O que é Guest Blogging?

Guest Blogging, Guest Posting ou simplesmente “Autor convidado” é quando um blogger publica um artigo (ou qualquer outro tipo de conteúdo) no site ou videoblog de outro.

Por  “blogger” podemos nos referir a um indivíduo em particular que gera conteúdo por sua conta própria, ou uma empresa ou marca que possui um blog corporativo. O guest posting pode ser feito entre bloggers, entre blogs corporativos ou entre uns e outros.

Para que serve o Guest Blogging?

Fundamentalmente, a prática de autor convidado serve para:

  • Obter mais tráfego e clientes em potencial em um site web;
  • Aumentar a visibilidade, autoridade, relevância e qualidade dos conteúdos;
  • Criar relações profissionais;
  • Obter links entrantes (Link Building).

Por exemplo, para uma empresa pode ser conveniente que um influencer do seu nicho faça um vídeo para seu site, assim obtém visibilidade entre os seguidores ou fãs do colaborador.

Para um influencer pode ser conveniente aliar-se com outro e fazer publicações compartilhadas com frequência, para aproveitar um público alvo com interesses parecidos.

Para duas empresas que não concorrem diretamente mas que possuem um perfil de clientes similar, funcionará muito bem trocar conteúdo para incrementar o tráfego de clientes em potencial para ambas as páginas e assim por diante.

Veja também: Por que sua empresa precisa de um blog e como solicitá-lo a um de nossos freelancers?

Como fazer o Guest Posting em seu site web?

Para convidar outros bloggers para que colaborem em um site, primeiro é necessário encontrar autores com certa relevância e confiabilidade no nicho. Pode ser feita através de uma rápida busca no Google, utilizando ferramentas de busca de influencers, como a BuzzSumo.

O mesmo com a busca de blogs ou espaços em que seria conveniente entrar como autores convidados. Claro que é muito mais simples convidar autores para o nosso blog do que entrar no blog de alguém, ainda mais quando se trata de um blog bem posicionado. Por isso, o Guest Blogging começa a partir da qualidade dos conteúdos próprios e da reputação online.

Quanto melhor forem os números e o posicionamento que um blog tiver, mais possibilidades tem o autor de ser convidado a criar conteúdos em outros blogs.

O que são as penalizações do Google ao Guest Posting?

Se o buscador detectar que o Guest Blogging está sendo utilizado como ferramenta de Link Building, ou seja, para incrementar o número de links e o tráfego sem realmente aportar conteúdo de qualidade, passa a ser considerado como uma técnica de posicionamento de Chapéu Cinza (Grey Hat) ou pouco ética e o penaliza em sua relevância na lista de site no resultado de buscas

Estes tipos de penalizações são evitadas, como o restante das penalizações do Google, agregando qualidade e a naturalidade dos links entrantes em cima das técnicas de posicionamento rápido. 

Leia mais em: O que é Keyword Stuffing?

Para saber mais sobre Guest Blogging

O Guest Blogging é uma prática muito útil quando é bem feita, e muito perigosa em termos de posicionamento web ou SEO quando é feita de forma leviana. Aprenda mais sobre estratégia e boas práticas com os recursos de aprendizagem que selecionamos para você:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Copy?

landing page

O que é uma Landing page?

O que é Facebook Ads?

Site Footer