O que é ROI?

roi

O ROI é a abreviação de Return on Investment. Em português, retorno sobre o investimento. Este indicador nos permite medir o retorno obtido de um investimento. Para calculá-lo, devemos dividir os ganhos obtidos pelo investimento feito. O resultado é expresso por uma porcentagem ou relação:

Por exemplo:

Se você investiu USD 100 e recebeu USD 150, seu ROI é de 50%, ou 5:1.

Expressar o ROI dessa maneira permite comparar diferentes investimentos.

Como medir o ROI?

roi - como medir

O ROI é a razão entre o lucro líquido e o custo do investimento. Uma das maneiras mais fáceis de demonstrá-lo é:

ROI = (Aumento dos lucros – Investimento realizado) / Investimento realizado

Por exemplo, se por cada USD 10 gastos em Marketing, uma empresa recebe USD 50 adicionais de lucro, a conta seria a seguinte:

ROI = (50 – 10) / 10 x 100
ROI = 4 x 100
ROI = 400% (4:1)

Qual é o ROI adequado no Marketing Digital?

Um ROI aceitável para uma campanha de Marketing varia de 4:1 a 6:1. Qualquer valor abaixo disso indica que há uma margem significativa para melhoria. Algumas campanhas especialmente bem-sucedidas podem ter um ROI de até 10:1, mas são casos excepcionais.

Sua importância no Marketing Digital

Para que uma estratégia de Marketing funcione adequadamente, você deve ser capaz de medir sua eficácia com precisão, porque o objetivo final é que esse investimento aumente os lucros de sua empresa.

É aqui que entra o ROI. É uma ferramenta que permite conhecer objetivamente a relação entre o investimento e os lucros obtidos. Por exemplo:

  • Investimento A: USD15.270 Lucro líquido de A: USD40.200
  • Investimento B: USD 10.500 Lucro líquido de B: USD 35.000

À primeira vista, o investimento “A” teve lucros mais elevados em termos absolutos, por isso seria mais lógico preferir esse tipo de investimento; mas se levarmos em conta que ambos os investimentos foram diferentes, nossa conclusão pode ser outra. Usando uma fórmula simples para calcular o ROI do exemplo, obteremos essas relações:

  • ROI A: (40.200-15.270) / 15.270 = 1.63 x 100 = 163%
  • ROI B: (35.000-10.500) / 10.500 = 2.33 x 100 = 233%

Agora está claro que o investimento B é muito mais lucrativo do que o A e podemos ver exatamente em qual proporção. Dessa forma, você pode tomar decisões acertadas sobre suas futuras estratégias de Marketing e, tornar o dinheiro investido mais lucrativo.

Pode ser útil para você: O que é ROI e qual a importância dele para a sua empresa?

Quais são os benefícios de medir o ROI?

Medir o retorno do investimento da sua estratégia de Marketing tem três benefícios principais:

Justificar o investimento: Se está investindo dinheiro em Marketing Digital, o mais natural é que você queira ver com números claros se está dando certo.

Ficar com as melhores ideias: Uma campanha de Marketing raramente é estática: geralmente mais de duas estratégias são testadas ao longo de vários meses. O monitoramento do ROI permite determinar quais canais e conteúdos foram mais eficazes, para que você possa concentrar seus esforços neles.

Mantém os criativos com os pés no chão: A criatividade é muito importante no Marketing, mas não mais que os resultados. Ter o ROI esperado sempre em mente, incentiva seu departamento de criação a se concentrar em criar soluções eficazes.

Quem mede o ROI?

O mais comum é que o líder do projeto de Marketing fique responsável pelo cálculo do ROI obtido, com a assistência de um analista financeiro ou contador.

Em empresas muito grandes, pode ser necessário recorrer a agências externas que tenham ferramentas de análise de dados em larga escala.

Saiba mais sobre o ROI

Você pode encontrar uma grande quantidade de recursos online relacionados a esse indicador de rentabilidade. Aqui listamos alguns dos melhores que encontramos:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

ctr - click through rate

O que é CTR?

Site Footer