O que é um chatbot?

Um chatbot é um algoritmo desenhado para simular uma conversa com outra pessoa através de programas de mensagens instantâneas. Este algoritmo interpreta o texto que uma pessoa envia e responde utilizando uma linguagem natural e coerente.

Os chatbots mais sofisticados podem interpretar mensagens de voz e inclusive interagir verbalmente com o usuário.

Para que serve um chatbot?

Um chatbot serve para agilizar a atenção dada aos seus clientes, reduzir a quantidade de pessoas que são necessárias nesta área e melhorar a experiência do usuário.

Principalmente se encarregam de responder as perguntas mais frequentes, proporcionar informação e organizar as solicitações de seus clientes, mas também podem coletar informações e ajudar o usuário a encontrar o que precisa.

Imagina que você quer saber de maneira rápida que horas um determinado negócio fecha, está para sair apressado de sua casa e não têm tempo de buscar esse dado na página web desta empresa. O que fazer?

Se a página em questão conta com um chatbot, você pode escrever sua pergunta em uma pequena janela que aparece imediatamente ao entrar neste site e ele te trará uma resposta amável com a informação necessária. Se não tivesse essa opção, o mais provável é que deixaria a visita para outro dia.

Agora digamos que você quer fazer uma reserva de hospedagem na cidade de Buenos Aires, mas o excesso de oferta torna mais difícil a informação e acima de tudo complica destacar as opções que não são interessantes. Um chatbot pode servir como assistente para filtrar o que não te serve e assim ajudar a encontrar justo o que você busca, baseado em critérios como localização, orçamento, serviço, etc.

Este artigo pode ser útil: Empreendedor: já sabe tudo que um assistente virtual pode fazer pelo seu negócio?

Por que os chatbots são importantes?

Os chatbots podem atender milhares de solicitações de clientes de maneira instantânea e ininterrupta. Não se cansam, não faltam ao trabalho, nunca são grosseiros e eliminam o fator “falha humana”, tudo isso por uma fração de custo que teria para responder todas as solicitações de seus clientes de forma personalizada.

Neste sentido, os chatbots são importantes porque permitem diminuir custos de atendimento ao cliente e ajudar seus assistentes a diminuírem a carga de trabalho. Mas além disso, podem contribuir muito no aumento de suas vendas, pois responde às solicitações de seus prospectos de forma imediata.

Você também pode se interessar por: 33 erros no serviço de atendimento ao cliente ou Como evitar que seus clientes te amem!

Como funciona um chatbot?

Um chatbot típico está programado com rotinas pré determinadas que abrangem a maior parte dos casos. Quando um usuário pergunta algo, o chatbot busca em sua base de dados a resposta pré definida.

Se a interação não sai de acordo com o que o chatbot tem programado, informa ao usuário que não possui informações suficientes e que não pode entender a pergunta. Neste caso, o mais comum é que a conversa seja transferida a um operador humano.

Os chatbots um pouco mais avançados integram algoritmos de aprendizagem (machine learning) que permite refinar seu vocabulário e dar respostas cada vez mais relevantes.

Mas no fim das contas, a efetividade de um chatbot está determinada pela sua complexidade de sua programação e a quantidade de dados que pode acessar. Se um chatbot não conta com a base de dados adequada, sua utilidade é quase nula.

Os chatbots mais sofisticados com inteligências artificiais em toda a sua programação como Alexa da Amazon, Siri da Apple, Cortana da Microsoft y Assistant do Google- combinam complexos algoritmos de reconhecimento de voz, intenção de busca e síntese de linguagem natural entre outros.

Também recomendamos: O que é Big Data?

Aprenda mais sobre os chatbots

Os chatbots não são apenas uma curiosidade tecnológica que está na moda. São o primeiro passo para uma integração de inteligência artificial em nossas vidas e como tal, terão um impacto ainda maior na maneira com a qual consumimos produtos e serviços.

Trata-se de um tema apaixonante e para que você possa saber como tirar proveito deles em sua empresa, fizemos esta seleção de recursos externos:

Gostaria de integrar um chatbot em sua página web?

Qualquer pessoa pode integrar um chatbot ao seu site utilizando planilhas pré definidas, mas faz diferença ter um profissional para garantir que está tudo corretamente configurado e que tenha todas as informações necessárias para o seu bom funcionamento.

Na Workana, encontrará vários profissionais independentes com ampla experiência no desenvolvimento destas ferramentas.

Além disso, te propomos conhecer mais dicas sobre a contratação freelance em: Quando contratar um freelancer ao invés de escolher um novo colaborador para sua empresa?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Escrow?

O que é Flat Design?

O que é Tag H1?

Site Footer