O que é Criação de Conteúdos?

“Criação de Conteúdos” é um termo que no Marketing Digital significa produzir textos, artigos, imagens, vídeos, áudios (ou qualquer combinação de formato) que ofereça informação ou entretenimento e que cumprem objetivos particulares de atração de tráfego web para clientes em potencial.

Relação entre a Criação de conteúdos e o Inbound Marketing

O Inbound marketing criou uma abordagem que, ao invés de importunar o cliente com anúncios não solicitados, o atrai através de conteúdos de seu interesse.

Por exemplo, vamos pensar em duas situações, uma que é inbound e outra que não é. Um negócio de alimentos orgânicos para animais de estimação distribuindo folhetos para as pessoas que passam em frente ao seu endereço ou criando artigos informativos em seu site sobre temas que tenham haver com seu ramo de atividade.

O primeiro exemplo não é Inbound marketing porque o público não está segmentando e, além disso, ninguém pediu para receber o folheto. O mais provável é que a maioria das pessoas que recebam o tal folheto, não tenham sequer animais de estimação ou interesse em alimentos orgânicos para cachorros e por fim, acabam jogando fora o papel.

Ao invés disso, recorrer a segunda estratégia e desenvolver um artigo que seja intitulado, por exemplo, “Tudo o que você precisa saber sobre alimento orgânico para animais de estimação“, fará com que ele apareça nas buscas de usuários que possuem o perfil muito mais parecido com o perfil ideal de clientes.

Por isso a importância da criação de conteúdos no marketing digital: ajudam as empresas a chegarem até as pessoas ideais para incrementar as vendas.

Este artigo será útil: O que é Marketing de Conteúdos?

Como funciona o conteúdo para o marketing digital?

Quando se cria um conteúdo e ele é publicado em um site ou em redes sociais, este pode ser encontrado por pessoas que estão buscando informações relacionadas. Para assegurar a visibilidade de seus conteúdos, as empresas utilizam os princípios do SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para motores de busca.

Otimizar para buscadores significa seguir as estratégias SEO de palavras-chave, linkbuilding, divulgação, entre outras, para aparecer entre os primeiros resultados de busca que os clientes em potencial realizam. Recorrendo ao exemplo anterior, se o artigo “Tudo o que você precisa saber sobre alimento orgânico para animais de estimação” aparece entre os primeiros resultados da SERP, este site terá muito tráfego (visitas) do público já segmentado e algumas dessas visitas serão convertidas em clientes.

Claro, aqui estamos fazendo um grande resumo de tudo pois existem centenas de fatores a serem levados em conta em qualquer estratégia de conteúdos. Para começar, é necessário planejar um calendário editorial de acordo com os objetivos do negócio, as necessidades e expectativas do cliente, as ações da concorrência, etc.

Em seguida, é necessário difundir tal conteúdo nas redes sociais e páginas relacionadas e finalmente é preciso analisar os resultados da estratégia para poder melhorá-la e continuar evoluindo.

Mais informações em: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.

Quem fica responsável pela criação de conteúdos?

Criar conteúdos digitais de qualidade e que sejam capazes de atrair clientes em potencial é um trabalho que pode ser realizado por uma equipe. Veja aqui alguns dos perfis que normalmente se envolvem neste aspecto do marketing digital:

  1. Especialistas em Marketing Digital: Trata-se dos profissionais que conhecem todo o processo de inbound marketing e são capazes de fazer a investigação e a prospecção que são necessárias para criar um calendário editorial eficiente.
  2. Redatores comerciais: São os profissionais que se encarregam de escrever os textos dos conteúdos. Normalmente contam com conhecimentos de redação persuasiva, mas também em escrita SEO.
  3. Designers e editores: Se encarregam de criar e editar os conteúdos audiovisuais, como as fotografias, os vídeos ou podcasts.
  4. Programadores: Se encarregam de integrar os conteúdos aos sites. Muitas vezes também são envolvidos na criação de conteúdos interativos, como testes, jogos ou infografias dinâmicas.
  5. Community managers: São os responsáveis por determinar e colocar em prática as estratégias de difusão do conteúdo através das redes sociais.

Para saber mais sobre a criação de conteúdos

A criação de conteúdos é um dos temas mais amplos e complexos do universo do Inbound Marketing. Se quer se aprofundar mais, te recomendamos que revise alguns dos recursos de aprendizagem de grande qualidade que selecionamos para você:

Precisa de ajuda com a criação de seus conteúdos?

Na Workana, você pode encontrar centenas de profissionais em diferentes categorias que podem te ajudar em todo o seu processo de criação de conteúdos, desde o planejamento até a redação final, incluindo desenho e divulgação.

Se não sabe muito bem que tipo de profissional precisa, simplesmente crie seu projeto de “Criação de Conteúdos” na categoria de Marketing Digital e revise as propostas de nossos profissionais.

Confira mais dicas em: [Download] Inspire-se em nosso calendário editorial e otimize seu planejamento de conteúdos

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é a “Gamificação”?

O que é Escrow?

O que é Churn Rate?

Site Footer