O que é Facebook Ads?

Facebook Ads refere-se a todo o conteúdo patrocinado que aparece no feed dos usuários nesta rede social.

Certamente você já viu algum deles enquanto estava navegando nessa rede: entre as notícias ou notícias de seus amigos, há uma quantidade considerável de anúncios, que também coincidem surpreendentemente com seus gostos e interesses. Eles podem até corresponder exatamente às páginas da web que você já visitou ou aos produtos dos quais você estava procurando informações.

Atualmente, o Facebook Ads já é considerado o maior concorrente do Google Adwords e que gera o melhor retorno de investimento em todas as plataformas de publicidade em redes sociais.

O Facebook Ads serve para o meu negócio?

O mais provável que sim. O Facebook Ads pode aumentar a rentabilidade de sua marca ou produto em tempo recorde, quando as campanhas são bem feitas. Seu principal atrativo é a gestão de campanhas com muito pouco dinheiro, efetividade e além disso, de forma simples, pois conta com muitas alternativas de segmentação que são bastante intuitivas.

Ainda que o mais recomendável seja você recorrer a assessoria de especialistas para esta plataforma, você pode começar a explorar esta ferramenta por si só para ter uma ideia do tipo de público que poderia estar alcançando.

Qual é a diferença entre Facebook Ads e Google AdWords?

Mesmo que o Facebook Ads seja considerado algo equivalente ao Google Adwords, este segundo opera virtualmente em toda a internet e o primeiro em uma rede social que se limita aos seus próprios usuários. Em termos estatísticos, o Google recebe quase o dobro de investimentos em publicidade do que o próprio Facebook, mas considerando a diferença no alcance em potencial, o sucesso do Facebook Ads no quesito popularidade e ROI são bastante consideráveis.

A estratégia de segmentação é bastante distinta em ambas as plataformas. Enquanto o Adwords aposta pela afinidade de buscas por palavras chaves, o target do Facebook Ads baseia-se no perfil geral do usuário

Além disso, a diferença do Google é que o Facebook dá uma prioridade de alcance superior ao conteúdo patrocinado que ao orgânico. Ou seja, enquanto no Google, os seus anúncios competem com outros anúncios e com um conteúdo orgânico, no Facebook os concorrentes se limitam quase que exclusivamente a outros conteúdos patrocinados.

Este artigo pode ser útil: O que é SEM?

Qual é o melhor? Facebook Ads ou Google Adwords

Com relação a qual é o melhor, muitas pessoas opinam que o Facebook Ads é mais rentável e outras falam que o Adwords segue e seguirá sendo a melhor alternativa.

Neste sentido, a resposta mais assertiva é dizer que devem ser estratégias complementares e que sua efetividade irá depender muito do tipo de público alvo que as campanhas estão orientadas: para alguns tipos de empresas fazer publicidade no Facebook podem funcionar muito melhor do que no Google e viceversa.

O que é Facebook Ads Manager?

É a ferramenta que permite criar e configurar os anúncios do Facebook. Suas funcionalidades são extensas e estão voltadas para que você atinja uma segmentação cada vez mais precisa e efetiva.

Da mesma forma que no Adwords, você também pode criar campanhas completas com um conjuntos de anúncios. Ainda que as campanhas girem em torno de um objetivo em comum, critérios diferentes podem ser estabelecidos para um subconjunto de anúncios, o que te permite chegar a um público bastante específico se comparado ao rendimento efetivo de cada uma das suas estratégias de segmentação.

O que é o Pixel do Facebook?

Uma ferramenta complementar do Facebook Ads que te ajuda a fazer Retargeting (Remarketing). Opera mediante a um código de rastreamento que você integra ao seu site web e que desta forma registra os cookies que os usuários geraram ao entrarem em sua página.

Assim, uma vez tendo demonstrado algum tipo de interesse (uma visita, um registro, uma compra), isso pode voltar a aparecer em seu radar mediante os anúncios do Facebook.

Você também gostará de ler: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.

“Promocionar publicação” é uma funcionalidade do Facebook Ads?

Não! E é muito importante que você tenha cuidado com esta opção, especialmente se você é uma empresa ou um negócio. Porque quando usa a opção de promocionar a publicação, está se pagando por aumentar o alcance orgânico de um conteúdo (vale a contradição), mas as opções de segmentação são muito restritas e não te asseguram de nenhuma forma um público de qualidade e nem sequer dentro do mesmo universo dos seus seguidores.

Esta é uma opção que vai ser mais voltada aos usuários que buscam aumentar a popularidade de suas publicações ou suas opiniões.

Também recomendamos: Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica?

Quais são as desvantagens do Facebook Ads?

Devido a sua grande efetividade, o Facebook Ads está se tornando em uma das principais apostas para o marketing digital, cada vez mais para as empresas, e isso tem provocado aumento desta demanda, na concorrência e nos preços.

Ainda assim, é considerado que nas mãos de um especialista que saiba segmentar adequadamente e tirar proveito da administração das campanhas do Facebook Ads elas retornam um benefício muito maior do que seu custo.

Este conteúdo poderá te ajudar: Como e onde encontrar um especialista em marketing digital freelance para a sua empresa?

Aprenda mais sobre Facebook Ads

As possibilidades de segmentação do Facebooks Ads são tão amplas que seguramente você vai querer se aprofundar no tema para otimizar suas campanhas de anúncios nesta rede social. Você pode fazer com estes recursos que tem uma super qualidade e que selecionamos para você:

Precisa de ajuda com suas campanhas de Facebook Ads?

Assim como o Google Adwords, o Facebook Ads é todo um universo à parte e na Workana centenas de freelancers especialistas estão esperando a sua campanha para lhe ajudar a atingir os seus objetivos. Inclusive, você pode encontrar especialistas para ambas plataformas que te ajude de maneira prática e efetiva com um tiro certeiro!

Mais conselhos sobre a contratação freelance em: Vai criar um projeto na Workana? Confira estas 10 dicas para ter uma melhor experiência. 

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

inbound marketing

O que é o Inbound Marketing?

sem - search engine marketing

O que é SEM?

lead magnet

O que é um Lead?

Site Footer