O que é um CTA?

call to action - cta

O CTA, do inglês “Call to Action“, significa “chamada a uma ação” e é um recurso usado no Inbound Marketing para fazer com que um usuário que está lendo um conteúdo entre no funil de vendas da empresa ou avance de uma etapa de compra para a seguinte.

Normalmente, qualquer site que você visita, independentemente de ser uma landing page, um artigo de um blog ou uma página de informações, tem várias chamadas de ação estratégicas com o objetivo de:

  • Que você se registre em sua plataforma ou app
  • Que você se cadastre em seu newsletter
  • Que você compartilhe o conteúdo do site em suas redes sociais
  • Que você baixe algum tipo de e-book ou lead magnet
  • Que você faça um teste gratuito
  • Que você visite seu e-commerce
  • Que você aproveite uma oferta ou promoção

No Marketing de Conteúdo, o CTA está diretamente relacionado com o objetivo de cada trecho do conteúdo. Por exemplo, se você publicar um artigo cujo objetivo é gerar interesse para que os visitantes baixem um guia e se tornem Leads, o CTA deve ser um convite direto e incontroverso para isso.

Se você criar uma landing page com um menu de vendas para promover seu novo produto, o CTA deverá se focar em levar diretamente para o formulário de pedido e pagamento.

Por que os CTAs são importantes?

No Inbound Marketing, um trecho do conteúdo sem CTA, por mais útil ou interessante que seja, será um esforço desperdiçado. Capturar a atenção e o interesse de um usuário não é nada fácil hoje em dia e, quando você o faz, abre-se uma oportunidade muito breve que precisa ser aproveitada para criar uma ponte imediata entre o que o visitante precisa e o que você oferece.

Caso contrário, ele se esquecerá de você ou irá para outro site e, perderá a oportunidade de contatá-lo no futuro.

Como fazer um bom CTA?

Leve em consideração esses fatores-chave ao criar seu CTA:

  1. Identifique as necessidades da Buyer persona. Ela é prática ou emocional? Quer obter alguma informação específica? Está querendo se sentir melhor consigo mesmo? Quer se divertir ou se informar?
  2. Em que estágio do funil ele está localizado? Um CTA nunca deve “pular” etapas do funil de vendas. Se o seu lead estiver na etapa de conscientização, ele ignorará um CTA que o envia para uma ação de compra, mas reagirá bem a um que o leve a informações mais específicas.
  3. Envie uma mensagem concreta, clara e breve que se adapte perfeitamente a essas necessidades e que seja incontroversa, isto é, que não exista um bom motivo para não fazê-lo.

Embora os CTAs geralmente não excedam uma ou duas frases, eles são o resultado de muito trabalho e análise no Inbound Marketing. Os redatores comerciais e web designers freelancer são os perfis ideais para gerar e projetar as chamadas mais eficazes à ação.

Exemplos de bons CTAs

Este artigo da HubSpot mostra precisamente 31 exemplos de bons apelos à ação; no entanto o mais interessante é o CTA que está no final do texto, onde o usuário é convidado para continuar navegando pelo site, baixar um guia com templates gratuitos para CTA e compartilhá-lo nas suas redes sociais.

Continue aprendendo

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

lead magnet

O que é um Lead?

O que é Keyword Stuffing?

marketing de contenidos

O que é Marketing de Conteúdos?

Site Footer