O que é Marketing de Guerrilha?

Chamamos de Marketing de Guerrilha aquele que se utilizam de técnicas publicitárias semelhantes às que caracterizam uma guerrilha em si: baixo investimento e alto impacto.

O objetivo do marketing de guerrilha é criar estratégias de promoção que sejam super novidades e originais que nem sequer pareçam publicidade e que consigam gerar altos níveis de engajamento com o público. Estas podem ser do tipo offline, online e ou combinadas.

Veja também: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.

Exemplos de marketing de guerrilla

No marketing de guerrilha, tal como em uma guerrilha, quase tudo vale, por isso que entre uma e outra estratégia podem haver enormes diferenças. Sem dúvidas, alguns dos exemplos mais comuns e que seguramente você já experimentou em primeira mão são:

Flashmobs

Refere-se a um conjunto de pessoas em algum espaço público que de repente começam a atuar de forma conjunta e organizada, seja dançando, gritando alguma frase ou inclusive fazendo coisas tão loucas como tirar a roupa ou beijarem-se entre si.

Pode ser que os flash mobs não tenha nenhuma finalidade publicitária, a maioria deles possuem por trás um patrocínio de uma marca ou instituição, seja para promover produtos ou ideologias. Aqui te deixamos alguns exemplos de flash mobs muito bem realizados.

Ambient marketing

Se traduz como “marketing ambiental” e refere-se ao fato de uma marca aproveitar-se de elementos dos espaços de vias públicas para integrar uma mensagem original e contundente que venham a gerar uma grande atenção e impacto visual.

Alguns dos lugares clássicos para se fazer o marketing ambiental são as paradas de ônibus e as fachadas dos edifícios.

Vídeos virais

Todos conhecemos o alcance que um vídeo pode ter quando se torna um viral na internet. As marcas também, por isso não é raro que invistam fortemente grandes quantias de dinheiro para criar conteúdos virais. Infelizmente, com tanta concorrência, cada vez é mais difícil criar um conteúdo capaz de reproduzir-se milhões e milhões de vezes na rede.

Alguns exemplos de marcas que se consagraram recentemente são:

Este artigo será útil: Pense em vídeo: tudo o que você precisa saber sobre vídeo marketing

Marketing experimental

Esta estratégia tem como objetivo oferecer ao público algum tipo de experiência memorável, seja ela lúdica ou emocional, mediante a qual se conectem positivamente com o produto ou com a marca.

Por exemplo, a Sony Pictures utilizou esta estratégia para promocional o filme dos Caça Fantasmas em 2016.

Já a Cinnabon Rolls obteve excelentes resultados com esta outra:

Quais são as desvantagens do marketing de Guerrilha?

O problema com o Marketing de Guerrilha, tanto online quanto offline, é que quando uma nova tática funciona, geralmente passa imediatamente a formar parte do acervo padrão das estratégias do marketing tradicional.

De fato, ainda que todos os exemplos que acabamos de oferecer sigam sendo considerados como um bom marketing de guerrilha, a realidade é que os Flashmobs e os vídeos virais, para mencionar apenas alguns deles, são algo que a maioria de nós já estamos acostumados.

Por isso, a principal desvantagem de fazer o marketing de guerrilha é que a diferença das estratégias de Inbound Marketing, sua efetividade nem sempre estão asseguradas. Para que uma destas táticas, tenham um impacto de verdade, que valha a pena, são requeridas grandes doses de originalidade e inclusive um pouco de sorte.

Quem pode fazer o Marketing de Guerrilha?

Tendo em vista que o Marketing de Guerrilha depende mais da originalidade que do orçamento, é uma estratégia que está ao alcance virtualmente de qualquer tipo de empresa ou organização. Sem dúvidas, isto não significa que qualquer um possa desenvolver uma tática diferente. Se requer profundos conhecimentos sobre psicologia social, marketing e em muitos casos, conteúdo digital.

Na Workana, você pode encontrar profissionais freelancers especialistas em Marketing Digital, Designer e Redes Sociais, entre outros, para que você crie o seu time dos sonhos de guerrilheiros do Marketing.

Mais dicas sobre a contratação freelance em: Equipes de trabalho remoto e crescimento acelerado: Como construir seu time dos sonhos virtualmente?

Aprenda mais sobre o Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha é fascinante e quando se faz bem, é capaz de alavancar a fama de uma marca ou produto em tempo recorde. Se quiser se aprofundar no tema e começar a aplicar em seu negócio, revise estes recursos úteis que selecionamos para você:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Big Data?

O que é Código aberto?

email marketing

O que é E-mail Marketing?

Site Footer