O que é CTR?

ctr - click through rate

O CTR ou Click-Trough Rate (taxa de cliques) é uma métrica que mede o número de cliques que um anúncio recebe na Internet (ou um resultado de pesquisa) dividido pelas vezes que foi exibido (chamadas de impressões).

O CTR é uma das métricas mais importantes na publicidade PPC (Pay Per Click), ou seja, aquela em que as empresas pagam por cada clique recebido para seu site e que é conseguido através dos seus anúncios no Google, redes sociais ou outros sites.

Por que ele é importante?

Nas campanhas de publicidade digital, o CTR é extremamente importante porque permite que você descubra quão eficiente está sendo um anúncio pelo qual está pagando. Imagine que você está fazendo testes A/B entre dois anúncios para sua empresa e percebe que um deles obteve 1.000 cliques e o outro apenas 500 cliques.

É lógico pensar que o anúncio que teve mais cliques foi o melhor, mas nem sempre é esse o caso. Analisando-o mais detalhadamente e considerando o número de impressões, você pode concluir que o anúncio que obteve apenas 500 cliques na verdade tem uma CTR mais alta. Para entender melhor, vamos ver como essa métrica é calculada.

Como calcular o CTR no PPC?

Para calcular o CTR, você precisa saber o número de impressões do anúncio, ou seja, quantas vezes o anúncio foi exibido e quantos usuários realmente clicaram nele.

O número de cliques é dividido pelo total de impressões. Ainda com o exemplo anterior, você pode notar que para a palavra-chave que pagou: o anúncio “A” com 35.000 impressões obteve 1.000 cliques, ou seja, uma CTR de 2,8% (1.000 / 35.000 x 100). Por outro lado, o anúncio “B” obteve 10.000 impressões e 500 cliques por apontar para uma pesquisa mais específica e, nesse caso, a CTR foi de 5% (500 / 10.000 x 100).

Essas diferenças permitem que você otimize seus anúncios cada vez mais e, com o tempo, obtenha taxas de conversão mais altas; que é o objetivo principal do Marketing Digital.

Ver também: O que é SEM?

É bom ter sempre um CTR elevado?

Ter um bom CTR em um anúncio significa que ele está conseguindo capturar a atenção do público para o qual você está direcionando, mas isso não significa necessariamente que os usuários que estão clicando se tornarão clientes efetivamente.

A taxa de conversão é o número de usuários que, além de entrar em um anúncio, concretizam a ação desejada; ou seja, fazem uma compra, preenchem um formulário de contato, assinam uma petição coletiva, etc.

Como o CTR se relaciona com a taxa de conversão?

O CTR é um indicador que não serve se estiver sozinho e deve sempre ser analisado junto com a taxa de conversão. Por exemplo, talvez seu anúncio tenha um CTR muito alto, mas uma taxa de conversão baixa. O que significa? Quando entram na sua landing page, os usuários percebem que não é o que estavam procurando ou que foram atraídos por publicidade enganosa.

Isso aumenta drasticamente a taxa de rejeição, ou seja, o número de usuários que entram, mas saem imediatamente; e uma alta taxa de rejeição elevada é muito prejudicial para o seu site em termos de SEO (posicionamento orgânico no mecanismo de busca).

Continuando com nosso exemplo, imagine que o anúncio “A” tem uma taxa de conversão de 2%, enquanto o anúncio “B” tem uma taxa de conversão de 5%. Considerando essa métrica, podemos concluir que o anúncio “B” é muito mais eficaz do que o anúncio “A”.

Como o CTR afeta a qualidade dos anúncios?

Assim como um CTR alto não é garantia de efetividade, você também deve tomar cuidado com um CTR muito baixo, especialmente se estiver usando o Google Adwords ou o Facebook Ads, porque este é um indicador que essas plataformas usam para determinar se seu anúncio é relevante para o público para o qual você está apontando ou não.

Se você tiver um CTR muito baixo, essas plataformas interpretarão a qualidade do seu anúncio como ruim, o que significa que terá menos impressões e um custo por clique maior.

Recursos para aprender a interpretar o CTR

Interpretar este tipo de indicadores nem sempre é fácil quando você não tem muita experiência em PPC, por isso indicamos esses recursos para se aprofundar no assunto.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

roi

O que é ROI?

Site Footer