Bruno S.

Arquiteto de software

Average 0 of 5

Freelancer activity: IT & Programming

Brasil

Skills (Maximum: 3)
About me
Carreira em análise e desenvolvimento de software construída desde 2005 atuando com tecnologias livres e padrões abertos, utilizando a web como plataforma de desenvolvimento de aplicações ricas e sistemas multiplataformas. Conhecimento em processos, tecnologias para arquiteturas de várias camadas e ambiente de desenvolvimento e produção.

Processos e Técnicas

PMBOK, Feature Driven Development, Extreme Programming, Scrum, Pair Programming.

Virtualização

VirtualBox, KVM, Solaris Zones, XEN.

Banco de Dados

PostgreSQL, SQLServer, SQLite SQL, T-SQL, PL/PGSQL, PL/Java, PL/Shell, FDW, SQL/MED

Servidores (Linguagens e de Aplicação)

Oracle Glassfish, Apache Geronimo, Apache Tomcat, Jetty, JoNAS J2EE, J2SE, JavaScript (ServerSide), Erlang, Python, ASP.NET, PHP, Servlet, JSP, JSF, Apache Wicket ORM Hibernate, EclipseLink JPA, JPQL SOA Apache Axis2, Jersey JAX-RS, JAX-WS, XML-RPC,

Clientes

XulRunner, Firefox, Chrome, Opera, IE XUL, XBL, HTML5, JavaScript, CSS (2, 3), XPCOM, XPConnect, IDL, NativeClient, c-types.

Semântica

HTML5, MicroFormats, OWL, OWL-S,

Ambiente de Desenvolvimento

Redmine, Trac, Apache Archiva, Apache Maven, SVN, GIT, Mercurial, LDAP, Eclipse, NetBeans, Cloud9, Anjuta, Integração contínua (Hudson e Jenkins)

Dispositivos Móvel

HTML5, Apache Cordova, PhoneGap, Android.

Computação de Alto Desempenho

TerraCotta API DSM, MPI2

Outros

Linux: Slackware, Debian, RedHat, Mint, Elementary, OpenSuse, OpenIndiana, Solaris, Fedora, Ubuntu. ShellScript, C, C++, Pascal, Fortran, Assembly. Telefonia Avaya
Languages
Work history
Ampliato - Tecnologia da Informação e Consultoria (Information Technology and Services) ////
Como sócio-diretor na Ampliato atuo no desenvolvimento e planejamento das diversas áreas da empresa, buscando a excelência na entrega de valor para o cliente através do desenvolvimento de softwares sob medida. As atividades desempenhadas vão desde o marketing ativo, desenvolvimento de metas, bem como o processo de construção/entrega e o pós-venda/manutenção. Mantendo como foco interno para a padronização de processos de desenvolvimento de software, bem como a continua adoção de padrões mundialmente reconhecidos e sustentáveis, utilizamos sempre a W3C, a WHATWG e a fundação Mozilla como referências para os passos da empresa.

    Caiena - Desenvolvimento de Software LTDA (Information Technology and Services) // - desde 12/2009//
No processo de desenvolvimento de software, participei da concepção, construção, validação e implantação de um software de gestão de pedidos remotos (SCM - Supply Chain Management) para um dos clientes da empresa, atendendo solicitações de pedidos pelo país, bem como tratando a cadeia de avaliações/aprovações entre as diversas áreas da empresa. O processo de SCM envolvia solicitações mensais de entregas de diversos tipos, regionalização de tabela de preço e fornecedores, além de possibilitar integrações com sistemas de fornecedores, a fim de viabilizar o processo contábil e financeiro de faturamento, movimentando em torno de R$ 2M/mês. As atividades técnicas do desenvolvimento de software foram desempenhadas na construção do software utilizando conceitos da plataforma SOA, software baseado em tecnologias ricas para web, modelagem e implementação de MERs e gerenciamento ágil do projeto (SCRUM). Liderei a contrução de um robô de software capaz de gerenciar remotamente máquinas através do protoloco IRC. Esse projeto foi construído para manutenção / levantamento de estatísticas de servidores remotos, implantados nos clientes da empresa. No processo de avaliação / implantação interna de hardware, trabalhei com o servidor Sun Fire X4150, utilizando o sistema operacional Solaris (SunOS). Implantei diversas virtualizações no mesmo servidor via Solaris Zones, bem como alterações de layout na própria máquina (dimensionamento de memória, RAID, armazenamento via ZFS, etc). Liderei a avaliação do ambiente de desenvolvimento da empresa, desde a reestruturação do controle de verisonamento de código, bem como a construção de ambiente centralizado de segurança (Kerberos, LDAP), gestão e controle de funcionalidades (Trac), backups, IDEs (Eclipse, NetBeans), testes e integração contínua (Apache Hudson), sistemas operacionais (Slackware, Fedora, SuSE, RedHat, etc).

    Caiena - Desenvolvimento de Software LTDA (Information Technology and Services) // - desde 12/2008//
Como analista de software, trabalhei na concepção, construção, validação e implantação de um software de gerenciamento de agendas e relacionamento com clientes (CRM). O processo envolvia o controle de agendamento de eventos, bem como manutenções em evidências tanto no pré quanto no pós-venda para clientes de todo o país, além de possiblitar métodos para prospecção de novos clientes. As atividades processuais trabalhadas foram em torno do gerenciamento e avaliação de atividades, resolução de conflitos, treinamentos de equipe de desenvolvimento e treinamentos para implantação de software, além da própria gerência de partes do projetos. As atividades técnicas foram desempenhadas na construção do software utilizando conceitos da plataforma SOA (Restful, JSON, XML, respositórios de serviços, AJAX, AJAX Reverso, Comet, MVC, Apache Tomcat, etc), software baseado em tecnologias ricas para web (JavaScript, XulRunner, XBL, XUL, XPCOM), modelagem e implementação de MERs (PostgreSQL, PL/PGSQL) e gerenciamento ágil do projeto (SCRUM).

    Caiena - Desenvolvimento de Software LTDA (Information Technology and Services) // - desde 1/2008//
Por se tratar de uma startup, muitas das sistematizações tanto em relação a processos, quanto ao desenvolvimento baseado em uma arquitetura, não estavam plenamente estabelecidos e com isso, diversas discussões a respeito de sua integridade e sustentabilidade foram despertadas, complementando o intuito do estágio. O trabalho ficou em sua maior parte concentrado nas seguintes atividades: Criação de um proxy/cache de dados em um arquitetura distribuída de software e proprietária, utiizando JavaScript, JSP, Servlets, e XulRunner (XUL e XBL). Melhora de desempanho do ambiente de desenvolvimento do software através da implantação do módulo SMP ao Kernel nas máquinas disponíveis nesse ambiente (Linux Slackware). Diversos treinamentos em JavaScript, XUL, XBL, XulRunner, CSS, Java (J2SE, J2EE), PostgreSQL, PostGIS, SparkL, SQL, PL/PGSQL, PL/Shell, PL/Java, Linux, Apache Tomcat, Ajax, ShellScript, XML, XPCOM, DOM. Participação e contribuições em projetos de georrefernciamento de dados (PostgreSQL e PostGIS), gestão de informações em prefeituras, gestão de relacionamento com clientes, fabricação de componentes arquiteturais utilizando tecnologias web (JavaScript, HTML, XUL e XBL), modelagem e implementação de MER em PostgreSQL, MySQL e SQLite.

    UNESP- Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Higher Education) // - desde 8/2007//
Trabalhei na concepção e desenvolvimento de um processo computacional de alto desempenho, através da solução matemática do método de diferenças finitas para análise de satélites ligados entre si através de cabos de nanotubo de carbono (CNTc), na órbita geossíncrona em torno da Terra. Para a construção da plataforma utilizei o MPI, através das linguagens C e Fortran (e MPICH2), utilizando troca de mensagens em memória distribuída, viabilizada por rede de alto desempenho em ambiente Microsoft Windows. O projeto gerou publicações no CIC/Unesp 2006, SECCOMP 2006, DINCON 2007.
Hire
Activity and ratings

Last login: 3 years ago

Joined: 3 years ago


Ranked: Not ranked

Profile level: Iron

What is profile
level iron?

Iron is the starter level for freelancers in Workana. The more objectives they fulfill, and the more projects they win, allows them to reach higher levels. Read more

Loading...