O que é uma Newsletter?

No Marketing Digital, a newsletter é uma publicação semanal, quinzenal, mensal (etc.) que as empresas fazem chegar através do email dos usuários inscritos e que se caracteriza por ser um tipo de informativo que aporta conteúdo de valor.

As Newsletters podem conter notícias, novidades, questionários e estudos de caso de uma marca, entre outros. 

Além dos correios eletrônicos com ofertas ou solicitações personalizadas, o envio de uma newsletter informativa é uma das estratégias mais importantes do email marketing e está vinculada diretamente com o marketing de conteúdos.

Saiba mais em: O que é Marketing de Conteúdos?

Para que serve ter uma newsletter corporativa?

A principal vantagem de mandar newsletter é a possibilidade de aumentar as conversões e construir uma relação de confiança com seus usuários a longo prazo. Mesmo que sua finalidade não seja uma venda imediata, funcionam como um acompanhamento permanente que agiliza a transição entre a etapa da compra para a seguinte, mediante conteúdo interessante e CTA.

Esta metodologia se transforma na principal opção de seus prospectos no momento de tomar uma decisão de compra e, além disso, te ajuda a fidelizar seus clientes de forma efetiva. 

Em termos de SEO, a newsletter incrementa o tráfego direto que pode ser obtido em seu site, o que agrega pontos de relevância. Além disso, segundo as estatísticas, os usuários que recebem newsletter, passam até 80% a mais de tempo em sua página, sem contar que são mais propensos a compartilhar seu conteúdo em redes.

Também se considera que o email marketing enviado aos usuários que deram autorização para receber informações é a estratégia de marketing digital com melhor custo-benefício, oferecendo um ROI de até  4300% melhor que outros canais.

Este artigo pode ser útil: O que é ROI?

Qual é a diferença entre Newsletter, email marketing e mailing?

  1. Newsletter: São enviadas a uma base de inscritos que solicitaram expressamente receber informações e notícias de forma periódica sobre a sua empresa.
  2. Mailing: Refere-se a prática de enviar emails de forma massiva para a base de dados que não são próprias, ou seja, para usuários que não são leads. Normalmente este tipo de mensagens chegam diretamente ou terminam na pasta de SPAM.
  3. E-mail marketing: Refere-se ao conjunto de estratégias que as empresas utilizam para atingir seu público alvo, utilizando o correio eletrônico como ferramenta. A newsletter e o mailing são parte do email marketing. 

Você também pode se interessar por: Como montar uma equipe de e-mail marketing 100% freelance para te ajudar a expandir seus negócios

O que é preciso para enviar um newsletter corporativo?

Todo newsletter deve ser fundamentado em dois pilares: a estratégia de conteúdos e o administrador do e-mail.

Se você não criar e publicar conteúdo web regularmente no seu site, não terá novos conteúdos para enviar para a sua lista de inscrições, leads e de clientes em potencial.

Por outro lado, administrar esta lista de forma manual, seria uma tarefa de titãs, porque existem centenas de opções de ferramentas de email marketing, que basicamente são plataformas que condensam, segmentam e nutrem a sua base de dados mediante configurações personalizadas.

Quando um usuário deixa seus dados em seu site, o administrador do correio o categoriza dependendo do seu canal de entrada e começa enviando informações congruentes com seu perfil de comprador.

Quem faz o newsletter corporativo?

Para habilitar uma newsletter é preciso ter um profissional capaz de vincular o administrador do correio com o website, normalmente o responsáel pelo website. Além disso, um especialista em marketing digital que estruture a estratégia de conteúdos segundo o  Buyers journey e o  funil de vendas.

Finalmente e não menos importante, profissionais de criação de conteúdo web que vão desde designers e redatores, de acordo com cada caso.

Se você precisa de ajuda com a criação e envios de sua newsletter, encontre na Workana centenas de freelancers que se especializam neste segmento do marketing digital.

Aprenda mais sobre newsletters corporativos

Existem muitos tipos de newsletter e um sem fim de truques e boas práticas que podem te ajudar a incrementar a sua eficiência. Se quiser conhecê-los, revise estes recursos de aprendizagem que selecionamos para você.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Conteúdo web?

O que é AdServer?

freelancer

O que é um Freelancer?

Site Footer