Nicolina M. A. B. freelancer experto en C, COSMOS

Nicolina M. A. B.

Criação é movimento.

0 / 5

Brasil

Traducción y Contenidos

Habilidades (Máximo: 5)
¿Qué es posición de perfil bronze?

Bronze es el segundo nivel de los freelancers de Workana. A medida que consigan más logros y ganen más proyectos, irán progresando hacia los niveles superiores. Leer más

Sobre mí
Sou uma pessoa multi polivalente, que busca excelência nas áreas em que tenho talento. Tenho uma profunda capacidade de concentração nas tarefas que realizo e uma mente bem organizada. Amo o trabalho de tradução, porque considero uma forma rica e enriquecedora de se mergulhar fundo na estrutura e na lógica da linguagem de uma língua estrangeira, e portanto, em sua cultura.
Historia laboral
1.    FORMAÇÃO ACADÊMICA

    Concluiu o segundo grau do Ensino Fundamental na Mercer Area High    School, na cidade de Mercer, Pensilvania, EUA, em 1971.
    Cursou o primeiro ano de Letras na Faculdade de Letras da PUC – Pontifícia Universidade Católica de Belho Horizonte, 1972.
    Graduou-se Bacharel em Ciências Sociais, FAFICH- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, em 1981.
    Foi aprovada em primeiro lugar no concurso para o Mestrado de Sociologia em 1981.
    Concluiu os seus créditos de mestrado na área de concentração de Sociologia da Cultura, Departamento de Sociologia e Antropologia, FAFICH – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 1982 e 1983.
Realizou também parte destes créditos na Faculdade de Filosofia – FAFICH – UFMG, e na ECA – Escola de Comunicação e Arte da USP- Universidade Estadual de São Paulo, SP, 1986.
            Passou em primeiro lugar no concurso de mestrado em Extensão Rural, Departamento de Economia Rural, UFV – Universidade Federal de Viçosa, 1996.
•    Obteve o título de “Magister Scientiae” em Extensão Rural, com a tese aprovada com 10!, no curso de Mestrado de Extensão Rural, Departamento de Economia Rural,  UFV – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, 2000.

2.  ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM SÃO PAULO E VIÇOSA
3.
    Fez parte do staff técnico do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos em São Paulo, SP, de 1984 a 1987.
    Integrou o corpo docente da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando a disciplina de Metodologia Científica para o Ciclo Básico, SP, 1987 a 1989.
    Foi docente da ESP – Escola de Sociologia e Política de São Paulo, SP, ministrando as disciplina de Teoria Sociológica e de Metodologia Científica, 1987 a 1989.
    Foi membro da Assessoria de Cultura da Secretaria Dra. Alda Marco Antônio, participando na estruturação, formulação e implantação de programa educacionais e de arte na educação para crianças de rua, na Secretaria de Estado do Menor de São Paulo, SP, 1987 a 1990.
    Trabalhou como docente do Departamento de Economia da UFV – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, ministrando as disciplinas de Teoria Sociológica e de Sociologia da Comunicação, em 2001.

4.      ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM UBÁ

•    Integrante do corpo docente da UNIPAC, onde ministrou as disciplinas de Teoria Sociológica e Sociologia do Direito, Ubá, 1996 a 1998; e em Visconde do Rio Branco, lecionado Teoria Sociológica, Sociologia da Administração e Psicologia Social para o Curso de Administração, 1996 a 2002.
    Foi locutora do quadro “Alto Astral”, inserido no Programa de Rádio Ubá em Primeiro Lugar, de Iran Jacob, na Rádio Educadora, em 1996.
    Foi locutora do programa do Sindicato Rural de Ubá, na Rádio Educadora, em 1996.
    Foi locutora do quadro “Ubart apresenta os Artesãos de Ubá”, inserido no programa de César Sá, na Rádio Ubaense, em 1996.
    Redigiu a coluna “Alto Astral”, do jornal Tribuna Regional, em 1997.
•    Integrante do corpo docente da FAGOC, onde ministrou Teoria Sociológica e Sociologia da Comunicação, 2003.
•    Desenvolveu um trabalho beneficente de iniciativa pessoal, para crianças de baixa renda, com faixa etária de 07 aos 11 anos, criando a metodologia do curso Criar-te, Oh! Arte, 2006 a 2008.
•    Realizou uma Exposição de Pinturas e Desenhos das crianças que frequentaram seus cursos, onde foram mostrados cerca de 100 trabalhos, em 2007.
•    Realizou trabalho beneficente para crianças de baixa renda, na Associação de Moradores do Bairro São Domingos, oferecendo o curso Criar-te, Oh! Arte!,  para crianças de 7 aos 11 anos, em 2008.

4.    ATIVIDADES PROFISSIONAIS ATUAIS

    Escreve poemas, contos literários e ensaios na área de humanidades.
    Realiza pinturas abstratas e figurativas com vários matérias (óleo, pastel a seco, pastel a óleo, nanquim, aquarela, acrílica, etc.).
    Faz modelagens em Papier Máchè.
    Ministra o curso Criar-te, Oh!Arte, com metodologia de sua autoria. Público alvo: a partir de 7 anos a faixa etária é ilimitada.
    Reabriu o Centro de Estudos Superios – Núcleo SiOriente, Núcleo Arte DivinaTória e Núcleo oficina de Criação, onde realiza consultas, consultorias e orientações acadêmicas, palestras e cursos de Astrologia e workshops do Curso Criar-te!Oh!Arte!, em Ubá,  em 2013.

5.     CURSOS ATUAIS

    Frequentou o ´Conservatório de Música ´Theodolindo Soares` de Visconde do Rio Branco, cursando Canto Lírico, Piano e Saxofone, de em 2010 e 2011.
    Foi aluna de Piano e Canto Lírico do Ceim – Centro de Estudos Musicais, da Sociedade Musical e Cultural Banda 22 de Maio de Ubá,, em 2012.

6.    EXPOSIÇÕES E PREMIAÇÕES

    Exposição coletiva – série Azul Em Movimento, pinturas a óleo, Banco do Brasil, Ubá, 1997.
    Mostra de Pinturas – quadros a óleo e pastel seco, a convite de Nádia Micheriff,  Festa Ubaense Ausente, Belo Horizonte, 2008.
    Premiada no XIII Salão de Artes Visuais, Fotografia e Artesanato de Docentes e Discentes da UFV, com o quadro Tributo a Van Gogh, da série Azul em Movimento, Universidade Federal de Viçosa, 1997.
    Premiação e publicação de seu poema Deixar Passar em Mim Um Rio,  escolhido entre 1650 outras obras, para compor a ontologia de 210 p.,  “Falando de Amor”, da Editora Novos Autores de São Paulo, SP, em 2010.


7.     TRABALHOS DE SUA AUTORIA PUBLICADOS

    BOTELHO, N.M.A., BARROS, G.P.P., BRAGA, G.M. Ação pedagógica da extensão rural: discurso e prática. Economia Rural, Viçosa, ano 9, n. 3, jul./set. 1998.

    BOTELHO, N.M.A. Minas de Cabeça para Baixo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 21,n.2, jul/dez. 1988.

    ABUJAMRA, A., BOTELHO, NICOLINA M..ARANTES. (Org.). José Campomizzi Filho: Escritos e Memórias. Confederação Nacional da Indústria, Rio de Janeiro / RJ, 2000.
    
BOTELHO, NICOLINA M. ARANTES. Deixar Passar Em Mim Um Rio. Poema publicado na ontologia Falando de Amor, p. 180. Editora Novos Autores, São Paulo, SP, 2010.

8.    ALGUNS DE OUTROS TRABALHOS DE SUA AUTORIA


Murmurinmim (poemas / décadas de 1980/1990)

Thomas Kuhn e Gaston Bachelard: desmistificando a ciência (Ensaio/1980)

Lygia em Apenas Um Saxofone (Tradução Inter-Semiótica do conto Apenas Um Saxofone, do livro Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles,1983)

Luíza – Uma Experiência de Amor ou Carinhos Feitos á Mão (diário escrito durante os primeiros 5 anos de vida de minha filha Luíza Botelho Almeida, 1985-1990)

Astrologia: Fundamentos e Possibilidades (Ensaio - 1987)

Sobre o Racismo Contra o Negro no Brasil (Ensaio - 1988)

Sobre a Arte e a Cultura na Educação (Ensaio - 1989)

Os Processos de Criação da Arte e da Ciência (Ensaio - 1989)

Binômio – de Pedro Malazartes a Macunaíma (um jornalismo bem à brasileira). (Projeto de Pesquisa em busca de patrocíneo, 1992)

Mistérios da Natureza: O Fogo, O Ar, A Terra, A Água. Coletânea Cosmos de Contos Infantis, (1995). Participação no concurso Lusófono de Contos Infantis, Cidade do Porto, Portugal, 2010).

Ao Compasso da Música (2010). Participação no XII Certamen Literario de Relatos Cortos Cafè Compás, Valadolid, Espanha, 2010, e no VI Concurso Literario Bonaventuriano de Poesia Y Cuento Corto, da Universidad Bonaventura, Colômbia, 2010.

Você que Vive Dentro de Mim (2010) Participação no XII Certamen Literario de Relatos Cortos Cafè Compás, Valadolid, Espanha, 2010, e no VI Concurso Literario Bonaventuriano de Poesia Y Cuento Corto, da Universidad Bonaventura, Colômbia, 2010.

Participação no Concurso Artes Visuais da FUNARTE, 2010, com o Projeto de Instalação Artística, Jornal Binômio: A Trajetória de um Herói. 

Olho D´Água (poemas /  2000-2013)

Reflexões sobre Orientações para a Criação de uma Estrutura Artístico-Cultural que Integrem a Programação de Estações de Radio, enviado à Fundação Ormeu Junqueira Botelho, 2008.



                                Nicolina Maria Arantes Botelho
                                                                    Ubá / abril / 2014
Contratar

Rankeado: No está rankeado

Posición del perfil: Bronze

Último login: Hace 3 años

Registrado: Hace 4 años