Trabalho freelance: a consequência da facilidade de comunicação e informação a nível mundial

Trabalho freelance: a consequência da facilidade de comunicação e informação a nível mundial

O trabalho freelance é uma tendência que está se popularizando a cada dia e vem ajudando muitos profissionais e empreendedores a superarem a crise.

Não é surpresa que a internet tenha mudado a forma com que as pessoas se comunicam, se informam e se entretêm, mas acredito que muita gente nem se quer pensou que a forma de trabalhar poderia mudar tanto em tão pouco tempo.

Profissões novas surgiram, muitas opções foram dadas aos jovens dispostos a mergulhar neste mundo sem fronteiras que é a internet – no qual o céu não é o limite -, mas isso foi só o começo. O melhor foi guardado para o momento mais difícil para muitos países, especialmente para os países latino-americanos.

Em uma época de crise, na qual muitas moedas foram desvalorizadas e os preços aumentados, quando se tornou muito difícil sobreviver apenas com o próprio salário, o trabalho freelance começou a ser mais conhecido e incentivado por muitos profissionais e empreendedores que descobriram nesta modalidade de trabalho uma oportunidade de não só sobreviver, mas também crescer.

Por que o trabalho freelance beneficia muitos profissionais mesmo em meio a crise?

Ser freelancer não é só uma forma de obter ganhos extras ou de ter mais liberdade e flexibilidade no dia a dia em relação a horários e tarefas; trata-se de uma forma de romper os limites impostos pela modalidade de trabalho presencial. E isso vai muito além de trabalhar no conforto da sua casa, já que você:

Optando pelo trabalho freelance, você pode trabalhar remotamente com clientes de qualquer parte do mundo, e para eles não importará a roupa que você usa para trabalhar ou se é pontual ou não para chegar ao trabalho. Você será valorizado por suas habilidades profissionais, sua excelente comunicação e também a sua capacidade de cumprir prazos e metas oferecendo excelentes resultados.

  • Pode receber pagamentos em diferentes moedas

Estando no Brasil, por exemplo, e trabalhando com um cliente americano, você poderá receber os seus pagamentos em dólares sem ser prejudicado com o fato de o dólar estar muito alto atualmente, em 2016. Pelo contrário: você será beneficiado!

  • Pode definir quanto dinheiro deseja ganhar por mês

Como freelancer, você tem mais liberdade no dia a dia e flexibilidade de horários, mas quanto mais projetos você conseguir ganhar para trabalhar, mais dinheiro você receberá. Por isso, você pode definir um valor que deseja ganhar por mês e se dedicar a conseguir projetos o suficiente para chegar a alcançar ou até ultrapassar esta quantia.

*Não se esqueça de que, para ter êxito como freelancer, mais importante do que conseguir trabalhar em vários projetos é conseguir finalizar muitos projetos com êxito, oferecendo excelentes resultados aos seus clientes.

  • Pode ser expert em mais de uma área

Trabalhando de maneira independente, você pode optar por não ser expert em apenas uma área de atuação e sim em duas ou mais, aumentando assim as suas opções como freelancer. Desta forma, você pode conseguir trabalhar em projetos de design gráfico, e também em projetos de tradução de textos ou marketing digital, por exemplo… e mais!

E o melhor de tudo que citei até agora…

  • Você pode trabalhar para micro e pequenas empresas

Com a crise, muitas pessoas estão perdendo os seus empregos e grandes empresas estão enfrentando dificuldades para se manter no mercado, mas muitas micro e pequenas empresas estão sendo criadas e os empreendedores estão buscando alternativas mais econômicas para crescer, dando um gás ao trabalho freelance, que é a melhor opção para que as empresas não precisem arcar com os gastos da contratação Tradicional e ainda sim tenham acesso a muitos profissionais altamente capacitados de diferentes áreas que podem trabalhar em seus  projetos e suprir necessidades pontuais.

porque as empresas optam pelo trabalho freelance

 

Concluindo…

O trabalho freelance oferece essas e muitas outras vantagens, e realmente tem sido uma oportunidade para profissionais e empresas superarem e crescerem com a crise.

Assim como a maioria das grandes oportunidades, requer muito esforço e dedicação já que a comunicação se torna muito mais importante à distância, e a organização e disciplina se tornam chaves para o desenvolvimento de um projeto sem desentendimentos e insatisfação por parte do cliente.

Sabendo de tudo isso, na Workana criamos a WorkanaTV, canal do YouTube com vídeos sobre a plataforma e dicas para clientes e profissionais trabalharem freelance, e também temos um Centro de Ajuda, com vários artigos sobre tudo o que você precisa saber para tirar o máximo proveito da plataforma da Workana e sobre o que deve fazer para trabalhar da melhor forma possível com o seu cliente.

A Workana está oferecendo toda a informação para que a sua carreira freelance decole. Agora só depende de você começar a se candidatar aos projetos na plataforma.

Comece hoje mesmo a trabalhar freelance e dê um up na sua vida profissional 😉

Daniela Macedo, faz parte da equipe de suporte da Workana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *