Telma F.

Jornalista, redatora e revisora de textos

Promedio 0 de 5

Valor hora: R$ 35,00

Actividad freelancer: Traducción y Contenidos

Brasil

Habilidades (Máximo: 3)
Sobre mi
Jornalista formada pela USP (mtb 25.381), 28 anos de experiência em assessoria de comunicação, marketing, comunicação corporativa, edição de livros e revistas, reportagem, redação e revisão de textos jornalísticos e publicitários. Experiência na grande imprensa (repórter e editora do jornal Folha de S. Paulo por 7 anos) e como gestora de empresa na área de publicações (16 anos).
46 anos, casada, sem filhos. Disponibilidade para viagens, trabalhos free-lance, em período integral ou parcial (no local ou em home office) e novos desafios profissionais.
Idiomas
Historia laboral
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo [Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) [diplomada
- Comunicação Social – Editoração [Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) [graduação não concluída

HISTÓRICO PROFISSIONAL
Figueiredo Publicações Ltda.
- Gestora e Jornalista responsável.
[a partir de 1995

SP4 Comunicação Corporativa
- Jornalista coordenadora. Edição, redação e revisão de textos. Clientes atendidos: PwC (Price Water House Coopers), Canal RH – Grupo VR (portal dirigido a gestores de Recursos Humanos) e Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).  [2010

Relatório Pacto Global das Nações Unidas (CCP - Cyrela Commercial Properties) 
- Responsável pelo conteúdo, que inclui pesquisa, redação e edição dos textos do relatório anual da CCP (26 páginas) para o Pacto Global das Nações Unidas (Comunicação de Progresso - junho/2010). Como empresa integrante do Pacto Global, a CCP tem o compromisso de enviar, anualmente, relatório dos progressos da corporação na aplicação e difusão dos dez princípios do Pacto Global – relacionados aos direitos humanos, direitos do trabalho, à proteção do meio ambiente e ao combate à corrupção em todas as suas formas.
[2010

Livros de edifícios comerciais ‘Triple A’ (CCP - Cyrela Commercial Properties)
- Responsável pelo conteúdo, que inclui pesquisa, redação e edição dos textos em português de livros destinados ao lançamento (principalmente para investidores) de torres corporativas de alto padrão, como Financial Center Berrini, JK 1455 (The City), Faria Lima Financial Center, Faria Lima Square e Corporate Park. Também chamados de edifícios ‘Triple A’, esses empreendimentos contemplam os mais rigorosos padrões de qualidade vigentes no mundo para implantação de torres comerciais. No Brasil, tal classificação é aferida pelo Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
[de 2005 a 2010

Livreto Guia do Corretor (grupo Cyrela Brazil Realty)
- Autora do ‘pocket book’ Guia do Corretor – O mercado de imóveis comerciais sem mistérios, destinado principalmente a corretores que comercializam produtos do grupo Cyrela Brazil Realty. Com 64 páginas, o livreto reúne dicas e orientações sobre o mercado de escritórios para rápida consulta dos consultores imobiliários que atendem o vasto universo de interessados em comprar, vender, alugar e/ou investir nesse segmento de mercado. Escopo do trabalho: parte editorial (proposição, pesquisa, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[2008

Revista Atitude Cyrela (grupo Cyrela Brazil Realty)
- Editora e jornalista responsável. Coordenação do processo de criação e produção da revista (bimestral), destinada aos consultores imobiliários que comercializam produtos do grupo Cyrela Brazil Realty. Escopo do trabalho: parte editorial (pauta, reportagem, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[2007 e 2008

Livro Embratur 40 anos (Ministério do Turismo)
- Proposição e criação dos projetos editorial, industrial e de viabilidade financeira do livro Embratur 40 anos – Uma trajetória do turismo no Brasil, 138 páginas, publicado em 2006. Coordenação de produção, edição e revisão dos textos. A obra integrou o leque de ações comemorativas do aniversário de 40 anos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ligado ao Ministério do Turismo. O livro enfoca a trajetória do turismo no Brasil e no mundo no período de 1900 até hoje – utilizando como recurso uma “linha do tempo” onde são apresentados os principais fatos que influenciaram a indústria turística brasileira e mundial, com destaque para as ações e programas desenvolvidos pela Embratur a partir de 1966, ano de sua criação. Projeto desenvolvido para a Máquina da Notícia Comunicação Corporativa Integrada.
[2006

Máquina da Notícia Comunicação Corporativa Integrada
- Editora, redatora e revisora de textos; atendimento e participação em ‘gerenciamento de crise’ de clientes como Camargo Corrêa, C&A e Associação dos Defensores Públicos do Estado de São Paulo. Desenvolvimento de projetos na área editorial (livros e revistas corporativas).
[2006

Dicionário do Mercado Imobiliário (grupo Cyrela Brazil Realty)
- Proposição, pesquisa, redação, edição e revisão do ‘pocket book’ com cerca de 350 verbetes, destinado a jornalistas que cobrem a área imobiliária e outros profissionais do setor. Na época do lançamento, o produto rendeu expressiva divulgação espontânea na mídia e interesse do público maior que o previsto. Com edição esgotada, o dicionário está disponível para download no site do grupo Cyrela Brazil Realty.
[2005

Revista Style (grupo Cyrela Brazil Realty)
- Editora e jornalista responsável. Coordenação do processo de criação e produção de mais de 50 edições bimestrais da referida revista, destinada aos clientes do grupo Cyrela Brazil Realty. A Style, com tiragem de 25 mil exemplares e média de 40 páginas por edição, foi a revista do gênero a ser publicada por maior período de forma ininterrupta. Escopo do trabalho: parte editorial (pauta, reportagem, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[1998 a 2005

Alphasítio Incorporações
- Consultoria em comunicação e assessoria de imprensa para lançamento de megaempreendimento residencial e comercial em Alphaville (Barueri), que foi sucesso de vendas e teve visibilidade expressiva na mídia.
[2002

Patrimônio Incorporadora e Construtora
- Editora e jornalista responsável do informativo da empresa. Coordenação do processo de criação e produção de edições bimestrais da referida publicação, destinada aos clientes (compradores de imóveis). Escopo do trabalho: parte editorial (pauta, reportagem, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[2001

Lopes Consultoria de Imóveis
- Pesquisa, redação e edição de todo o conteúdo da primeira versão do site da empresa, a maior em seu segmento de atuação na cidade de São Paulo.
[2000

Projeto revista Up to Date Brasil (grupo Accor)
- Idéia e projeto da primeira revista de hóspedes (room magazine) brasileira, desenvolvido para o grupo Accor Brasil, detentor da maior cadeia hoteleira no país, com bandeiras como Sofitel, Mercure, Ibis, Formula 1, entre outras. Proposição e criação dos projetos editorial, gráfico, industrial e de viabilidade financeira.
[1999 e 2000

Revista Indústria Imobiliária (Secovi)
- Artigos e reportagens especiais para a revista do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
[1996 a 1998

Livro Incorporação de Flats (grupo Accor)
- Autora do livro Incorporação de flats – Questões básicas para empresas que pretendem investir no segmento, destinado aos incorporadores e construtores. Abordando aspectos construtivos, financeiros, demandas de mercado, entre outros, o livro oferece subsídios para análise da viabilidade de incorporação, construção e comercialização de flats. Escopo do trabalho: parte editorial (proposição, pesquisa, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[1996

Livreto sobre Flats (grupo Accor)
- Autora do ‘pocket book’ Flat – O que é, como funciona e como participar do negócio, destinado aos compradores e/ou interessados no negócio – que registrou expressivo desenvolvimento no Brasil especialmente nas décadas de 80 e 90. Com 52 páginas, a cartilha explica, por meio de perguntas e respostas, o conceito e as principais peculiaridades do produto flat. Escopo do trabalho: parte editorial (proposição, pesquisa, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[1995

Revista Parthenon Magazine - Flats (grupo Accor)
- Editora e jornalista responsável. Coordenação do processo de criação e produção de mais de 20 edições (bimestrais) da referida revista, destinada aos investidores de flats. Escopo do trabalho: parte editorial (pauta, reportagem, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[1995 a 1998

Informativo Estudo Especial (grupo Accor)
- Editora e jornalista responsável. Coordenação do processo de criação e produção de 10 edições (bimestrais) do informativo, que teve como objetivo divulgar reportagens aprofundadas e análise sobre o mercado de flats. Escopo do trabalho: parte editorial (pauta, reportagem, redação, edição e revisão dos textos) e parte visual (projeto gráfico, diagramação, gerenciamento de imagens e produção gráfica).
[1995 e 1996

Jornal Folha de S.Paulo (grupo Folha da Manhã)
- Repórter, subeditora e editora, com atuação principalmente nos cadernos de Imóveis, Economia, Política e Cotidiano.
[1989 a 1995

Jornal Folha da Tarde (atual jornal Agora, grupo Folha da Manhã)
- Repórter de variedades (cultura e geral).
[1988

Revista de bordo Classe (TAM)
- Repórter da área cultural (entrevistas com Marília Pêra, Marisa Monte, Elba Ramalho, Malu Mader, Adriana Calcanhoto, Bruna Lombardi, entre outras), além de artigos sobre filmes e revisão dos textos de toda a revista.
[1987 e 1988

Itaú Seguros – Departamente de Marketing (grupo Itaú)
- Redatora-coordenadora e revisora de textos da newsletter da empresa.
[1987 e 1988

São Marcelo Publicações
- Repórter e tradutora-trainee da revista Home Vídeo (cinema e vídeo).
[1987

Editora Contexto
- Estagiária em editoração de livros
[1986

Salles Inter-Americana de Publicidade (agência)
- Revisora de textos publicitários.
[1984 a 1986
Contratar
Actividad y calificaciones

Último login: Hace 3 años

Registrado: Hace 3 años


Rankeado: No esta rankeado

Posición del perfil: Iron

¿Qué es posición
de perfil iron?

Iron es el nivel inicial de los freelancers de Workana. A medida que consigan más logros y ganen más proyectos, irán progresando hacia los niveles superiores. Leer más

Cargando...