O que é Marketing de Conteúdos?

marketing de contenidos

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing baseada na conquista da confiança do cliente-alvo por meio de conteúdo útil, relevante e personalizado, antes de promover diretamente produtos ou serviços.

Compreender o Marketing de Conteúdo é mais fácil quando o analisamos do ponto de vista do usuário. Imagine, por exemplo, que você queira renovar a decoração do seu banheiro. Mas, ainda não sabe exatamente que tipo de decoração você quer, então procura no Google algo como “renovar banheiro” para obter ideias. Você provavelmente encontrará artigos desse tipo:

Estes são exemplos do Marketing de Conteúdo. As informações que oferecem são úteis e gratuitas, em troca, essas empresas atraem público segmentado para seu funil de vendas (como no caso da Home Depot) ou aumentam o tráfego naqueles sites que recebem dinheiro pela publicidade (Homify e Ovaceno).

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

inbound marketing

É um dos pilares fundamentais do Inbound Marketing e tem três objetivos principais:

  • Atrair o público-alvo para o funil de vendas e transformá-lo em cliente.
  • Melhorar o SEO de um site.
  • Fornecer conteúdo para ser compartilhado nas redes sociais e e-mail marketing.

Na verdade, a criação do funil de vendas, o SEO, as redes sociais e o e-mail marketing são, em linhas gerais, os outros quatro pilares do Inbound e, como você pode ver, o conteúdo é uma parte fundamental de cada um deles.

Qual é o processo de criação do conteúdo no Marketing?

Para criar conteúdo útil no Marketing Digital, primeiro você precisa ter clareza sobre como funciona o funil de vendas da sua empresa. Para isso, você precisa conhecer perfeitamente o seu Buyer Persona (ou Buyers Personas, caso seja mais de um) e também seu Buyer’s Journey que te indica qual tipo de informação seu alvo precisa para se tornar um cliente, para quando e como ele precisa dela.

Idealmente, o calendário editorial, ou seja, o documento que determina o tipo de conteúdo que uma empresa criará mês após mês, é construído de acordo com os objetivos da empresa, as necessidades do Buyer Persona e a estrutura do funil de vendas.

Quem é o responsável pelo Marketing de Conteúdos?

O Content Marketing é um processo que está intimamente ligado a todas as etapas do Inbound, razão pela qual é comum que várias pessoas se envolvam no planejamento, criação e distribuição de conteúdo:

  1. Em primeiro lugar, você precisa de um especialista em Marketing e um consultor SEO para identificar o tipo de conteúdo que pode funcionar melhor para sua empresa atrair clientes e criar o calendário editorial.
  2. Depois, será necessário que um ou vários redatores, com base nas diretrizes estabelecidas, crie o conteúdo desejado.
  3. O conteúdo geralmente passa por um web designer que o formata e o adapta de acordo com o canal de distribuição e a imagem corporativa.
  4. Finalmente, os profissionais de Marketing voltam à cena para analisar os resultados do conteúdo e, com base nos dados, otimizar a estratégia continuamente.

Exemplos de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo não é exclusivo do Marketing Digital. Na verdade, faz parte das estratégias tradicionais de Marketing há anos. Aqui você pode ver vários exemplos de como tem sido usado desde o século XVII.

E aqui você pode encontrar 5 exemplos de marketing de conteúdo que se destacam por sua assertividade e bom gerenciamento.

Este artigo que você está lendo agora também é um exemplo de Marketing de Conteúdo.

Continue aprendendo

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

remarketing

O que é Remarketing?

landing page

O que é uma Landing page?

call to action - cta

O que é um CTA?

Site Footer