O que é Link Juice?

O link juice, é um termo recente dentro do marketing digital que está relacionado com a quantidade de aproveitamento que podemos tirar de um backlink no que se refere ao SEO. Ou seja, a quantidade de relevância ou autoridade online que aporta um link entrante.

Para exemplificar, vamos imaginar que um site conta exclusivamente com dois links entrantes. Um vem a partir de um diretório de um site genérico e o outro a partir de um site com muita autoridade no tema. Ambos links confirmam em 100% a autoridade do site, mas o primeiro aporta um percentual muito menor que o segundo.

Por isso, o link que chega a partir do site que tem mais autoridade, tem muito mais “link juice”. Também podemos dizer que um site com muita autoridade tem mais link juice para oferecer.

Normalmente se utiliza esta analogia do copo de suco, no qual a web é o copo e o suco é a autoridade que compartilha. Ainda existe uma analogia da bateria de um carro (no sentido de compartilhar a energia que é transmitida com outros carros), que também pode servir bem para compreender melhor o conceito.

Para que serve otimizar o Link Juice?

Para melhorar o posicionamento orgânico de um site perante o indicador de Page Rank. O link juice aumenta à medida que atrai links entrantes que partiram de sites que aportam autoridade no assunto. Quanto mais autoridade é detectada por um buscador, melhor será a sua visibilidade na página de resultados e por isso, terá mais tráfego.

Além disso, ter um site com bastante link juice ajuda a promover outros sites que buscam ativamente serem linkados por ele, o que pode resultar em muitas vantagens em termos de alianças e competitividade.

Este artigo também pode ser útil: Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica

Link Juice e Linkbuilding 

O link juice é incrementado através do  Linkbuilding. Algumas das estratégias para conseguir isso são:

Construir Intralinks

Os intralinks ou links internos são os que linkam um conteúdo em outro dentro de um mesmo site. Uma boa rede de links internos também fortalece a autoridade da página e é o primeiro passo do link building.

Construir links externos

Os links externos são todos aqueles que levam a partir da URL de nosso site para outras páginas externas. Podem ser redes sociais, artigos de blog, fóruns, links em vídeos ou QR code. Quanto maior for a autoridade de um site que for mencionado por outro, maior a será quantidade de link juice transmitida

Portanto, a estratégia mais efetiva é a de centralizar esforços na obtenção de links com baste link juice. Melhor a qualidade do que a quantidade.

Alguns dos fatores que o Google leva em consideração para calcular o link juice de um link são:

  • Número de links totais da página: quanto mais links tiver, menos link juice serão transmitidos a cada um deles porque a autoridade total deve ser compartilhada entre todos. E essa autoridade não é compartilhada de maneira igual a cada um deles.
  • Localização do link: Um link colocado no final de um artigo do blog não terá tanto link juice como um colocado no título ou começo da página, por exemplo.
  • Relevância: Refere-se a forma e como se relaciona a página de destino com o conteúdo que está sendo linkado. Em um artigo que fale de técnicas de maquiagem, por exemplo, um link a um conteúdo sobre tipos de maquiagens terá mais link juice que um link a um conteúdo sobre cuidado com a pele.
  • Anchor text ou texto ancora: Está relacionado ao texto onde o link é inserido. Existem muitos tipos de anchor text e não está relacionado a um ser melhor do que o outro, mas é importante que seja inserido com naturalidade e relacionado ao conteúdo.

Para saber mais sobre link juice

Se quer otimizar ao máximo a quantidade de link juice que você recebe ou compartilha em seu site, recomendamos aprofundar-se no tema com alguns recursos de aprendizagem que selecionamos para você:

Precisa de ajuda com o seu Link Building?

Manter entradas constantes de link juice ou autoridade a partir de outros sites, e controlar a quantidade de autoridade que são transmitidas nos links de um site não é um trabalho fácil. Felizmente, os freelancer especialistas em SEO e linkbuilding da Workana estão aqui para te ajudar!

Mias conselhos sore a contratação freelance em: Vai criar um projeto na Workana? Confira estas 10 dicas para ter uma melhor experiência

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é SEO?

email marketing

O que é E-mail Marketing?

landing page

O que é uma Landing page?

Site Footer