O que é Big Data?

Big Data ou “grandes dados” é um termo que se refere a grandes quantidades de informação digital gerada por usuários, normalmente superior a 50 Terabytes. Para você ter uma ideia, um computador pessoal moderno não passa de um terabyte de capacidade de disco rígido.

A maneira mais simples de compreender este conceito está relacionado com o da “impressão digital”. Em média, um usuário na internet não somente consome informação online, mas também compartilha consciente ou inconscientemente muita informação relevante sobre si mesmo em todo momento.

Por exemplo, em quase todos os aplicativos web, o formulário de registro solicita dados pessoais como idade, sexo, preferências, etc. Mas este é apenas um ponto de partida do Big Data. Os sites web captam mediante os Cookies (arquivos temporários) todo o comportamento de navegação dos visitantes e inclusive podem rastrear a procedência do tráfego das visitas que obtiveram.

Para selecionar, concentrar e analisar esta grande qualidade de informação e variáveis (que além disso crescem e se tornam mais complexas a cada dia) é preciso de um software potente e especializado. Atualmente, muitas plataformas de marketing digital integram as análises de Big Data entre as suas ferramentas.

Para que serve o  Big Data?

Em conjunto, toda essa informação formam características em massa que permitem identificar padrões e preferências de um determinado público e com isso podem oferecer para as empresas, estratégias de publicidade paga ou SEM mais eficiente, apontado a perfis cada vez mais setorizados.

Desta forma, uma empresa pode tomar decisões de mercado baseando-se em dados obtidos e não somente em meras suposições. Por exemplo, no Remarketing são mostrados anúncios em redes sociais muito personalizadas a usuários que já buscaram determinados produtos ou serviços, o qual incrementa drasticamente a taxa de conversão ou efetividade.

Além de suas aplicações comerciais, o Big Data pode ser utilizado em âmbitos políticos públicos, ciências e sociais

Este artigo pode ser útil: O que são os Featured Snippets?

Como são obtidos os grandes dados?

Virtualmente, qualquer dispositivo com conexão a Internet é capaz de coletar dados sobre os usuários por meio de algum software: computadores, tablets, celulares, alto falantes, relógios inteligentes, carros com tecnologia WiFi, etc.

Os aplicativos nos buscadores e as redes sociais estão armazenando um número sem fim de informações sobre os usuários. Sabem, por exemplo, qual é a sua rede de contatos e quem são os seus amigos mais próximos, quem os influencers segue, que sites mais visitam, qual a sua localização, rotas mais frequentes e onde querem ir de férias e se estão buscando um presente de aniversário para seu parceiro.

Também existem os First Party Data ou “dados de first-party”, que são aqueles que as empresas coletam diretamente de seus clientes, visitas e base de dados, geralmente através dos cookies. Por exemplo, analisando o mapa de calor de seu site web e determinando quais são os conteúdos mais populares entre determinados tipos de usuários, ou taxa de abertura de seu email marketing, ou dados de faturamento de suas vendas. 

Você também gostará de ler: O que é Inbound Marketing?

Para saber mais sobre o Big Data

O mundo do Big Data é tão amplo quanto complexo. Se quiser se aprofundar mais no tema, nao deixe de rever a lista de recursos sobre o tema que selecionamos para você:

Se você está pensando em integrar a análise de grandes dados para a sua estratégia de marketing digital mas não sabe por onde começar, pode solicitar uma assessoria a algum freelancer especializado em BIG DATA da nossa plataforma.

Mais conselhos sobre a contratação freelance em: Como escolher o freelancer ideal para o seu projeto?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Tag H1?

O que é navegabilidade web?

O que é Storytelling?

Site Footer