O que é navegabilidade web?

Navegabilidade web é um termo que se refere à questão da facilidade ou dificuldade que um usuário tem para localizar ou encontrar informações entre as distintas páginas e elementos de um determinado site web.

Recorrendo à analogia que dá nome ao termo, podemos imaginar que em um site há uma espécie de oceano e que o usuário é o barco que está navegando nele. Sem importar o tamanho e nem a quantidade de informações do site, para que exista navegabilidade, o internauta deve ter ferramentas suficientes para determinar:

  • Em que parte do site se encontra;
  • Como e de que partes o site é oriundo;
  • Como chegar até a informação desejada?

Para que serve a navegabilidade web?

A navegabilidade web, juntamente com a usabilidade e a acessibilidade são três critérios fundamentais em um site, pois estão focados na melhoria da experiência do usuário (UX).

Quanto mais conteúdo e diferentes categorias houverem em um site, mais e mais importantes se tornam as estratégias de navegabilidade para que o usuário não se perca nem se desespere tratando de acessar a informação.

Quando não existe uma boa navegabilidade, os usuários tendem a buscar o que precisam em outro site, o qual aumenta consideravelmente a taxa de rejeição, diminuem as possibilidades de conversão e de uma forma geral, são objetivos contrários a uma estratégia de SEO.

Este artigo pode te interessar: O que é Churn Rate?

De que depende a navegabilidade web?

Basicamente, a navegabilidade web depende de como ela está organizada, categorizada e divide o conteúdo de um site; isso se chama arquitetura da informação. Deve ser simples e intuitivo localizar toda a informação e os recursos disponíveis, assim como identificar as rotas e os atalhos de navegação.

Normalmente, os sites web resolvem a necessidade de navegação de um usuário mediante o uso de menus, ícones e mapas.

Qual é a diferença entre navegabilidade, usabilidade e acessibilidade?

Enquanto a navegabilidade refere-se à facilidade de se mover voluntariamente entre os conteúdos, a usabilidade está mais relacionada com a clareza, simplicidade e estilo dos componentes.

A acessibilidade, por sua vez, está relacionada com os conteúdos, que sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente se tenham algum tipo de incapacidade (visual, auditiva, intelectual, etc) ou se enfrentam alguma dificuldade técnica especial.

Também te recomendamos: 8 erros de usabilidade que você pode estar cometendo no seu e-commerce sem perceber

Como é possível conseguir uma boa navegabilidade em um site web?

Existem muitos fatores que afetam positivamente ou negativamente um site. Alguns dos mais importantes são:

  • Que o menu de navegação seja fixo em um lugar e entre URL´s. Ou seja, visível a partir de qualquer página do site e sempre no mesmo lugar.
  • Que existam sinais de navegação ou “breadcrumbs” que permitam com que o usuário identifique em que parte do site se encontra, com relação a uma estrutura em geral. Por exemplo: Início > Vestuário > Mulheres > Blusas.
  • Que as URL´s estejam organizadas por categorias e níveis hierárquicos.
  • Que exista um mapa do site que mostre todas as suas páginas e sua organização.
  • Que as seções estejam adequadamente categorizadas e hierarquizadas. Ou seja, que não existam informações em uma categoria que não seja correspondente (por exemplo, calças numa sessão de blusas) e que os submenus sejam construídos partindo do geral para o específico, por exemplo: Roupa > Roupa Feminina > Blusas e não Blusas > Roupa Feminina > Blusas Femininas.
  • Que as rotas mais utilizadas sejam mais acessíveis e visíveis e incluso tenham atalhos especiais.

Este artigo será útil: O que é Experiência do usuário?

Quem se encarrega da navegabilidade de um site web?

Geralmente, são os designers de sites que se encarregam de buscar as rotas de navegabilidade de um site. Os programadores e os especialistas em marketing digital e psicologia de consumo também podem oferecer ferramentas e pontos de vista valiosos para otimizar a navegabilidade.

Você gostará de ler: Conheça os melhores programadores de cada país na Workana

Para saber mais sobre navegabilidade

O universo sobre experiência do usuário e os elementos que a compõem, entre eles a navegabilidade é um tema amplo e que vale a pena se aprofundar se você está construindo um site ou se quer melhorar um que já existe. Para seguir aprendendo, dê uma olhada em alguns recursos que selecionamos para você:

Precisa de ajuda para seguir otimizando a navegabilidade em seu site?

Na Workana você pode encontrar milhares de designers web freelancers, assim como programadores e especialistas em SEO e experiência do usuário. Crie seu projeto hoje mesmo e otimize seu site para que ele possa te oferecer os melhores resultados.

Mais conselhos sobre a contratação freelancer em: O que fazer e o que não fazer ao contratar e trabalhar com freelancers para ter uma experiência melhor?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

ux - experiencia de usuario

O que é Experiência do usuário?

O que é Storytelling?

O que é Tag H1?

Site Footer