O que é SEM?

sem - search engine marketing

SEM: são as siglas de Search Engine Marketing; em português, Marketing em motores de busca. Refere-se principalmente à prática de pagar por anúncios nos resultados de pesquisa.

Originalmente, o termo também englobava as primeiras práticas de SEO (Search Engine Optimization), mas hoje em dia é uma disciplina tão especializada e ampla que o “SEM” ficou em segundo plano, principalmente a publicidade pagamento por clique.

Em conjunto com uma boa estratégia orgânica, o SEM é uma maneira muito eficaz de aumentar o tráfego para o seu site rapidamente.

Qual é a diferença entre o SEM e SEO?

A diferencia do SEO (Search Engine Optimization), que tem excelentes resultados a médio e longo prazo, o SEM produz resultados imediatos e tem um ROI quase instantâneo: você pode iniciar uma campanha SEM pela manhã e começar a ver os resultados naquela mesma tarde.

Mas assim que você parar de pagar pela publicidade, seus anúncios deixam de ser exibidos. Portanto, o mais aconselhável é usar o SEM em conjunto com o SEO: combinar os resultados rápidos da primeira ferramenta com a viabilidade a longo prazo da segunda.

O SEM pode ser muito conveniente devido à sua relação custo-benefício. Ele te dá a possibilidade de direcionar sua publicidade para seus clientes potenciais, apenas quando eles estão procurando informações sobre seu produto ou serviço e, na maioria dos casos, você só precisa pagar quando um usuário clica no seu anúncio.

Quanto devo gastar com o SEM?

Uma típica campanha de Marketing Digital aloca quase 50% do seu orçamento nas estratégias focadas em mecanismos de busca, que geralmente são divididos em 31% para SEM e 18% para SEO. Isso, obviamente, dependerá do setor e de cada empresa. O tempo e experiência irão definir a proporção que funciona melhor para o seu negócio.

Normalmente, o SEM é gerenciado em plataformas como o Google Adwords e o Facebook Ads, que permitem escolher as palavras-chave pelas quais você quer pagar e também controlar a quantidade de dinheiro investida em cada campanha.

Quem pode fazer uma campanha SEM?

Fazer uma campanha de Marketing focada em SEM não é tão simples quanto dar dinheiro ao Google Adwords. É necessário fazer previamente um estudo de mercado, selecionar as palavras-chave apropriadas e redigir um anúncio breve e conciso, mas que seja persuasivo. Tudo isso pode ser feito por um especialista em publicidade digital.

Assim que a campanha for lançada, será necessário monitorá-la e realizar testes A/B para detectar oportunamente quaisquer oportunidades de otimização ou problemas que possam surgir. Isso também impede que você perca seu tempo e dinheiro.

Continue aprendendo

Fazer um bom SEM requer conhecimento e uma visão oportuna sobre o tipo de palavra-chave e anúncio nos quais você deve investir, porque não se trata apenas de atrair usuários, mas sim de atrair os usuários certos. Se quiser saber mais sobre este assunto, dê uma olhada nesta seleção de artigos:

Na Workana você encontra especialistas em Google Adwords e Marketing online, que te ajudarão a configurar uma campanha SEM para sua empresa. Confira nossos freelancers mais bem classificados e encontre o talento que você precisa.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

email marketing

O que é E-mail Marketing?

lead

O que é um Lead?

call to action - cta

O que é um CTA?

Site Footer