O que é Linkbuilding?

Linkbuilding é uma prática de otimização para os motores de busca (SEO off site ou além do site) que consiste em construir uma rede de links ou Backlinks que façam o elo entre uma página web até outros sites de autoridades.

Falando em termos mais coloquiais, o Linkbuilding é uma forma de aumentar o rendimento de um site web mediante referências de qualidade em outras páginas. 

Para que serve o Linkbuilding?

A principal função do Linkbuilding é melhorar a qualidade de um site através do pagerank, o algoritmo do Google que mede a qualidade e a relevância. Quanto mais links entrantes ao site o buscador detectar, maior é o grau de autoridade ou pontuações que ele recebe.

Uma boa estratégia de Linkbuilding aumenta a visibilidade e o tráfego em uma página web mediante o posicionamento orgânico. Por exemplo, o Blog para empreendedores da Workana, possui inúmeros links entrantes a partir das redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Linkedin.

Se você realizar uma busca no Google por Blog + Workana, aparecerá em primeiro lugar no resultado orgânico, entre outras coisas, porque tem um bom pagerank graças aos backlinks.

Também recomendamos: O que é SEO?

Como fazer link building?

A forma mais básica de fazer o Linkbuilding é aproveitar os canais digitais próprios. Isso é, linkar páginas do site de maneira interna a partir das redes sociais. Por exemplo, um artigo do blog corporativo pode ter vários links a outros artigos relacionados do mesmo blog e as publicações nas redes sociais empresariais podem (e devem) incluir links ao site.

Outra forma efetiva de construir uma rede de backlinks é recorrer ao Guest Posting ou post de convidados em outros sites de autoridades, aparecer em notícias ou reportagens de sites especializados ou com menções no conteúdo de influencers do nicho.

Existem outras formas de conseguir links entrantes, como o “Link baiting”, que utiliza peças de conteúdo como uma “chamada” para atrair visitas, mas eles correm o risco de uma taxa de rejeição ou resistência muito alta, o que pode levar a penalidades no ranking da página.

Este artigo pode ser útil: Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica

Boas práticas no Linkbuilding

  1. Utilizar um Texto âncora (Anchor Text) natural e variado. Por exemplo, acabamos de usar a Keyword “texto âncora” para criar o link a um artigo do site NeilPatel.com.br. Na realidade, todos os links anteriores conduzem ao mesmo artigo, mas utilizam um Anchor text distinto. É importante fazer isso, porque se todos os textos âncora são iguais e levam à mesma URL, o Google pode interpretar como uma má prática e aplicar uma penalidade.
  2. Linkar para páginas URL´s secundárias e não para a Home. Se existe alguma página do site que tenha uma informação concreta que se relacionem melhor com o texto âncora, é melhor linkar a ela e não à página principal ou de boas vindas. Por exemplo, seria  mais relevante fazer um backlink que leva à seção de contratação de freelancers da Workana do que à Home
  3. Revisar links externos. Ferramentas como o Google Search Console ou Ahrefs servem para revisar os textos âncora mediante as quais outras páginas estão linkadas até um site.
  4. Linkar a partir de sites que tenham uma boa classificação no page rank. Por exemplo, perfis próprios em redes sociais e páginas de autoridades no nicho.

Veja também: O que é Texto Âncora (Anchor Text)?

Para saber más sobre Linkbuilding

A construção de links entrantes é parte fundamental do SEO, para isso selecionamos alguns recursos valiosos de aprendizagem para que você possa se aprofundar mais ainda com o tema:

Quem faz o Linkbuilding?

Os profissionais focados na construção de links ou link builders são perfis com amplos conhecimentos em SEO Off Page e marketing Digital. Você pode encontrar colaboradores com esta especialização em nossa seção de busca de freelancers da Workana.

Mais conselhos sobre a contratação freelance em: Vai criar um projeto na Workana? Não se esqueça destas 10 dicas para ter uma melhor experiência.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é SEO?

marketing de contenidos

O que é Marketing de Conteúdos?

contenidos de tipo evergreen

O que é Conteúdo Evergreen?

Site Footer