Trabalho freelancer: Como contratar vários profissionais na Workana

Precisando de diversos profissionais para um trabalho freelancer, mas não sabe como contratar mais de um profissional pela Workana? Atualmente, cada projeto da Workana permite apenas a contratação de um profissional. Mas isto não significa que suas demandas não podem ser atendidas em nossa plataforma.

trabalho freelancer na workana
Aprenda a usar a Workana para contratar múltiplos profissionais para um mesmo trabalho freelancer.

Para começar, a grande dica: comece anotando todas as suas necessidades. Você pode fazer isso em uma planilha no Excel, em um papel com caneta ou em sua cabeça. Veja esse conjunto de necessidades como um macroprojeto para o trabalho freelancer. Agora, entre em sua conta na Workana e vamos começar a dividir este macroprojeto em microprojetos – em cada um deles, você contratará um profissional especializado para cuidar de uma série de necessidades listadas em seu macroprojeto. Vamos começar?

Se os trabalhos não forem da mesma área

Muitos clientes gostam de unir, em um mesmo projeto, profissionais que seriam de “setores diferentes” em um negócio. Embora possa ser muito produtivo e interessante que eles mantenham contato, ainda é ideal mantê-los em projetos separados.

Isso dá a você um maior controle sobre a produtividade de cada um deles e elimina possíveis mal-entendidos na comunicação que aconteceria entre os profissionais. Afinal, tudo passará por você – e você sabe muito bem o que quer 😉

Trabalhar com profissionais separadamente pode trazer alguns contratempos. Se você contrata um profissional de Marketing Digital, por exemplo, para cuidar de sua estratégia de social media e um webdesigner para fazer o site de sua empresa, o primeiro pode recomendar que seu site tenha um blog, enquanto o webdesigner pode fazer o site sem contar com essa necessidade. Para evitar esse tipo de problema, siga o passo-a-passo abaixo e garanta que o trabalho freelancer de um profissional não atrapalhe o do outro.

Para profissionais da mesma área

Se você precisa de vários profissionais da mesma área, mas para cuidar de tarefas diferentes, como redação de conteúdos originais, traduções de conteúdos existentes, criação de uma pauta para seu blog, etc…, você ainda precisará dividir seu macroprojeto em microprojetos. Para isso, siga o passo-a-passo abaixo e vamos nessa.

Passo-a-passo para o sucesso de seu macroprojeto

  1. Pegue todas as necessidades que você tem atualmente e separe em diferentes grupos, usando as categorias disponíveis na Workana para a criação de projetos. Exemplos: Design e Multimídia: criação de logos, design de banners e artigos de papelaria, como cartão de visita, receituários, cartazes, etc. Webdesign é uma profissão que pode se encaixar aqui, para a criação de sites, mas não para outras tarefas de programação. TI e Programação: desenvolvimento de programas para diversas funções, como cadastro de clientes; manutenção remota em seus sistemas; desenvolvimento de novos sistemas para sua empresa; criação de site também se encaixa aqui. Redação e Tradução: a redação de conteúdos para seu site, para as mídias sociais, blogs, newsletters ou quaisquer outros textos de que você possa precisar para usar em seu dia-a-dia no trabalho ou para promover seu negócio (ou seja, publicidade e propaganda se encaixam aqui, porque você precisará de profissionais especializados para desenvolver esses conteúdos); Marketing e Vendas: se você precisa de um profissional de mídias sociais, marketing, marketing digital ou alguma atividade relacionada a vendas, você deve cadastrar seu projeto aqui. etc…
  2. As que você não tiver certeza em que grupo devem ficar, basta separar.
  3. Caso todas as atividades pertençam a uma mesma categoria, como, por exemplo, Redação e Tradução, analise a lista de atividades que você tem a delegar e pense em quantos profissionais você gostaria que cuidassem dessas atividades. Se você precisa de alguém, por exemplo, para redigir conteúdos novos, alguém para traduzir conteúdos existentes e alguém para cuidar de suas mídias sociais – embora todos sejam da mesma área de conhecimento e categoria de projeto -, o ideal ainda é buscar um profissional especializado em cada uma dessas atividades. Então, divida seu macroprojeto em três microprojetos: redação de conteúdos originais; tradução de conteúdos existentes; gestão de mídias sociais.
  4. Crie um projeto para cada um dos microprojetos, classificando o projeto corretamente de acordo com as categorias disponíveis na Workana. Na descrição do projeto, inclua a lista de atividades de que você precisa naquele microprojeto.
  5. Selecione o melhor profissional para cada projeto, de acordo com as propostas que receber. E você pode usar nosso método workaneiro para isso – eficácia garantida! 😉
  6. Depois de selecionar o profissional mais adequado para cada microprojeto, comece uma comunicação clara e frequente com ele. Comunique as demais atividades que os outros profissionais vão conduzir e pergunte se há algo no trabalho dele que possa influenciar o trabalho dos demais. Isso vai ajudar você a gerenciar os profissionais, para que todos trabalhem em direção ao mesmo objetivo.
  7. A seguir, é a hora de esclarecer aquelas tarefas que você não soube classificar. Pergunte a cada profissional que você contratou se ele pode cuidar de alguma das tarefas da lista. Mesmo que o valor do projeto aumente, você pode acertar a diferença por meio de um pagamento direto.
  8. Depois que todos os profissionais já tiverem suas tarefas definidas e seu fluxo de trabalho já estiver em progresso, basta fazer o gerenciamento do trabalho deles, separadamente e em conjunto: a cada atividade concluída, comunique os demais profissionais. Exemplo: “O webdesigner já terminou de criar nosso site. O que você sugere que nós façamos com essa ferramenta?”

Alguma dúvida? Sem problemas, use os comentários abaixo para fazer perguntas e ajudaremos como pudermos. Boa sorte e bom gerenciamento! 😉

2 Comentarios
  1. Este é o principal problema e entrave do Workana! Não poder contratar mais de um profissional para o mesmo serviço.
    Eu, por exemplo, preciso contratar muitos redatores para o MESMO projeto. Não quero criar 20-projetos-iguais para captar redatores, já que isso me tomaria muito tempo……
    É preciso que o Workana permita contratar mais um profissional para o mesmo projeto!
    Isso é uma coisa tão simples de se fazer….. Sugiro, que vocês contratem algum freelancer da área de TI para fazer este trabalho pra vocês. Vai ser rápido, e irá trazer muita eficiênica para os usuários.

    Não tem MOTIVO para o site ter este bloqueio.

    Pensem nisso.
    Att.

    1. Oi, Pedro! Agradecemos por seu comentário. Como sempre falamos aqui no blog, estamos sempre buscando melhorar a Workana para transformar o produto em algo que agregue o máximo valor possível aos nossos usuários. Seu feedback é super importante e estamos, sem dúvida, considerando implementar essa opção. Espero que, mesmo enquanto essa opção não existir, você continue usando a plataforma para concretizar seus projetos. 🙂 Obrigada, novamente, pelo comentário e esperamos vê-lo novamente por aqui em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *