O que é Storytelling?

O Storytelling é a arte de contar histórias ou relatos, mas no Marketing refere-se a uma estratégia na qual se utiliza uma história como contexto para transmitir uma determinada informação.

Por exemplo, uma marca de bebidas isotônicas, cujo objetivo é se conectar com esportistas, pode recorrer a um vídeo promocional, onde os benefícios da bebida sejam tipicamente o centro do discurso, ou podem mostrar uma pequena história de sucesso esportivo, integrando seu produto de maneira sutil.

Este vídeo corresponde a uma estratégia tipo storytelling. A história não gira ao redor do produto mas faz com que ele esteja integrado ao contexto. O que se busca não é provocar uma compra ” racional” diretamente derivada de suas vantagens, mas sim que a narração desperte uma determinada classe de emoções ao receptor (sucesso, confiança, esforço, etc) e que estas emoções consigam criar um vínculo com a marca, conseguindo com que se converta em parte do estilo de vida do público alvo.

Este artigo pode ser útil: O que é o Marketing de Conteúdos?

Para que serve o Storytelling?

As três principais funções do Storytelling no Marketing de Conteúdos são:

  • Identificação: Que o leitor/espectador sinta-se identificado com o personagem, com a história e com os desafios que está observando.
  • Emoção: Provocar emoções no espectador
  • Vínculo: Vincular essas emoções positivas da marca por meio da identificação.

Em outras palavras, o Storytelling chega ao público através de histórias com as quais pode se identificar, com personagens que tenham sinergia com seus objetivos ou que superam seus desafios. Enquanto isso, a história transmite alegria, alívio ou qualquer outro tipo de emoção, essa emoção positiva será desencadeada juntamente com alguma menção explícita ou implícita à marca, produto ou serviço, para que o espectador os relacione.

O Storytelling é uma estratégia de marketing que tem foco no emocional muito mais do que no racional. Sua grande efetividade está relacionada ao fato de que as pessoas normalmente realizam compras ou integram marcas ao seu estilo de vida através de motivos emocionais além dos estritamente racionais.

Além disso, as histórias são capazes de provocar uma expectativa muito maior e interesse quando comparamos aos anúncios tradicionais.

Você também gostará de ler: Entenda como a Psicologia das Cores afeta o Marketing do seu negócio

Como se faz o Storytelling?

Existem milhares de formas de fazer Storytelling e o protagonista da marca, do produto ou do serviço pode se tornar mais evidente ou mais sutil. Pode-se fazer Storytelling em artigos para blog, vídeos, anúncios de televisão, inclusive existem imagens que por si só já contam uma história.

O que todas as formas de Storytelling tem em comum são:

  1. Personagens com as quais o público se identifica
  2. Estes personagens enfrentam desafios ou problemas comuns com o público alvo.
  3. A solução ou o sucesso estão vinculados de uma forma ou de outra com a marca patrocinadora.

Por exemplo, neste Storytelling da Apple, o produto se mostra como a chave do sucesso das histórias, que detonam profundas emoções relacionadas com a gratidão e com um estilo de vida saudável, também mostram distintas classes de histórias com as quais muita gente pode se identificar.

Mais conselhos úteis em: Como escrever para segmentos mais técnicos sem matar de monotonia o leitor (ou a você mesmo)?

Para saber mais sobre Storytelling

Há muito o que aprender sobre Storytelling e existem inúmeros exemplos fantásticos para você se inspirar e criar sua própria estratégia de marketing. Se quiser se aprofundar mais no tema, não deixe de revisar os recursos que selecionamos para você:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que são os Featured Snippets?

lead magnet

O que é um Lead?

O que é Link Juice?

Site Footer