O que é Escrow?

Escrow ou “Pagamento em Garantia” é um serviço perante o qual um terceiro faz o papel de mediador econômico entre um vendedor e um comprador. 

Falando de uma outra maneira, é quando o comprador adquire um produto ou serviço e deposita o montante a um terceiro que é imparcial e que vai garantir o pagamento ao provedor, mas somente se este cumprir com sua parte do contrato.

O exemplo mais claro que podemos dar a você é o pagamento em garantia, que é justamente o modelo que usamos na plataforma da Workana.

Quando um freelancer é contratado, o pagamento em garantia é realizado, mas o sistema não o libera até que você tenha recebido todo o trabalho que foi acordado. Assim, ambos têm a garantia: o freelancer de receber o seu pagamento e o cliente de obter o trabalho acordado.

Este artigo pode ser útil: Como escolher o melhor freelancer para o seu projeto?

Para que serve o Escrow?

Uma das principais dificuldades do comércio eletrônico era de assegurar os pagamentos e os cumprimentos do acordo. O Escrow é uma maneira muito efetiva de incrementar o nível de confiança entre as partes e de assegurar pagamentos e entregas de maneira transparente e sem risco ou fraude.

As plataformas como a Workana, realizam Escrow entre clientes e freelancers, mas existem muitos e-commerces que também utilizam este sistema. Ou seja, só liberam o pagamento ao fornecedor até que o cliente notifique que já recebeu o produto e que está de acordo com o mesmo.

De fato, o Escrow é uma forma adicional de confiança, que garante o cumprimento de ambas as partes e ele existe há bastante tempo, muito antes do auge do comércio digital, mas normalmente se utilizava para compra e vendas ou contratos que implicam em uma quantia muito considerável de dinheiro, principalmente em bens residenciais.

O Escrow tem um custo?

Como tal, o Escrow é um serviço e como todos os outros, está sujeito a pagamentos de comissões e assinaturas. Na Workana o serviço de pagamento em garantia está incluído na comissão dos projetos.

Outras plataformas ou e-commerces podem chegar a agregar custos adicionais, que podem ser destinados tanto para quem paga, quanto para quem recebe o pagamento.

Quais são as desvantagens do Escrow?

Como tal, não há porque ter nenhuma desvantagem, mas ele depende inteiramente os termos e condições da empresa ou instituição que faça a prestação do serviço.

É importante ter bastante claro, quais são os critérios que o terceiro que fica resguardado do pagamento irá aplicar para liberá-lo, independentemente de estar ao lado de quem contrata ou de quem oferece um produto ou serviço.

Quase todas as plataformas sérias que recorrem ao Escrow possuem condições legais e operações bastante claras e transparentes, mas acima de tudo, possuem uma boa reputação. 

Você também pode se interessar por: Métodos de pagamento para projetos na Workana por país

Para saber mais sobre o Escrow

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que são as Keywords?

O que são os Featured Snippets?

O que é Tag H1?

Site Footer