O que é outsourcing ou terceirização?

O outsourcing, terceirização ou subcontratação é uma prática de trabalho, onde uma empresa contrata outra para fornecer pessoal a ela, ao invés de fazer a contratação de forma direta.

Em outras palavras, os funcionários são contratados legalmente pela empresa que presta o serviço, e não pela empresa para a qual trabalham de fato. Existem empresas especializadas em terceirização de áreas administrativas, técnicas, de limpeza e até programadores e outras áreas de trabalho mais especializadas.

Para que serve a terceirização?

O outsourcing, ou simplesmente a terceirização, é um modelo de contratação que ganhou muita popularidade nos últimos anos, especialmente em países da América Latina, devido ao fato de permitir que uma empresa possa economizar custos e tempo de contratação de funcionários e de administração pessoal.

Vantagens da terceirização (outsourcing)

  • Permitir integrar funcionários em áreas técnicas ou operacionais de maneira rápida e efetiva.
  • A empresa de terceirização se encarrega do processo de seleção e contratação.
  • A maioria das vezes, a disponibilidade de pessoas é quase que imediata.

Desvantagens da terceirização (outsourcing)

  • A suposta “economia” nas despesas de contratação nem sempre é real, porque a empresa contratante deve pagar uma taxa pela contratação, além do salário e dos benefícios previstos pela lei.
  • Os funcionários contratados pela terceirização não desenvolvem o sentido de pertencimento com a empresa, portanto são menos comprometidos.
  • A rotatividade do pessoal que é contratado através da terceirização é muito elevada.
  • Muitas pessoas têm uma má imagem ou má experiência pessoal com a contratação através da terceirização.

Descubra mais conselhos em: 4 perguntas para determinar se convém terceirizar um projeto ou fazer “in house”

Contratar freelancers é terceirizar?

Não. O freelancer é um agente livre que decide por si só para quais empresas e em que projetos vão trabalhar, assim como as condições e termos de seu trabalho. Sua contratação não pode ser interpretada como uma relação entre um patrão e um funcionário, mas sim uma relação entre um cliente e um prestador de serviços.

Um funcionário contratado através da terceirização, por sua parte, não é um trabalhador autônomo, pois possui um contrato com uma empresa que o utiliza em alguma posição em aberto em alguma outra empresa.

Quando optar pela contratação freelance ao invés da terceirização?

Existem muitos perfis que por anos foram considerados como ideais para o freelancing, como os programadores e os designers. Por outro lado, as empresas estão mais acostumadas a recorrer a terceirização para cobrir vagas fixas nos setores operacionais, administrativos e no serviço ao cliente, como ocorre no caso dos call centers.

Porém, a tecnologia do trabalho remoto motivou que cada vez mais profissionais decidissem optar por uma carreira freelancer, pois podem obter melhores condições de trabalho do que com o outsourcing e oferecer seus serviços de maneira mais versátil.

Já para as empresas, contratar freelancers significa a possibilidade de economizar de maneira mais significativa, em comparação com os custos implicados na terceirização.  Além de poder ter maior controle com relação ao tipo de profissionais que contratam.

Em linhas gerais, recomenda-se contratar freelancers ao invés de trabalhadores terceirizados quando:

  • Existe uma boa oferta de perfis especializados em uma determinada área;
  • O trabalho pode ser gerenciado por honorários, por hora ou por projeto;
  • Não seja imprescindível realizar o trabalho em um local físico determinado.

Na Workana, você pode encontrar freelancers qualificados em categorias tão diversas, quanto suporte administrativo, programação, jurídico, engenharia, finanças, etc. 

Antes de pensar em terceirização, explore as vantagens de contratar uma equipe de freelancers remoto a partir de nossa plataforma.

Se quiser obter mais dicas sobre a contratação freelance, te recomendamos:  Como escolher o melhor freelance para o seu projeto?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

backlinks - workana glosario

O que são os Backlinks?

O que é Tag H1?

O que é Escrow?

Site Footer