O que são as Long Tail keywords (palavras chaves de cauda longa)?

As long tail keywords (LKT) ou palavras chave de cauda longa são termos chave e específicos que possuem a função de atrair um público muito específico dentro da técnica de SEO e, portanto, com maior probabilidade de conversão.

O termo cauda longa surge de um comparativo bastante amistoso das keywords com a figura de um dinossauro como nesta ilustração:

O que este comparativo pretende explicar é que quanto mais específico for um termo, menor quantidade de buscas ele terá. Mas ao mesmo tempo, estas buscas são de maior qualidade e vice versa.

Mais informações em: O que é SEO?

Como funcionam as palavras chaves de cauda longa?

Para dar um exemplo, imagina que você é o dono de uma pet shop com foco em produtos eco friendly, e você faz vendas de produtos e petiscos orgânicos. De uma forma ilustrativa, poderíamos dizer que as suas palavras chaves são:

  • Alimento para cães e gatos
  • Pet shop
  • Animais de estimação

Infelizmente, essas palavras chaves são muito genéricas. Se você tentar posicioná-las perante a criação de conteúdo, é muito provável que não possam competir contra as grandes empresas que já a utilizam com uma grande inversão em sua localidade, ou que atraia um público que está buscando por coisas bastante distintas, como comprar um pet ou inclusive uma clínica veterinária.

Para poder chegar ao seu público alvo, que é local e que possui um perfil muito mais particular, você teria que recorrer a termos de cauda longa como:

  • Alimento orgânico para pets em…(colocar seu bairro ou sua cidade ou abrangência de entrega);
  • Produtos para pets ecológicos a domicilio;
  • Loja de cães e gatos eco friendly em… (cidade, bairro ou abrangência).

Obviamente, que a quantidade de pessoas que estará buscando esses termos chave é substancialmente menor que a quantidade de usuários que buscam “alimentos para cães” ou “pet” por toda  a rede. Mas é muito mais provável que sejam visitantes que efetivamente coincidam com o perfil da sua Buyer Persona e que possuem o interesse ou a necessidade de adquirir o que você tem a oferecer.

Também pode te interessar: Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica

Como sei quais são as minhas Palavras Chaves de Cauda Longa?

As palavras chaves de cauda longa geralmente são as combinações de palavras chaves genéricas com termos mais específicos que podem ser referentes a: 

  • Localização (em tal cidade, em tal país, bairro, etc)
  • Características particulares ou atributos (ecológico, barato, vegano, amigável)
  • Usuário final (para crianças, para pequenas raças, para plus size, para o modelo X de celular)
  • Qualidade, material ou manufatura

Para identificar as suas, você deve levar em conta essas variáveis, mas também pode recorrer a algumas das muitas ferramentas de construção de long tail que se encontram disponíveis online.

Aprenda mais sobre as Palavras chaves de Cauda Longa

Como os algoritmos do Google e as necessidades e formas de buscar o público mudam de maneira constante, escolher termos chaves de cauda longa não é uma tarefa tão simples e requer respaldo e de muitos conhecimentos de SEO.

Você pode se aprofundar mais sobre o tema revisando os recursos especializados que selecionamos especialmente para você:

Precisa de ajuda para escolher as suas palavras chaves de Cauda Longa para a sua empresa?

Na Workana, você pode encontrar freelancers especializados em marketing digital, SEO, palavras chaves e muito mais. Visite nosso quadro de honra com os perfis mais populares em criação de estratégias de marketing online e comece a fazer o seu negócio crescer agora mesmo.

Mais conselhos sobre a contratação freelance em: Vai criar um projeto na Workana? Não se esqueça destas 10 dicas para ter uma melhor experiência

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é AdServer?

O que é navegabilidade web?

O que é Big Data?

Site Footer