O que é um Freelancer?

freelancer

O freelancer é uma pessoa que trabalha por conta própria, independentemente, fornecendo serviços profissionais de qualquer tipo sem estabelecer um contrato exclusivo com um único cliente ou empresa.

Por exemplo, um web designer pode trabalhar em uma empresa e dedicar-se exclusivamente a ela, ou pode ser um freelancer e, assim, oferecer serviços externos por conta própria, atendendo a um ou vários clientes.

A modalidade freelance está tendo um aumento drástico em praticamente todo o mundo graças aos avanços tecnológicos e à mudança de mentalidade em relação ao paradigma no mercado de trabalho da geração millennial.

Ver: Relatório anual do mercado freelance.

Como um freelancer trabalha?

Geralmente, em sua casa, em seu próprio escritório ou em um espaço de coworking. Na maioria das vezes, tudo o que ele precisa é de um computador com o software correto e uma boa conexão à Internet.

Normalmente, em primeiro lugar, o freelancer combina com o cliente os objetivos, custos e prazos do projeto e, às vezes, recebe um adiantamento para começar a trabalhar.

Os freelancers conseguem novos clientes, principalmente, graças às recomendações e autopromoção.

Há certas profissões tradicionalmente relacionadas ao trabalho autônomo, como por exemplo, todas aquelas que têm a ver com a programação web, design, marketing digital, suporte remoto e redação, mas atualmente muitos outros perfis também estão se aventurando no mundo freelance, como as áreas jurídicas, contabilidade e administrativo.

Vantagens e desvantagens de ser freelancer

Algumas das principais vantagens são:

  • Você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, seu trabalho não depende de um local físico.
  • Você gerencia seu próprio tempo, dependendo do que funciona melhor para ti.
  • Você trabalha nos projetos que escolher.
  • Você aprende negociando diretamente com os clientes.
  • Você economiza tempo e dinheiro em locomoção pela cidade.
  • Você pode passar mais tempo com sua família.
  • Você trabalha com sua capacidade de adaptação e autonomia.
  • Você pode ganhar mais dinheiro do que ganharia trabalhando de forma fixa para uma empresa, embora isso dependa apenas de ti.

Leia também: Por que escolher um trabalho freelance?

A principal desvantagem de “freelancear” é que você não tem um cheque garantido no final do mês como seria em um trabalho fixo. O que significa que um mês pode ser muito bom e o outro nem tanto. Por outro lado, devemos também considerar que ter um emprego fixo não garante que você nunca será demitido, muito menos que seja uma atividade que realmente te agrade.

Além disso, de acordo com seu perfil, algumas pessoas trabalham melhor e são mais produtivas em um ambiente corporativo e quando tentam trabalhar por conta própria, percebem que acabam procrastinando mais que deveriam.

freelancer - paisaje viaje
O freelancer pode escolher onde e quando trabalhar.

Como encontrar freelancers para seus projetos?

Existem plataformas online dedicadas precisamente a aproximar empresas com trabalhadores remotos de várias profissões. Entre elas está a Workana (a maior da América Latina), UpWork e Freelancer.

A vantagem dessas plataformas é que elas não apenas permitem que os freelancers encontrem projetos para trabalhar, mas também oferecem garantias sobre o pagamento feito pelo cliente. Os fundos são liberados para o freelancer, somente após a entrega do trabalho combinado e o cliente aprovar a qualidade do mesmo.

Outra opção é contratar um freelancer por recomendação, caso você tenha um conhecido que já teve uma experiência com um trabalhador freelance no perfil que precisa. Não se esqueça de pedir todas as referências que puder e de revisar o seu portfólio de trabalho.

Por que contratar freelancers?

Para cada novo projeto, você pode criar uma equipe de trabalho remoto com perfis especializados, capazes de atingir as metas da forma mais rápida e eficiente possível, porque eles estão acostumados a trabalhar por objetivos.

A verdade é que, se você verificar as qualificações e referências do freelancer antes de contratá-lo e depois manter uma comunicação aberta, combinar um preço justo para o seu trabalho, é provável que ele se torne um colaborador fiel de longo prazo para o seu negócio.

Leia também: 5 Dicas para criar a melhor equipe de trabalho remoto

Continue aprendendo

Você pode encontrar uma grande quantidade de recursos online relacionados ao mundo freelance. Aqui listamos alguns dos melhores que encontramos:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

Post Navigation

Site Footer