O que é E-mail Marketing?

email marketing

O e-mail marketing é o uso do e-mail para incentivar e desenvolver novos e melhores relacionamentos com os clientes, bem como promover produtos ou serviços. É um dos principais pilares do Marketing Digital.

Desde os anos noventa algumas empresas já enviavam e-mails massivos para atingir um público mais amplo, porém atualmente a prática do E-mail Marketing é muito mais sofisticada; programas especializados de alto desempenho são usados para agendar, segmentar e personalizar mensagens.

Por que é importante?

O E-mail Marketing tem o maior ROI de todas as estratégias de Inbound e pode gerar receitas de até USD 40 por cada USD 1 investido.

Isso o posiciona como a maneira mais simples e eficiente de fazer o lead nurturing, ou seja, acompanhar nossos leads fornecendo informações relevantes e úteis que os ajudam a passar de uma etapa de venda para outra. Isso é essencial para garantir que eles permaneçam em nosso funil de vendas e não acabem no funil da competição.

Além disso, o E-mail Marketing é uma ferramenta que ajuda a aumentar a presença da marca diante de clientes potenciais e também a fidelizar clientes efetivos. Fidelizar significa criar um vínculo estreito em que, através do valor agregado após as vendas, nos tornamos a primeira opção e parte do estilo de vida do cliente.

Diferenças entre o E-mail Marketing e SPAM

À primeira vista, tanto o E-mail Marketing quanto o SPAM baseiam-se no envio de um grande número de e-mails para clientes potenciais. Mas existem algumas diferenças fundamentais que classificam o primeiro item como Inbound Marketing e o segundo como Outbound Marketing.

E-mail Marketing SPAM
As mensagens são enviadas apenas para usuários que deram sua aprovação para serem contatados. As mensagens são enviadas para bancos de dados massivos, sem qualquer tipo de autorização dos destinatários.
As mensagens são personalizadas de acordo com os dados do cliente e a etapa de compra. Não há setorização dos e-mails, uma vez que se destina simplesmente a alcançar o maior número possível de usuários, sem levar em conta suas necessidades.
Conteúdo relevante e útil é enviado ao usuário. O conteúdo das mensagens tem o objetivo de vender apenas.
A qualidade é priorizada em relação à quantidade. A quantidade é priorizada em relação à qualidade.

Como fazer E-mail Marketing?

Em geral, o processo do E-mail Marketing (Inbound) é o seguinte:

  1. Geração de leads: É criada uma base de leads obtida através de diferentes canais, como lead magnets, formulários, lojas físicas, cadastros, etc. As informações dos leads estão concentradas em um software especializado que pode ser um CRM ou um administrador de e-mails.
  2. Segmentação de leads: A base de leads é segmentada de acordo com o tipo do buyer persona, etapa de compra e canal de entrada do funil.
  3. Envio de e-mails: A entrega de conteúdo personalizado para cada lead é programada. Este conteúdo pode atender as funções educacionais sobre um produto ou serviço, promoção, conversão ou fidelização. Normalmente, testes A/B também são realizados.
  4. Medição de resultados: Os resultados são medidos e analisados para continuar otimizando a estratégia.

Como a eficácia de uma campanha de E-mail Marketing por e-mail pode ser medida?

Os principais indicadores ou KPI´s do E-mail Marketing são:

  • Entregabilidade: Refere-se à taxa de envios válidos, isto é, aqueles que não foram “devolvidos” pelo servidor de e-mail.
  • Taxa de leitura: Refere-se ao número de usuários que realmente abriram o e-mail, em vez de simplesmente ignorá-lo ou enviá-lo diretamente para a lixeira.
  • Taxa de cliques: Esse indicador nos informa quantas pessoas que abriram nosso e-mail clicaram em qualquer um dos links incluídos.
  • Conversões: Por fim, essa métrica informa quantas pessoas a quem enviamos nosso e-mail, ou que o abriram ou que deram um clique no link, concretizaram a ação objetiva do e-mail.

Exemplo:

Imagine que em um de seus posts do blog você quer promover sua coleção de roupas da temporada de inverno. No final deste artigo, você ativa um lead magnet para receber um cupom de desconto.

Digamos que você tenha 100 leads desse conteúdo. Agora, você envia um e-mail com o cupom de desconto para essas 100 pessoas e seus resultados são os seguintes:

Dos 100 e-mails enviados, o servidor “rebotou” seis, então sua taxa de entrega foi de 94 e-mails entregues / 100 e-mails enviados x 100 = Taxa de entrega de 94%

Dos 94 e-mails entregues, 42 pessoas os abriram. Sua taxa de abertura foi de 42 e-mails abertos / 94 e-mails enviados x 100 = Taxa de abertura de 50%

Das 42 pessoas que abriram o e-mail, apenas 30 delas clicaram no link para usar o cupom de desconto no seu e-commerce. Portanto, sua taxa de cliques foi de 30 usuários que deram clique / 42 e-mails abertos x 100 = Taxa de cliques de 71%

Das 30 pessoas que clicaram no link, apenas 12 fizeram uma compra. Suas taxas relativas de conversão são:

  • 12 conversões / 94 e-mails entregues x 100 = A taxa de conversão geral é de 13%
  • 12 conversões / 42 e-mails abertos x 100 = A taxa de conversão de e-mails abertos é de 28,5%
  • 12 conversões / 30 cliques no link x 100 = A taxa de conversão de cliques é de 40%

Quem é o responsável pelo E-mail Marketing?

O E-mail Marketing é uma ferramenta que se integra com as estratégias gerais do Inbound, por isso, para desenvolvê-lo corretamente, requer a intervenção de diversas especialidades do Marketing Digital. Em particular, podemos mencionar:

  • Um profissional de Marketing capaz de gerenciar, configurar e integrar o software de E-mail Marketing com seus processos de venda.
  • Um especialista em Marketing Digital que defina o tipo de conteúdo que será enviado.
  • Um redator para gerar o texto dos conteúdos.
  • Um designer para formatar os conteúdos.

Continue aprendendo

Se quer conhecer as melhores práticas que otimizarão o E-mail Marketing que você faz com seus leads, revise esses recursos que selecionamos para ti:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

lead

O que é um Lead?

marketing de contenidos

O que é Marketing de Conteúdos?

sem - search engine marketing

O que é SEM?

Site Footer