Tuca D.

Escrever é viver duas vezes.

0 / 5

Brasil

Traducción y Contenidos

¿Qué es posición de perfil iron?

Iron es el nivel inicial de los freelancers de Workana. A medida que consigan más logros y ganen más proyectos, irán progresando hacia los niveles superiores. Leer más

Sobre mí
Espelho

Abrir a janela e ver o sol lá fora é uma das tantas formas de se abrir para a vida. E de nos mostrarmos a ela. Assim, abro esta janela, nesta tarde chuvosa, e vejo o invisível. Vejo através da janela.
E assim me mostro a ti e te ofereço este riso franco, esta vontade de ver a vida dar certo, de fazer deste um mundo melhor, e melhor para todos. Te ofereço este colar feito de cada sorriso que encontrei em meus caminhos. Estas mãos grandes e operárias, este andar de quem acerta e erra, esta dor, este desassossego, este sonhar.
Penso que cumprir meu caminho é cuidar do quintal. Os amigos, a família, o trabalho são células que sustentam o corpo maior. Essas células devem estar com saúde para que todo o corpo funcione e caminhe a caminhada rumo à felicidade.
E assim te abro este baú, e dele saltam papéis amarelados pelo tempo, que ficaram guardados feito sementes que esperam no ventre da terra a chuva benfazeja. Estes papéis que são minha vida, o riscar do lápis, a forma perfeita. Então esses papéis agora te mostram meu caminhar pelas editoras, fábricas de livros e sonhos, fábricas de um mundo melhor. Este baú carrega a experiência de uma profissional dedicada, em mais de quinze anos de atividade. Atuo como revisora e redatora de textos e preparadora de originais para editoras como Cortez, Fundação Perseu Abramo, Ícone, Alfa-Ômega, Casa do Psicólogo, Editora da Unesp, Autores Associados, LTR, Paulinas, Página Viva, CPV Vestibulares, entre outras. Criei textos especialmente para a editora Alfa-Ômega, para seus folhetos publicitários. Elaborei resumos de suas obras. Transcrevi entrevistas. A tarefa de redatora também se fez no CPV Vestibulares, onde escrevia resumos de obras literárias solicitadas por exames vestibulares e elaborava apostilas de literatura. Quando vivi em Fortaleza, elaborei alguns pequenos trabalhos para a agência Radash, em sistema de freelancer. E elaborei temas de redação da FANOR e da UNICE, instituições de ensino.
Tenho vários contos e crônicas escritos. Termino um romance que tentarei publicar. E estou revisando minha dissertação de mestrado também para publicar. Minha dissertação intitula-se “O sistema literário para Antonio Candido: teorias para uma conceituação dialógica de literatura”. A isso junta-se minha boa formação em Letras na USP e mestrado na UFC. O que me dá a certeza de exercer meu trabalho com qualidade, e ter um bom caminhar nas atividades de revisão e redação de textos, é minha facilidade com o escrever. Escrevo há muito tempo... Tanto tempo que nem sei se escrevo ou se é o mundo que me escreve...
Deste baú velho também tiro coisas outras. O baú velho e encarquilhado guarda coisas vivas e coloridas. Não só papéis amarelados pelo tempo, nem só as escritas e a busca, mas também esta força, esta fé em Deus e no homem, em mim. Esta vontade de sair pela rua abraçando meus irmãos e cantando! E esperando um mundo melhor. Não só sentada na velha pedra, mas fazendo. Fazendo por um mundo melhor. Arrancando as pedras... Deste baú velho tiro outras coisas, que todo dia renascem em mim, e por isso são sempre novas. Este respeito pelo outro, esta vontade de que todos tenham um pão na mesa, um travesseiro para dormir no abrigo das tempestades, um amor para segurar a mar no escuro.
Neste meu velho baú estão algumas pessoas também. Homens que mudaram o mundo. Cristo, Chico Xavier, Irmã Dulce. E livros que tentaram fazer deste um lugar melhor. José Saramago, Carlos Drummond, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Gabriel Garcia Márquez, Mia Couto. Ah, ainda há por aqui uns discos, um velho Chico Buarque, Caetano e Betânia, e tantas músicas dessa muito boa música brasileira.
Assim, fecho este baú porque se faz tarde. Mas a janela permanece aberta. A porta também. Mesmo que venha o vento e a tempestade, podem vir amigos e eles têm que encontrar a porta aberta. Não costumo fechar a janela por medo do vento que pode entrar. Vamos, abramos a casa. Que venham os amigos! Um cheiro de bolo se espalha pela casa. Sente-se. Falemos!

Um abraço!
Historia laboral
Preparação de originais de obras universitárias nas áreas de educação, serviço social, sociologia, psicologia, entre outras. O processo abrange desde a simples revisão ortográfica a intervenções na construção do texto – reelaboração de trechos confusos, cotejo/checagem de referências bibliográficas, o que envolve pesquisas em outras obras ou Internet –, e possíveis contatos com autores. O processo de intervenção parte de um ponto de vista que adoto como sendo o do primeiro leitor, situando a obra em seu campo específico, e percebendo se a linguagem se adequa ao público-alvo pretendido. Tal atividade define-se a partir de uma postura crítica que envolve alguma análise de linguagem e conteúdo. As dúvidas e sugestões resultantes de tal processo de intervenção são apresentadas em relatórios entregues ao coordenador editorial junto com os originais.
Preparação de originais de obras infantis.
√ Fundação Perseu Abramo
Preparação de originais de obras universitárias.


√ Editora Alfa-Ômega
Preparação de originais e revisão de provas de obras universitárias, principalmente na área de sociologia, e também de algumas obras literárias. Redação de resenhas críticas, resumos e paráfrases. Transcrição de entrevistas para publicação publicitária. Elaboração de pareceres críticos.


√ Editora Casa do Psicólogo
Preparação de originais de obras universitárias – de autores como Jung, ou de pesquisadores de sua obra – na área de psicologia, espiritualidade, autoajuda e de algumas obras literárias.

√ Editora Ícone
Preparação de originais de obras universitárias, principalmente nas áreas de sociologia, história e filosofia – de autores como Kant, ou de pesquisadores de sua obra.

√ Editora da Unesp
Preparação de originais de obras universitárias, principalmente nas áreas de educação, arte, história, dentre outras.

          √ Editora FTD
Trabalhos para a Editora FTD por intermédio da Conexão Editorial.Textos para serem utilizados em cursos técnicos e no ensino médio.

  √ Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
  Corretora de redações.


  √ Colégio Pueri Domus
Corretora de redações de alunos do ensino médio.

        √ Editora Appris – Curitiba-PR
          Preparação de originais de obras universitárias em diversas áreas.


PROJETOS EM ANDAMENTO

√ Pesquisa sobre as canções de Chico Buarque cujo tema é o carnaval, buscando apreender a brasilidade, centrando-se na análise do papel do malandro.

√ Pesquisa sobre a obra de Lúcia Miguel-Pereira, resgatando seu lugar de destaque na crítica literária brasileira, principalmente no tocante à obra machadiana.

√ Contos e crônicas sendo organizados para publicação. Possuo uma crônica publicada em coletânea, organizada pelo Concurso Literário “A hora e a vez de nossos cronistas”, do Ideal Clube – Fortaleza – CE.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

√ Possuo flexibilidade de horário e disponibilidade para mudança de cidade.
√ Como hobby, gosto de cozinhar, ler, ir ao cinema, escrever literatura e pesquisar literatura.
√ Costumo dar aulas particulares gratuitas como voluntária.
√ Atuo também como freelancer.
Contratar

Rankeado: No está rankeado

Posición del perfil: Iron

Último login: Hace 2 años

Registrado: Hace 2 años