Paulo G. freelancer experto en Java, C#, PHP

Paulo G.

Tecnólogo em Processamento de Dados

0 / 5

Brasil
Valor hora:

R$ 70,00

IT & Programación

Habilidades (Máximo: 5)
¿Qué es posición de perfil bronze?

Bronze es el segundo nivel de los freelancers de Workana. A medida que consigan más logros y ganen más proyectos, irán progresando hacia los niveles superiores. Leer más

Sobre mí
Tenho larga experiência como arquiteto de sistemas e desenvolvedor. Além disso, tive oportunidades como gerente de desenvolvimento e coordenador de sistemas.

Atualmente estou atuando como lider de projetos em desenvolvimento mobile.

I am a very experienced IT guy acted as systems architect and software developer. Besides, I have occupied positions as development manager and systems supervisor.

Today i am acting as projects leader for mobile development.
Historia laboral
OBJETIVO

Atuar como Gerente / Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Arquiteto de Sistemas ou Professor

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Empresa atual: Instituto de Artes Interativas

Função: Arquiteto Android Sr, Professor dos cursos de Androide, Windows Phone e Lógica de Programação

Principal consultor para projetos de análise, desenho e desenvolvimento de projetos mobile na plataforma Android (desde versao 2.3) para os mais diversos segmentos. Em suas funções neste cargo estão o levantamento de necessidades de desenvolvimento, análise e desenho da solução, atuação com Scrum, desenvolvimento em JAVA utilizando ferramenta Android Studio ou Eclipse ADT (versoes de projetos mais antigos). Alguns apps em seu portifólio estão SKYConsumer, Discovery Kids Brasil, Fretz, Vagas.com, MyMotoboy, entre outros.

Principal consultor para projetos de análise, desenho e desenvolvimento de projetos mobilena plataforma Windows Phone (desde a versao 7.5) para os mais diversos segmentos. Em suas funções neste cargo estão o levantamento de necessidades de desenvolvimento, análise e desenho da solução, atuação com Scrum, desenvolvimento em C# utilizando ferramenta Visual Studio Professional 2012 ou 2013. Alguns apps em seu portifólio são Fretz, Scopus, Clube do Cupom Amigo, entre outros.

Professor de cursos de Android presenciais e online com mais de 2.000 horas de aulas dadas. Professor de cursos de Windows Phone, Windows Apps e Windows 8 Apps presenciais e online com mais de 1.000 horas de aulas dadas.

Desenvolveu novo curso Android para a escola. Está desenvolvendo novo curso Windows Phone.

Período: de 05/2014 até o presente.

Empresa anterios: S. Magalhães S/A (www.smagalhaes.com.br)

Função: Coordenador de Desenvolvimento

Inicialmente foi designado para atuar como coordenador da equipe de desenvolvimento de sistemas de processos de despacho aduaneiro. Esta atividade tratava da manutenção e evolução do ERP (desenvolvido in house) de processos de despacho aduaneiro, gestão de terminais re    troportuários e administração de contabilidade, faturamento, folha de pagamento, CRM, etc. Para esta atividade contava com equipe de 8 pessoas utilizando linguagem de programação Delphi.

Depois de 6 meses com esta equipe, foi designado para coordenar também outra equipe que estava criando um projeto de ERP para a Transportadora do grupo e cujo projeto já vinha caminhando há 2 anos sem conclusão. Desta feita, reformulou a equipe realizando rearranjos e contratando novas pessoas e redefinindo o rumo do projeto. A partir de Janeiro de 2013, a coordenação da equipe de despacho aduaneira foi passada para outro coordenador de modo que se pudesse dar foco ao novo sistema de transporte, um sonho da empresa.

De Janeiro para Maio, houve um novo desenho da arquitetura do projeto proposto pelo coordenador, foram desenvolvidas melhorias no projeto original e novas funcionalidades começaram a ser desenvolvidas. O Sistema se encontra em pleno desenvolvimento.

Função: Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas
Período: 10/05/2012 a 03/02/2014


Empresa anterior: SIB Serviços de Tecnologia Ltda. (www.sib.net.br )

Função: Gerente de Desenvolvimento de Sistemas / Gerente de Arquitetura Corporativa

Atuou como Gerente de desenvolvimento de sistemas. A SIB possui a característica de comercializar software como serviço (SAAS), deste modo, sou responsável pelo departamento de desenvolvimento de sistemas, automação de negócios, integração de sistemas (robôs e ESB), arquitetura de software, segurança em sistemas e software, codificação segura e entregáveis eletrônicos. Atualmente sou responsável por uma equipe de 9 pessoas com diversos perfis e funções, a saber, desenvolvedores Sênior, Arquiteto de Sistemas, Analistas de Sistemas, programadores de interfaces e analistas Júnior.

Além disto, fui responsável pela gestão de pessoas e projetos do departamento me reportando diretamente ao Diretor de Tecnologia. A SIB é uma empresa enxuta e que possui equipes de alta performance. Entre algumas de minhas realizações no momento estão a unificação da equipe que foi fortemente impactada por gestões anteriores, realinhamento dos projetos que estavam sem foco, o que ocasionou na superação de metas para o ano corrente, a instalação dos processo de arquitetura de sistemas no desenvolvimento de software visando a implementação de software reutilizável e melhor capacidade de desenho das soluções necessárias, instalação de equipe de segurança para manter o processo em acordo com necessidades de padronização de segurança e compliance de clientes. Soma-se a isto as práticas de gestão de custos, projetos, qualidade e entregáveis.

Dentro da cadeia decisória da empresa eu sou responsável pelas estratégias tecnológicas do que empregar e como para atender às demandas de clientes, aquisição de novas tecnologias e ferramentas e os rumos de processos técnicos frente ao negócio da SIB.

Após reestruturação interna, passei a atuar como Gerente de Arquitetura Corporativa com a missão de renovar as tecnologias corporativas e alinhar as mesmas com o negócio da empresa, criar, disseminar e acompanhar o uso de metodologias e práticas em âmbito de desenvolvimento de sistemas e levantamento de necessidades de clientes, além disto estou responsável pela criação e implantação de novo método de levantamento e modelagem de negócios.
Função: Gerente de Desenvolvimento de Sistemas
Período: 15/10/2010 a 10/05/2012



Empresa anterior: GPTI Tecnologia da Informação S/A (www.gpti.com.br)
Projeto SERPRO:
Atuou como principal arquiteto para a Autoridade Certificadora e Autoridade de Registro (PKI) para o SERPRO.

Este sistema é responsável pelo ciclo de vida e ciclo de uso de todo e qualquer certificado digital emitido sob a Autoridade da ICP-Brasil e, entre as várias atribuições do sistema, está a de manter a validação de certificados para as inúmeras transações financeiras executadas no Brasil em praticamente todas as instituições do país.

Uma das principais atribuições que tenho como arquiteto é a preparação de um novo produto baseado na solução atual. Este novo produto está sendo desenhado para manter-se com base em orientado a serviços. Outras atribuições são o desenvolvimento de metodologia para desenvolvimento de software, criação de framework de certificação digital, normatização de padrões para os projetos, desenho de soluções utilizando padrões de projeto, treinamento da equipe de desenvolvimento e auxílio ao gestor do projeto no que concerne aos tópicos técnicos dos projetos.

Projeto Portal de Assinatura de Contratos – Bradesco:

Atuo como arquiteto de Sistemas para o desenvolvimento de portal de Assinatura Digital de Contratos de Produtos e Serviços para diversos segmentos do Bradesco via Internet Banking utilizando certificados digitais ICP-BRASIL. Estou responsável pelo desenho, implantação e consultoria em segurança para o projeto.

Projeto V9 – Banco Itaú.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento de demandas para a criação de portal de Produtos da instituição baseado nos componentes do Microsoft Practices & Patterns (Enterprise Library 3.1 / WebClientFactory), WCF, WWF e C# em .NET 3.5. Esta aplicação utiliza como base os Application Blocks da Enterprise Library e o padrão MVP – Model View Presenter consagrado da Microsoft.

Existem outros projetos de grande importância onde estou engajado que são o de Nota Fisca Eletrônica e Assinatura de Documentos Eletrônicos. Estes projetos tratam da transferência de documentos assinados digitalmente. O formato XML Signature é utilizado em praticamente todos estes projetos.

Arquitetura e Centro de Competências
Participa da equipe de arquitetura e inovação corporativa. Responsável por criação e manutenção de frameworks de segurança da informação incorporados aos sistemas desenvolvidos pela empresa, SaaS (Software as a Service), sistemas de autenticação, One Time Password em celular e aplicações web, sistema de assinatura e autenticação digital e projetos de implantação de metodologia de codificação segura.


Função: Arquiteto de Sistemas Sr.
Período: 29/09/2008 a 15/10/2010

Empresa anterior: Banco Itaú S/A (www.itau.com.br)
Atuou no desenvolvimento web e client-server para o Itaú Bankline (PF e PJ) na camada de segurança, em web services, integração de canais e transferência de arquivos.

Atuou como principal desenvolvedor do canal Shopline.

Atuou como gestor de projetos de fábrica de software quando necessário.

Esteve engajado em projeto de estruturação de escritório de projetos na sua gerência com ênfase no ciclo de vida de desenvolvimento de software seguro.

Atuou como evangelizador em segurança da informação mantendo cursos permanentes e gerando campanhas de conscientização de segurança para a equipe de desenvolvedores de sua gerência. Entre os cursos estavam “Criptografia básica”, “Codificação Segura”, “Análise forense de eventos de Segurança” e “Segurança da Informação – Conceitos básicos”.

Atuou com a plataforma .NET 2003 (Framework 1.1) e em processos de migração para a plataforma .NET 2005 (Framework 2.0).

Atuou como arquiteto de sistemas para as plataformas de desenvolvimento do setor. Desenvolveu framework e processos de desenvolvimento de sistemas com ênfase em desenvolvimento seguro para o internet Banking e demais canais eletrônicos.

Participou de projeto de mudança de plataforma de desenvolvimento de .NET para MONO em UNIX como forma de tentar aplacar custos de licença para o ambiente de desenvolvimento.
Função: Arquiteto de Sistemas de Segurança Sr.
Período: De  02/07/2007 a 29/09/2008

Empresa anterior: Bankboston Banco Múltiplo S/A (www.itaubank.com.br)
Participou de projetos de desenvolvimento de aplicações Web no desenho, especificação e gestão de projetos com tecnologia JAVA e Websphere. Nestes projetos, atuou fortemente na gestão dos processos de desenvolvimento e coordenação de fábrica de software.

Auxiliou a instituição em investigações de ocorrências de segurança e análise forense.

Adquiriu prática na gestão de projetos com metodologia PLC, Six Sigma e CMM.

Utilizou seus conhecimentos em RUP e Extreme Programming para a concepção, desenho e especificações das soluções de tecnologias empregadas na instituição para o Office Banking na Internet (PJ) e para o Internet Banking (PF), além dos sistemas de transmissão de arquivos, VANs e EDIs.

Participou de todos os projetos ligados a Certificação Digital e PKI para canais eletrônicos. Ajudou o Banco a montar uma AC (Autoridade Certificadora) própria ainda que a mesma não tenha sido registrada como Autoridade Certificadora de fato. O projeto visava a diminuição do custo de geração de certificados digitais para promover segurança e autenticidade em projetos interno.

Atuou junto ao Banco na FEBRABAN nas questões relacionadas a Segurança e Certificação Digital.

Utilizou conhecimentos em Business Process Management - BPM para modelar processos de negócios aliados à segurança da informação junto às áreas de metodologia e escritório de segurança da informação.

Atuou como especialista em codificação segura dando suporte aos desenvolvedores de aplicações web.
Função: Consultor especialista em Segurança da Informação, posteriormente, Analista de Sistemas Sr.
Período: De 02/08/2002 a 02/07/2007

Empresa anterior: Unibanco S/A (www.unibanco.com.br)
Participou de projetos de concepção e desenvolvimento do Internet Banking para pessoa Jurídica onde contribuiu com seus conhecimentos em segurança da informação aliados ao desenvolvimento de sistemas.
Funções: Analista de Sistemas Sr.
Período: 21/11/2001 a 02/08/2002

Empresa anterior: PricewaterhouseCoopers International (www.pwcglobal.com)
Participou de projetos em auditoria de sistemas e segurança da informação.

Foi especializado pela empresa em Segurança de Sistemas e Hacking ético para aplicação em Testes de Penetração controlados. Foi capacitado, igualmente, em análise forense de eventos de Segurança da Informação.

Estas especializações foram aliadas aos conhecimentos em desenvolvimento de sistemas colocando o profissional como especialista em segurança de aplicações. Foco em desenvolvimento WEB e fragilidades de web sites. Participou de dezenas de projetos em revisão de código e consultoria em codificação segura.

Participou de projetos na criação e auditoria de políticas de segurança e processos para empresas de grande porte como UNIBANCO e Orbitall.

Coordenou equipes em projetos de discovery e Penetration Tests monitorados e controlados pelo cliente.
Desenvolveu sistema de base de conhecimento para armazenar informações para o departamento de Segurança e gerenciamento de riscos ao qual trabalhou.

Obteve treinamento para obtenção de Certificações CISA e CISSP.

Participou de projetos como coordenador de equipes para a implantação de Processos de Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software Seguro com base nas melhores práticas de mercado e metodologias de desenvolvimento consagradas como o RUP.
Funções: Consultor Sênior em Segurança da Informação
Período: 01/01/1998 a 21/11/2001

Outras experiências profissionais:

Iniciei minha carreira em 1995 assim que comecei minha formação acadêmica. Estagiei numa pequena empresa de arquitetura (Construção Civil), chamada Proença Arquitetos, onde atuei como consultor em microinformática. Minhas principais atividades eram automatizar as atividades de computação gráfica criando rede colaborativa entre estações Microstation para que os técnicos em edificação e arquitetos pudessem utilizar AutoCAD e 3Dstudio para gerar os projetos arquitetônicos de modo colaborativo. Fui responsável pela criação e gerenciamente de rede interna, configuração e administração de servidor de e-mail e suporte técnico das máquinas dos usuários.

Dois anos mais tarde deixei a empresa para uma nova oportunidade financeira e para começar a trabalhar na cidade de São Paulo. Desta forma, fui contratado para trabalhar como desenvolvedor e integrador de software na WVS Representações Ltda. Era uma empresa de pequeno porte responsável pela venda e distribuição de produtos da ROCOL Lubricants, empresa mundial líder em óleos lubrificantes especiais. Fui responsável, entre outras atividades, pelo desenvolvimento de software de vendas de produtos, estoque, contabilidade (faturamente, contas a pagar e a receber) e sistema de integração com a empresa matriz nos EUA.

No ano seguinte, fui contratado para trabalhar na PricewaterhouseCoopers como pode ser observador anteriormente neste documento.


ATIVIDADES DOCENTES

•    PricewaterhouseCoopers International (www.pwcglobal.com) – São Paulo - Brasil (2000-2003): Ministrei curso de desenvolvimento de código seguro, PKI, Certificação Digital e Segurança da Informação
•    Bankboston (www.itaubank.com.br) - Brasil (2002-2007): Ministrei cursos de Certificação Digital, PKI, Arquitetura de Software, JAVA (J2EE) e Segurança da Informação.
•    FASP (www.fasp.br) – São Paulo - Brasil (2000): Ministrei palestra de Segurança da Informação e Hacking Ético para o curso de pós-graduação em Segurança da Informação.
•    Instituto de Artes Interativas (www.iai.art.br) – São Paulo - Brasil (2014 em diante): Cursos livres fixos em desenvolvimento mobile. Ministro aulas em lógica de programação, desenvolvimento Android, JAVA, C# e Desenvolvimento Windows Phone.



FORMAÇÃO ACADÊMICA E CERTIFICAÇÕES

    Graduação : UNESP / FATEC – Baixada Santista
Tecnologia em Processamento de Dados - 1999

Certificação:

Hacking Techniques
Network Associates Brasil – 2000.

Network Troubleshooting
Network Associates Brasil – 2000.

SPTM – Security Penetration Test Methodology
PricewaterhouseCoopers International – 1999.

Ethical Hacking
PricewaterhouseCoopers International – 1999.

Análise por Pontos de Função
iMétricas – 2006.

Secure Software Design
Foundstone inc. – 2006.

Writing Secure Code (JAVA, J2EE, .NET C#)
Foundstone inc. – 2006.

Web Portal Development
Vignette – 2006.

IDIOMAS
•    Inglês: Fluente em leitura, escrita e conversação.
•    Espanhol: Básico na escrita, leitura e conversação.

CONHECIMENTOS TÉCNICOS
JAVA: 17 anos.
J2EE: 11 anos.
PHP: 9 anos.
Oracle: 9 anos.
MySQL: 8 anos.
PostgreSQL: 8 anos.
Sybase: 7 anos.
PL/SQL: 6 anos.
MSSQL Server: 8 anos.
PKI e Certificação Digital: 11 anos.
Segurança da Informação: 17 anos.
Delphi: 8 anos.
C / C++: 5 anos.
Linux (administração): 9 anos.
Produtos CISCO: 7 anos.
Windows (administração): 13 anos.
Redes de Computadores: 7 anos.
Desenvolvimento de Sistemas: 13 anos.
UML: 11 anos.
SecureUML: 4 ano.
WebSphere: 5 anos.
NetBeans: 7 anos.
Sun Studio: 6 anos.
Sun Application Server: 6 anos.
JBoss: 7 anos.
JDeveloper: 6 anos.
JCreator: 6 anos.
Microsoft Visual Studio .NET: 8 anos.
RUP: 8 anos.
Produtos Rational: 8 anos.
XP (Extremme Programming): 5 anos.
CMM: 5 anos.
Six Sigma: 3 anos.
BPM, BPMN, BPEL: 5 anos.
Gestão de projetos: 10 anos.
Codificação Segura: 13 anos.
AJAX: 3 anos.
CMMi: 5 anos.
SOA: 5 anos.
WebServices: 5 anos.
.NET: 6 anos.
Arquitetura de Sistemas: 7 anos.
Análise de Sistemas: 15 anos.
Programação: 15 anos.
OBJETIVO

Atuar como Gerente / Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Arquiteto de Sistemas ou Professor

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Empresa atual: Instituto de Artes Interativas

Função: Arquiteto Android Sr, Professor dos cursos de Androide, Windows Phone e Lógica de Programação

Principal consultor para projetos de análise, desenho e desenvolvimento de projetos mobile na plataforma Android (desde versao 2.3) para os mais diversos segmentos. Em suas funções neste cargo estão o levantamento de necessidades de desenvolvimento, análise e desenho da solução, atuação com Scrum, desenvolvimento em JAVA utilizando ferramenta Android Studio ou Eclipse ADT (versoes de projetos mais antigos). Alguns apps em seu portifólio estão SKYConsumer, Discovery Kids Brasil, Fretz, Vagas.com, MyMotoboy, entre outros.

Principal consultor para projetos de análise, desenho e desenvolvimento de projetos mobilena plataforma Windows Phone (desde a versao 7.5) para os mais diversos segmentos. Em suas funções neste cargo estão o levantamento de necessidades de desenvolvimento, análise e desenho da solução, atuação com Scrum, desenvolvimento em C# utilizando ferramenta Visual Studio Professional 2012 ou 2013. Alguns apps em seu portifólio são Fretz, Scopus, Clube do Cupom Amigo, entre outros.

Professor de cursos de Android presenciais e online com mais de 2.000 horas de aulas dadas. Professor de cursos de Windows Phone, Windows Apps e Windows 8 Apps presenciais e online com mais de 1.000 horas de aulas dadas.

Desenvolveu novo curso Android para a escola. Está desenvolvendo novo curso Windows Phone.

Período: de 05/2014 até o presente.

Empresa anterios: S. Magalhães S/A (www.smagalhaes.com.br)

Função: Coordenador de Desenvolvimento

Inicialmente foi designado para atuar como coordenador da equipe de desenvolvimento de sistemas de processos de despacho aduaneiro. Esta atividade tratava da manutenção e evolução do ERP (desenvolvido in house) de processos de despacho aduaneiro, gestão de terminais re    troportuários e administração de contabilidade, faturamento, folha de pagamento, CRM, etc. Para esta atividade contava com equipe de 8 pessoas utilizando linguagem de programação Delphi.

Depois de 6 meses com esta equipe, foi designado para coordenar também outra equipe que estava criando um projeto de ERP para a Transportadora do grupo e cujo projeto já vinha caminhando há 2 anos sem conclusão. Desta feita, reformulou a equipe realizando rearranjos e contratando novas pessoas e redefinindo o rumo do projeto. A partir de Janeiro de 2013, a coordenação da equipe de despacho aduaneira foi passada para outro coordenador de modo que se pudesse dar foco ao novo sistema de transporte, um sonho da empresa.

De Janeiro para Maio, houve um novo desenho da arquitetura do projeto proposto pelo coordenador, foram desenvolvidas melhorias no projeto original e novas funcionalidades começaram a ser desenvolvidas. O Sistema se encontra em pleno desenvolvimento.

Função: Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas
Período: 10/05/2012 a 03/02/2014


Empresa anterior: SIB Serviços de Tecnologia Ltda. (www.sib.net.br )

Função: Gerente de Desenvolvimento de Sistemas / Gerente de Arquitetura Corporativa

Atuou como Gerente de desenvolvimento de sistemas. A SIB possui a característica de comercializar software como serviço (SAAS), deste modo, sou responsável pelo departamento de desenvolvimento de sistemas, automação de negócios, integração de sistemas (robôs e ESB), arquitetura de software, segurança em sistemas e software, codificação segura e entregáveis eletrônicos. Atualmente sou responsável por uma equipe de 9 pessoas com diversos perfis e funções, a saber, desenvolvedores Sênior, Arquiteto de Sistemas, Analistas de Sistemas, programadores de interfaces e analistas Júnior.

Além disto, fui responsável pela gestão de pessoas e projetos do departamento me reportando diretamente ao Diretor de Tecnologia. A SIB é uma empresa enxuta e que possui equipes de alta performance. Entre algumas de minhas realizações no momento estão a unificação da equipe que foi fortemente impactada por gestões anteriores, realinhamento dos projetos que estavam sem foco, o que ocasionou na superação de metas para o ano corrente, a instalação dos processo de arquitetura de sistemas no desenvolvimento de software visando a implementação de software reutilizável e melhor capacidade de desenho das soluções necessárias, instalação de equipe de segurança para manter o processo em acordo com necessidades de padronização de segurança e compliance de clientes. Soma-se a isto as práticas de gestão de custos, projetos, qualidade e entregáveis.

Dentro da cadeia decisória da empresa eu sou responsável pelas estratégias tecnológicas do que empregar e como para atender às demandas de clientes, aquisição de novas tecnologias e ferramentas e os rumos de processos técnicos frente ao negócio da SIB.

Após reestruturação interna, passei a atuar como Gerente de Arquitetura Corporativa com a missão de renovar as tecnologias corporativas e alinhar as mesmas com o negócio da empresa, criar, disseminar e acompanhar o uso de metodologias e práticas em âmbito de desenvolvimento de sistemas e levantamento de necessidades de clientes, além disto estou responsável pela criação e implantação de novo método de levantamento e modelagem de negócios.
Função: Gerente de Desenvolvimento de Sistemas
Período: 15/10/2010 a 10/05/2012



Empresa anterior: GPTI Tecnologia da Informação S/A (www.gpti.com.br)
Projeto SERPRO:
Atuou como principal arquiteto para a Autoridade Certificadora e Autoridade de Registro (PKI) para o SERPRO.

Este sistema é responsável pelo ciclo de vida e ciclo de uso de todo e qualquer certificado digital emitido sob a Autoridade da ICP-Brasil e, entre as várias atribuições do sistema, está a de manter a validação de certificados para as inúmeras transações financeiras executadas no Brasil em praticamente todas as instituições do país.

Uma das principais atribuições que tenho como arquiteto é a preparação de um novo produto baseado na solução atual. Este novo produto está sendo desenhado para manter-se com base em orientado a serviços. Outras atribuições são o desenvolvimento de metodologia para desenvolvimento de software, criação de framework de certificação digital, normatização de padrões para os projetos, desenho de soluções utilizando padrões de projeto, treinamento da equipe de desenvolvimento e auxílio ao gestor do projeto no que concerne aos tópicos técnicos dos projetos.

Projeto Portal de Assinatura de Contratos – Bradesco:

Atuo como arquiteto de Sistemas para o desenvolvimento de portal de Assinatura Digital de Contratos de Produtos e Serviços para diversos segmentos do Bradesco via Internet Banking utilizando certificados digitais ICP-BRASIL. Estou responsável pelo desenho, implantação e consultoria em segurança para o projeto.

Projeto V9 – Banco Itaú.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento de demandas para a criação de portal de Produtos da instituição baseado nos componentes do Microsoft Practices & Patterns (Enterprise Library 3.1 / WebClientFactory), WCF, WWF e C# em .NET 3.5. Esta aplicação utiliza como base os Application Blocks da Enterprise Library e o padrão MVP – Model View Presenter consagrado da Microsoft.

Existem outros projetos de grande importância onde estou engajado que são o de Nota Fisca Eletrônica e Assinatura de Documentos Eletrônicos. Estes projetos tratam da transferência de documentos assinados digitalmente. O formato XML Signature é utilizado em praticamente todos estes projetos.

Arquitetura e Centro de Competências
Participa da equipe de arquitetura e inovação corporativa. Responsável por criação e manutenção de frameworks de segurança da informação incorporados aos sistemas desenvolvidos pela empresa, SaaS (Software as a Service), sistemas de autenticação, One Time Password em celular e aplicações web, sistema de assinatura e autenticação digital e projetos de implantação de metodologia de codificação segura.


Função: Arquiteto de Sistemas Sr.
Período: 29/09/2008 a 15/10/2010

Empresa anterior: Banco Itaú S/A (www.itau.com.br)
Atuou no desenvolvimento web e client-server para o Itaú Bankline (PF e PJ) na camada de segurança, em web services, integração de canais e transferência de arquivos.

Atuou como principal desenvolvedor do canal Shopline.

Atuou como gestor de projetos de fábrica de software quando necessário.

Esteve engajado em projeto de estruturação de escritório de projetos na sua gerência com ênfase no ciclo de vida de desenvolvimento de software seguro.

Atuou como evangelizador em segurança da informação mantendo cursos permanentes e gerando campanhas de conscientização de segurança para a equipe de desenvolvedores de sua gerência. Entre os cursos estavam “Criptografia básica”, “Codificação Segura”, “Análise forense de eventos de Segurança” e “Segurança da Informação – Conceitos básicos”.

Atuou com a plataforma .NET 2003 (Framework 1.1) e em processos de migração para a plataforma .NET 2005 (Framework 2.0).

Atuou como arquiteto de sistemas para as plataformas de desenvolvimento do setor. Desenvolveu framework e processos de desenvolvimento de sistemas com ênfase em desenvolvimento seguro para o internet Banking e demais canais eletrônicos.

Participou de projeto de mudança de plataforma de desenvolvimento de .NET para MONO em UNIX como forma de tentar aplacar custos de licença para o ambiente de desenvolvimento.
Função: Arquiteto de Sistemas de Segurança Sr.
Período: De  02/07/2007 a 29/09/2008

Empresa anterior: Bankboston Banco Múltiplo S/A (www.itaubank.com.br)
Participou de projetos de desenvolvimento de aplicações Web no desenho, especificação e gestão de projetos com tecnologia JAVA e Websphere. Nestes projetos, atuou fortemente na gestão dos processos de desenvolvimento e coordenação de fábrica de software.

Auxiliou a instituição em investigações de ocorrências de segurança e análise forense.

Adquiriu prática na gestão de projetos com metodologia PLC, Six Sigma e CMM.

Utilizou seus conhecimentos em RUP e Extreme Programming para a concepção, desenho e especificações das soluções de tecnologias empregadas na instituição para o Office Banking na Internet (PJ) e para o Internet Banking (PF), além dos sistemas de transmissão de arquivos, VANs e EDIs.

Participou de todos os projetos ligados a Certificação Digital e PKI para canais eletrônicos. Ajudou o Banco a montar uma AC (Autoridade Certificadora) própria ainda que a mesma não tenha sido registrada como Autoridade Certificadora de fato. O projeto visava a diminuição do custo de geração de certificados digitais para promover segurança e autenticidade em projetos interno.

Atuou junto ao Banco na FEBRABAN nas questões relacionadas a Segurança e Certificação Digital.

Utilizou conhecimentos em Business Process Management - BPM para modelar processos de negócios aliados à segurança da informação junto às áreas de metodologia e escritório de segurança da informação.

Atuou como especialista em codificação segura dando suporte aos desenvolvedores de aplicações web.
Função: Consultor especialista em Segurança da Informação, posteriormente, Analista de Sistemas Sr.
Período: De 02/08/2002 a 02/07/2007

Empresa anterior: Unibanco S/A (www.unibanco.com.br)
Participou de projetos de concepção e desenvolvimento do Internet Banking para pessoa Jurídica onde contribuiu com seus conhecimentos em segurança da informação aliados ao desenvolvimento de sistemas.
Funções: Analista de Sistemas Sr.
Período: 21/11/2001 a 02/08/2002

Empresa anterior: PricewaterhouseCoopers International (www.pwcglobal.com)
Participou de projetos em auditoria de sistemas e segurança da informação.

Foi especializado pela empresa em Segurança de Sistemas e Hacking ético para aplicação em Testes de Penetração controlados. Foi capacitado, igualmente, em análise forense de eventos de Segurança da Informação.

Estas especializações foram aliadas aos conhecimentos em desenvolvimento de sistemas colocando o profissional como especialista em segurança de aplicações. Foco em desenvolvimento WEB e fragilidades de web sites. Participou de dezenas de projetos em revisão de código e consultoria em codificação segura.

Participou de projetos na criação e auditoria de políticas de segurança e processos para empresas de grande porte como UNIBANCO e Orbitall.

Coordenou equipes em projetos de discovery e Penetration Tests monitorados e controlados pelo cliente.
Desenvolveu sistema de base de conhecimento para armazenar informações para o departamento de Segurança e gerenciamento de riscos ao qual trabalhou.

Obteve treinamento para obtenção de Certificações CISA e CISSP.

Participou de projetos como coordenador de equipes para a implantação de Processos de Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software Seguro com base nas melhores práticas de mercado e metodologias de desenvolvimento consagradas como o RUP.
Funções: Consultor Sênior em Segurança da Informação
Período: 01/01/1998 a 21/11/2001

Outras experiências profissionais:

Iniciei minha carreira em 1995 assim que comecei minha formação acadêmica. Estagiei numa pequena empresa de arquitetura (Construção Civil), chamada Proença Arquitetos, onde atuei como consultor em microinformática. Minhas principais atividades eram automatizar as atividades de computação gráfica criando rede colaborativa entre estações Microstation para que os técnicos em edificação e arquitetos pudessem utilizar AutoCAD e 3Dstudio para gerar os projetos arquitetônicos de modo colaborativo. Fui responsável pela criação e gerenciamente de rede interna, configuração e administração de servidor de e-mail e suporte técnico das máquinas dos usuários.

Dois anos mais tarde deixei a empresa para uma nova oportunidade financeira e para começar a trabalhar na cidade de São Paulo. Desta forma, fui contratado para trabalhar como desenvolvedor e integrador de software na WVS Representações Ltda. Era uma empresa de pequeno porte responsável pela venda e distribuição de produtos da ROCOL Lubricants, empresa mundial líder em óleos lubrificantes especiais. Fui responsável, entre outras atividades, pelo desenvolvimento de software de vendas de produtos, estoque, contabilidade (faturamente, contas a pagar e a receber) e sistema de integração com a empresa matriz nos EUA.

No ano seguinte, fui contratado para trabalhar na PricewaterhouseCoopers como pode ser observador anteriormente neste documento.


ATIVIDADES DOCENTES

•    PricewaterhouseCoopers International (www.pwcglobal.com) – São Paulo - Brasil (2000-2003): Ministrei curso de desenvolvimento de código seguro, PKI, Certificação Digital e Segurança da Informação
•    Bankboston (www.itaubank.com.br) - Brasil (2002-2007): Ministrei cursos de Certificação Digital, PKI, Arquitetura de Software, JAVA (J2EE) e Segurança da Informação.
•    FASP (www.fasp.br) – São Paulo - Brasil (2000): Ministrei palestra de Segurança da Informação e Hacking Ético para o curso de pós-graduação em Segurança da Informação.
•    Instituto de Artes Interativas (www.iai.art.br) – São Paulo - Brasil (2014 em diante): Cursos livres fixos em desenvolvimento mobile. Ministro aulas em lógica de programação, desenvolvimento Android, JAVA, C# e Desenvolvimento Windows Phone.



FORMAÇÃO ACADÊMICA E CERTIFICAÇÕES

    Graduação : UNESP / FATEC – Baixada Santista
Tecnologia em Processamento de Dados - 1999

Certificação:

Hacking Techniques
Network Associates Brasil – 2000.

Network Troubleshooting
Network Associates Brasil – 2000.

SPTM – Security Penetration Test Methodology
PricewaterhouseCoopers International – 1999.

Ethical Hacking
PricewaterhouseCoopers International – 1999.

Análise por Pontos de Função
iMétricas – 2006.

Secure Software Design
Foundstone inc. – 2006.

Writing Secure Code (JAVA, J2EE, .NET C#)
Foundstone inc. – 2006.

Web Portal Development
Vignette – 2006.

IDIOMAS
•    Inglês: Fluente em leitura, escrita e conversação.
•    Espanhol: Básico na escrita, leitura e conversação.

CONHECIMENTOS TÉCNICOS
JAVA: 17 anos.
J2EE: 11 anos.
PHP: 9 anos.
Oracle: 9 anos.
MySQL: 8 anos.
PostgreSQL: 8 anos.
Sybase: 7 anos.
PL/SQL: 6 anos.
MSSQL Server: 8 anos.
PKI e Certificação Digital: 11 anos.
Segurança da Informação: 17 anos.
Delphi: 8 anos.
C / C++: 5 anos.
Linux (administração): 9 anos.
Produtos CISCO: 7 anos.
Windows (administração): 13 anos.
Redes de Computadores: 7 anos.
Desenvolvimento de Sistemas: 13 anos.
UML: 11 anos.
SecureUML: 4 ano.
WebSphere: 5 anos.
NetBeans: 7 anos.
Sun Studio: 6 anos.
Sun Application Server: 6 anos.
JBoss: 7 anos.
JDeveloper: 6 anos.
JCreator: 6 anos.
Microsoft Visual Studio .NET: 8 anos.
RUP: 8 anos.
Produtos Rational: 8 anos.
XP (Extremme Programming): 5 anos.
CMM: 5 anos.
Six Sigma: 3 anos.
BPM, BPMN, BPEL: 5 anos.
Gestão de projetos: 10 anos.
Codificação Segura: 13 anos.
AJAX: 3 anos.
CMMi: 5 anos.
SOA: 5 anos.
WebServices: 5 anos.
.NET: 6 anos.
Arquitetura de Sistemas: 7 anos.
Análise de Sistemas: 15 anos.
Programação: 15 anos.
Contratar

Rankeado: No está rankeado

Posición del perfil: Bronze

Último login: Hace 9 meses

Registrado: Hace 2 años