Thiago Magnalia: como gerenciar um grande projeto de forma remota

musitecaEntrevistamos o Thiago Magnalia, que está gerenciando o desenvolvimento de um projeto muito interessante, a Musiteca.

A Musiteca (www.musiteca.com.br) será uma biblioteca virtual que reune todo tipo de informação sobre música. Nesta entrevista, Thiago nos conta um pouco mais sobre o projeto  e também como está trabalhando para desenvolver tudo isso remotamente.

W: O que é a Musiteca (www.musiteca.com.br) e como surgiu a ideia?

T: O projeto musiteca surgiu de um jovem empreendedor que queria montar uma biblioteca virtual de música. A Social Host, empresa da qual faço parte, está desenvolvendo o trabalho para concretizar esse sonho.

A ideia é reunir em um único lugar informações sobre teoria musical, exercícios, entre outras coisas, tudo validado por especialistas. A informação que existe na Internet está muito esparsa e fora de ordem, e a nossa proposta é concentrar tudo isso em um mesmo lugar. Também teremos uma rede social voltada para o assunto, concursos de música, enfim, tudo que se relacione ao universo musical.

W: Por que vocês decidiram gerenciar esse projeto remotamente?

T: Como a equipe de minha empresa já está ocupada com outros projetos, decidimos encontrar profissionais remotos para ajudar na execução deste. O projeto é complexo e precisávamos de muitas pessoas para executar as diferentes partes do trabalho. Pesquisamos sobre o tema e decidimos trabalhar com a Workana.

W: E como está sendo a experiência?

T: Estamos trabalhando com programação, vendas, marketing, produção de conteúdo e uma secretária virtual, tudo remotamente.

Tenho um consultor de música que ajuda na escolha dos temas, e depois direcionamos o trabalho para os profissionais contratados pela Workana. Cada área tem as suas especificidades, e a experiência está sendo bastante positiva.

Também posso trabalhar em casa, o que gosto bastante, e tenho muitas opções na hora de escolher os profissionais com os quais quero trabalhar.

W: Como foi o desenvolvimento do trabalho? O que vocês fizeram primeiro?

T: Iniciamos vários trabalhos ao mesmo tempo. Começamos a desenvolver o site, mas antes que ele estivesse pronto já começamos a fazer o marketing através de redes sociais e a produzir conteúdo sobre música. Assim, para o lançamento oficial do site, que será agora no final de julho, já teremos um público nos aguardando. Também tenho uma assistente virtual que me ajuda com tudo isso.

W: Você teria algum conselho para outros gerentes remotos?

T: O primeiro conselho que eu daria seria organizar o projeto em um sistema de gestão de projetos antes do início do desenvolvimento, para estruturar as coisas e poder seguir o trabalho dos colaboradores.

Também recomendo muita organização na hora de definir as tarefas do dia, já que o trabalho em casa tem algumas especificidades. É importante ter horários de trabalho e tarefas bem definidas, e alguns cuidados com a disciplina.

Aconselho também a sempre verificar o histórico dos profissionais antes da contratação.

W: Há alguma outra coisa que você gostaria de contar para os leitores do blog?

T: Gostaria de dizer que é possível gerenciar projetos grandes sem a necessidade de ter uma estrutura física, e que o trabalho remoto permite dinamizar e otimizar tudo isso.

Também gostaria de dizer que espero a todos na musiteca no dia 25 de julho, data do nosso lançamento. Acredito que a música é um tema que pode interessar a todos e que poderemos contribuir com a formação musical de muitas pessoas.

Assim como a Musiteca, muitos outros projetos têm sido desenvolvidos com êxito na Workana todos os dias, e há cada vez mais vindo por ai. O próximo pode ser o seu. Publique o seu projeto hoje mesmo e encontre os melhores profissionais da América Latina para desenvolver as suas ideias!

Autora: Gabrielle Lopes, Customer Success Manager na Workana, jurista, poeta e cantora aos finais de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *