O que é Experiência do usuário?

ux - experiencia de usuario

A experiência do usuário ou UX (User Experience) é um termo usado no Marketing Digital para se referir ao conjunto de interações de um usuário com uma marca, site ou aplicativo, em termos de quão agradável, intuitivo e simples eles são.

Uma boa experiência do usuário alinha o “para o quê”, “o quê” e “como” do produto com as necessidades práticas e emocionais do cliente potencial em cada uma das etapas da compra.

Por exemplo, a experiência do usuário da Apple é amplamente reconhecida como uma das principais propostas de valor da marca. Trata-se de produtos de alta qualidade (o quê) que resolvem problemas específicos (para o quê) e são surpreendentemente simples de usar (como).

Por que ter uma boa experiência do usuário?

Otimizar o UX é uma maneira de aumentar o nível de satisfação geral que um usuário tem com um produto ou serviço. Isso o torna mais propenso não apenas a concretizar a compra, mas também a integrar tal produto como parte do seu estilo de vida e ser um porta-voz positivo e permanente de nossa marca.

Em resumo: Uma boa experiência do usuário ajuda as empresas a aumentar suas vendas e a fidelizar clientes, incentivando as recomendações boca a boca.

O que é design da experiência do usuário?

O design UX é o processo de criação de produtos, sites e aplicativos que oferecem experiências personalizadas e relevantes aos usuários, a fim de eliminar ao máximo possível todas as barreiras ou pontos de atrito que impedem a conversão.

A experiência do usuário é algo que permeia todas as etapas em que um cliente em potencial entra em contato com uma marca ou produto -desde a busca de informações até a fidelização pós-compra- e envolve aspectos como branding, web design, usabilidade do site e funcionalidades.

Qual é a diferença entre a experiência do usuário e a interface do usuário? Embora ambos os conceitos sejam frequentemente confundidos, a interface do usuário (UI) é, na verdade, um dos elementos do UX. A missão do user interface design é lançar em termos de design, gráficos e conteúdo em um site os requisitos para uma user experience ideal.

Quais elementos compõem a experiência do usuário?

Dado que a UX é sempre definida pelo seu contexto, conteúdo e pelos próprios usuários, suas metodologias não são rígidas, ao invés disso, são adaptadas aos objetivos da marca. No entanto, há quatro elementos que estão sempre presentes:

  • Buyer persona: O UX é um processo focado no usuário, por isso é lógico que o primeiro requisito para otimizá-lo é conhecer perfeitamente as características, necessidades e tarefas representativas em relação ao produto do nosso Buyer persona.
  • Utilidade: É o atributo que mede se a ferramenta está ou não fazendo o que o usuário precisa ou espera dela.
  • Usabilidade: Refere-se ao quão simples é usar uma interface ou produto, desde o processo de aprendizagem até o nível de satisfação que o design causa. A usabilidade é especialmente importante porque quando um site ou app é difícil de usar ou entender, as pessoas simplesmente se vão.
  • Desejo: Envolve todos os elementos de imagem, design e identidade que provocam fortes emoções de apreciação e atração no usuário.

O que é e como encontrar um designer UX?

disenador ux

Os designers de experiência do usuário são profissionais capazes de transformar a interação com um produto em algo não apenas útil, mas também agradável, enriquecedor, satisfatório e até divertido.

Aqui na Workana você se conecta com vários profissionais independentes com ampla experiência em web design e design de interface. Tanto para pequenos trabalhos como para grandes projetos.

Você precisa de um designer UX? Na Workana, você encontra designers UX freelance para contratar online, bem como designers de interface de usuário e web designers freelancers.

Continue aprendendo

A experiência do usuário é um dos conceitos mais complexos do Marketing Digital, pois envolve áreas tão diversas quanto arquitetura da informação, psicologia, web design, programação, pesquisa comercial, acessibilidade, estratégia de conteúdos e análise de Big Data, entre outros.

Se você quiser saber mais sobre isso, confira os recursos da web que selecionamos para você:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

css

O que é CSS?

Site Footer