo que acontecerá da noite pro dia. É uma tarefa que requer tempo e esforço. É ficar atento ao que falam e ir pensando em ações com base nisso. Assim, equipe-se de paciência e perseverança e trabalhe duro para gerar esse vínculo.

Técnicas de envolvimento

Existem algumas técnicas básicas que você pode aplicar para gerar envolvimento. A seguir, resumimos algumas:

Gerar conversação com os mesmos fãs

Uma boa tática é dar exposição a seus fãs. Pense em dar algum tipo de reconhecimento aos seus fãs mais fiéis, como por exemplo “Fã da semana” ou algum tipo de perfil destacado com base em um critério que você tenha definido.

Proponha tópicos para que falem sobre eles

Envolva seus fãs nas conversas. Gere conteúdos com base nisso e, em seus posts, peça soluções, sugestões e feedback em geral. Isso servirá como informação útil para sua estratégia de marketing e, também, fará com que falem de sua marca.

Contate seus principais fãs

Identifique seus fãs mais fiéis e peça a eles que sejam os “embaixadores” de sua marca. A voz de seus fãs é muito mais potente – e convincente – do que sua própria voz.

Gere viralização

Convide seus fãs a compartilhar seus posts. Táticas como “se gostar do post, compartilhe” funcionam muito bem. Também recomendamos apelar para concursos ou promoções em que envolva seus fãs e que sirvam como ignição para viralização (por exemplo: para participar do concurso, devem “curtir” sua página e compartilhar o conteúdo).

Dê um toque humano à fan page

Seus fãs gostam de saber que, por trás de sua página, há pessoas. Deixe que sua essência e personalidade de marca fluam, além de sua apresentação “formal”. É muito recomendável postar conteúdos mais “descontraídos” e que os fãs possam ver outra faceta da marca.

Envolva-se do diálogo

De nada serve que poste conteúdos e que, antes que seus fãs dêem feedback, você já publique outro. Dê tempo para cada interação e seja super responsável e comprometido com seus fãs. Isto é: fique atento a seus comentários, dúvidas, sugestões ou ideias e mostre a eles que você está escutando. Gere uma retroalimentação em cada comentário ou interação.

Já que você está se esforçando para aproveitar ao máximo sua estratégia de Social Media no Facebook, o ideal é que possa monitorar os resultados. As ferramentas que existem hoje no mercado são variadas. Escolha, então, a mais conveniente com base em seus objetivos de mensuração: pode ser que se interesse em avaliar a consciência de marca, a quantidade de opções “curtir”, o envolvimento, taxas de conversão e tantas outras métricas. Pergunte a si mesmo quais são os indicadores de êxito para você e o quanto você realizará a mensuração. O importante é que sua equipe de Mídias Sociais possa dar seguimento ao trabalho, para que possam implementar os ajustes necessários e aproveitar ao máximo as possibilidades que esta rede social oferece.

Texto original de Jesica Mraz
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *