O que são os Featured Snippets?

Os  Featured Snippets ou caixas de respostas como alguns chamam, são respostas curtas, concisas sobre uma busca em particular. Estas caixas aparecem no topo da página web, sobre os links promocionados e evidentemente acima dos primeiros resultados orgânicos. 

Muito possivelmente, dentro de suas buscas no Google você já encontrou caixas que contém informações relevantes relacionadas a palavras chaves que foi buscar no campo de texto, certo? Então, isso dentro do Marketing Digital se chama Features Snippets e são um aspecto fundamental para qualquer estratégia digital que envolve o SEO. 

O Google criou os Featured Snippets para otimizar a experiência do usuário, ou seja, oferecer uma solução para esclarecer a sua dúvida, ajudar em sua busca o mais rápido possível. Basicamente, o objetivo é dar ao internauta uma resposta clara sobre a palavra chave que utilizou sem a necessidade de que tenha que entrar em uma página web para descobrir que aquilo existe. 

Mais informações em: O que é Experiência do Usuário?

Que tipos de Featured Snippets existem?

Dentro dos tipos que existem hoje em dia, podemos destacar três principais, de acordo com o tipo de busca e podem mostrar-se de maneira diferente, veja a seguir: 

Snippets textuais

Podemos dizer que são os que compreendem a maioria dos Featured Snippets que aparecem dentro do motor de buscas do Google.

Eles geralmente respondem através de texto ou parágrafos uma dúvida, pergunta ou definições de palavras-chave. Isso ocorre porque os usuários geralmente fazem perguntas acompanhadas de palavras tais como: o que é, como fazer, onde, por que, entre outros.

Snippets de vídeo

O Google também costuma mostrar ao usuário alguns resultados de vídeos do YouTube através do Featured Snippets em uma grande parte das consultas de dentro do buscador.

Isto se dá a grande popularidade que a plataforma de streaming possui para resolver dúvidas, esclarecer conceitos ou entreter os usuários com vídeos informativos, didáticos ou divertidos.

Tabelas e listas

Esta é a segunda maneira mais comum de encontrar os  Featured Snippets, devido ao fato de que muitos usuários usam o Google para encontrar receitas, ranking, listas, passo a passo, comparações de produtos ou preços entre outros.

Eles aparecem para oferecer ao usuário uma informação mais relevante e ordenada com a finalidade de responder os seus requerimentos justamente com a informação que o internauta desejava.

Por exemplo, se você está buscando uma comparação entre o último telefone da Samsung e o Iphone mais recente, irá encontrar uma tabela com os preços e com as especificações separadas em colunas sobre os celulares ou se precisa saber da receita de uma torta de limão, em um lugar com as informações separadas ou dentro de uma página especializada, serão mostradas uma lista com os ingredientes e o passo a passo.

Agora veja, você já sabe o que são essas caixas de respostas que o Google utiliza para contextualizar e responder as intenções dos usuários. Então, agora vamos esclarecer como, a partir da perspectiva de um redator de conteúdos digitais, como podem elaborar materiais para que apareçam como um Featured Snippet.

Este artigo pode ser útil: O que é Conteúdo Web?

Como escrever para conquistar Featured Snippets?

Como já dissemos, os Featured Snippets são as respostas rápidas e concisas sobre uma pergunta ou definição que um usuário realiza.

E ainda que não exista uma fórmula certa para conquistar este espaço, é possível otimizar os textos e conteúdos para aumentar a possibilidade de ser considerado pelo Google.

A seguir, te ensinaremos como otimizar os conteúdos que você já possui dentro da sua página web ou blog e que seguramente, você vai querer criar a partir de agora, para que possam alcançar em algum momento os Feature Snippets.

1. Tamanho do Texto

O tamanho do conteúdo influi diretamente na escolha do Google para as caixas de respostas.

Digamos que se a resposta de uma pergunta ou definição seja muito extensa, o Google não irá levar em consideração. Lembre-se que o objetivo principal deles é oferecer ao usuário uma experiência integral e satisfatória ao dar respostas curtas e concretas.

Agora, cada texto, dependendo da natureza da resposta que você resolve, pode ser escrito para conquistar os Featured Snippets em destaque de distintas maneiras:

Parágrafos

Para os que esclarecem dúvidas ou definições, o ideal é que respondam o conceito em até 45 palavras em média ou em até 290 caracteres.

De fato, segundo estudos de Moz, mais de 60% dos Featured Snippets que apareceram em suas provas, variam entre  40 e 50 palavras.

Isso significa que, para aumentarem as possibilidades de aparecer dentro das caixas de respostas é necessário definir e responder os conceitos e perguntas dentro desses parâmetros de texto.

Listas e tabelas

As listas que aparecem dentro das Featured Snippets contém em média 4 itens e não mais de 11 palavras cada um.

Claro que no momento de escrever para conquistar os Featured Snippets na forma de lista o número de itens não é tão relevante como a quantidade de palavras no total para cada item.

Eles contam com um guia para seguir explorando o conteúdo e quanto mais conteúdo houver, melhor.

Enquanto as tabelas e as recomendações são muito similares, ou seja, quanto mais linhas houverem dentro das guias, o Google assume que este conteúdo é relevante.

2. Ações para conteúdos já publicados.

  • Verificar as palavras chaves: é fundamental que sejam revisadas as palavras chaves para o conteúdo em questão e se estão posicionadas entre 1 e 10, já que estas são as consideradas para converter-se em um Featured Snippets.
  • Otimizar o conteúdo: observar os resultados e adaptar os seus conteúdos aos requisitos. Por exemplo, se as respostas mostram em várias tabelas, adapte o conteúdo para que se converta em apenas uma tabela.
  • Atualize o material: se tudo estiver ajustado de acordo com os critérios de buscas do Google, solicite para que o Google retorne a rastrear o seu conteúdo.

Você também gostará de ler: O que é Texto Âncora (Anchor Text)?

3. Ações para conteúdos futuros

Com estas informações você já deve ter uma ideia de quais são os conteúdos que podem capturar Features Snippets.

Tenha em mente de que é necessário mapear seu site para encontrar mais temas interessantes com este objetivo.

Antes de escrever para conquistar Featured Snippets é importante cumprir dois passos:

  • Encontre palavras onde você ainda não tem posicionamento: faça uma relação de palavras chave para o seu nicho de mercado  nas quais você não tem presença e que já existem Featured Snippets nas buscas.
  • Faça um conteúdo de qualidade: além de prestar muito mais atenção ao tamanho dos textos para conquistar o Text Snippets, listas e caixas é importante que o conteúdo seja realmente valioso e relevante para o usuário.

4. Guia para o Google

O Google em muitas ocasiões precisa adotar critérios para criar um Featured Snippet por si só. De fato, se você faz muitas buscas em seu buscador, algumas não fazem sentido ou são confusas para o usuário.

Para que isso não aconteça, é muito importante que você ofereça ao Google toda a informação e otimização para que crie Features Snippets atrativos, relevantes e o mais importante de tudo, que atendam a verdadeira intenção de busca.

Por exemplo, nos casos onde o Featured Snippet é uma lista, utilize subtítulos H2. Desta forma, se você estiver criando um conteúdo sobre “Os melhores  de Futebol do México“, cada estádio deve ser um H2, assim o Google irá reconhecer que está diante de uma lista.

No caso dos Text Snippets, como aparecem quando se formula uma pergunta ou definição, a resposta da mesma deve estar justamente depois do heading tag, ou seja, o  H1, H2, H3, entre outros, para que o Google saiba que ali está a resposta

Seguindo estes passos e recomendações, você conseguirá elaborar materiais valiosos e especialmente desenvolvidos para serem parte das posições mais destacadas do Google.

Este conteúdo pode te interessar: O que é Tag H1?

Aprenda mais sobre Featured Snippets

Escrever para conquistar o Featured Snippets pode não ser uma tarefa tão simples assim, porque muitas coisas precisam ser levadas em consideração, desde relacionadas com o texto, com o formato, até com as condições das palavras chave, mas não é nada para uma missão impossível.

É fundamental que você esteja atualizado com as últimas novidades sobre estas técnicas de posicionamento, que faça revisões constantemente no que o Google leva em conta para as caixas de respostas e que esteja bastante atento aos conteúdos que já produziu e que irá produzir para que estejam adaptados a tais condições.

Se quer seguir aprendendo sobre Featured Snippets,  dê uma olhada nestes recursos que adicionamos pra você:

Precisa de ajuda para conquista Featured Snnipets?

Na Workana, você pode encontrar redatores especializados em SEO e consultores de marketing digital que estão dispostos a te ajudar a otimizar seus conteúdos web e desenvolver a melhor estratégia de marketing de conteúdos para conquistar Featured Snippets nas páginas do Google.

Mais conselhos sobre a contratação freelancer em: Como escolher o freelancer ideal para o seu projeto.

*Este artigo é uma colaboração de Érico Mafra, consultor de Marketing de Conteúdos.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

contenidos de tipo evergreen

O que é Conteúdo Evergreen?

call to action - cta

O que é um CTA?

O que é AdServer?

Site Footer