Ronaldo R. d. S. freelancer experto en Diseño Gráfico, Diseño Web, 3ds Max, 3D Rendering, Ilustraciones

Ronaldo R. d. S.

gamificando soluções

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Brasil
Valor hora:

R$ 90,00

Diseño y Multimedia

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Sobre mí
Ronaldo Ribeiro trabalha com Arte e Tecnologia. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2010), participou de Projetos de Iniciação Científica da Universidade de Brasília,terminou o mestrado em "Arte e Tecnologia" pela mesma instituição (2014) e atualmente está fazendo doutorado em Arte e Tecnologia pela mesma Instituição. Atua como colaborador no Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual - Midialab onde participou de um sequência de oficinas do projeto "Cultura Digital na Escola" em 2014. Entre suas maiores realizações estão sua participação nos projetos Uso de IMAGENS 3D no ensino de Bioquímica de iniciação científica (2008) , Pró-Licencenciatura do grupo Arteduca (2008-2010), Desenvolvimento de jogo para TV Digital no projeto Wikinarua (2010), Projeto Geopartitura (2012) e no seu projeto de mestrado Ecoartificial (2013-2014). Seu principal foco está em sua atuação na TG Studio, empresa de desenvolvimento de jogos incubada no CDT/UnB desde 2011, onde atua como diretor de produção no desenvolvimento de soluções em gamificação para o setor privado.
Historia laboral
Atuação profissional


1.    TG Studio - TGS
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Vínculo institucional
    
2012 - Atual      Vínculo: Colaborador , Enquadramento funcional: Diretor de Produção - Sócio Gerente , Carga horária: 60,  Regime: Integral
    Outras informações:
Atuo na contratação de pessoal, pesquisa de recursos em tecnologia e gestão de pessoal.


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Atividades
    
01/2013 - 12/2013    Pesquisa e Desenvolvimento, TG Studio
    Linhas de pesquisa:
    Desenvolvimento de Jogos e Artefatos Interativos

01/2013 - Atual    Pesquisa e Desenvolvimento, TG Studio
    Linhas de pesquisa:
    Desenvolvimento de Jogos e Artefatos Interativos



2.    Universidade de Brasília - UnB
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Vínculo institucional
    
2012 - 2012      Vínculo: Colaborador , Enquadramento funcional: Bolsista , Carga horária: 30,  Regime: Parcial
2012 - 2014      Vínculo: Bolsista , Enquadramento funcional: Bolsista de mestrado , Carga horária: 20,  Regime: Parcial
    Outras informações:
Bolsa cedida pela Capes para a implementação da pesquisa em Artes e Tecnologia que está sendo realizada.

2009 - Atual      Vínculo: Colaborador , Enquadramento funcional: Colaborador , Carga horária: 10,  Regime: Parcial
2006 - 2010      Vínculo: Colaborador , Enquadramento funcional: Estagiário , Carga horária: 30,  Regime: Parcial

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Atividades
    
03/2006 - 12/2006    Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto de Artes da Universidade de Brasília
    Linhas de pesquisa:
    Arte e Tecnologia



3.    Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Uberlândia (MG) - SEBRAE-U-MG
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Vínculo institucional
    
2014 - 2014      


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Linhas de pesquisa

1.    Arte e Tecnologia

2.    Desenvolvimento de Jogos e Artefatos Interativos

3.    Desenvolvimento de Jogos e Artefatos Interativos






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Áreas de atuação

1.    ARTE E TECNOLOGIA
2.    Desenvolvimento de Jogos e Artefatos Interativos

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Projetos

Projetos de pesquisaProjetos de pesquisa2012 - 2014    Eco_Artificial
    Descrição: Por meio da interação entre a vida artificial e os jogos eletrônicos foi possível estabelecer uma interação maior entre os interagentes e os seres artificiais. As questões que surgiram da interatividade são interessantes, pois dão outra perspectiva ao interagente a respeito da vida artificial com a qual ele está interagindo. Por outro lado, analisar o comportamento dessas comunidades de seres artificiais que estão sendo propostos levanta uma questão. Como essas criaturas virtuais podem interagir para formar uma comunidade e promover sua sobrevivência no espaço virtual?No aspecto teórico optou-se por bases principais a Teorica do Caos, Arte, Ecologia, Vida Artificial e Gamearte para a pesquisa. Os autores selecionados como referência para essas bases foram: Ilya Prigogine, James Gleick, Paola Berenstein, Eugene Odum e Suzete Venturelli. Como método de investigação e fundamentação, ao iniciar a pesquisa tinha-se um percurso teórico pronto, entretanto ao cursar as disciplinas e avançar na contextualização outras necessidades de leitura apareceram, assim ao explicar a histórica relação entre arte e tecnologia necessitou-se buscar fundamentação a contento. Pode-se dizer que se estabeleceu um método espiral compreendido entre desenvolvimento, leitura, escrita, crítica, e retorno ao desenvolvimento de novo.O resultado final da pesquisa é um gamearte denominado Eco_Artificial no qual vidas artificiais interagem entre si de forma a manter um equilíbrio desse ambiente virtual gerando um ecossistema artificial no qual existe uma vida artificial denominada Recife Digital que é caracterizada como a base alimentar do ecossistema e outras vidas artificiais denominadas simbiontes que se alimentam desse Recife.Por fim, desse relacionamento interdependente das criaturas que agem dentro do Ecossistema Artificial, podem advir questões sobre ocupação de espaços dentro ou fora da realidade virtual ou sobre como as interações entre as temáticas de jogos e vida artificial podem gerar questionamentos outros dentro do ambiente artístico de forma dinâmica e ativa dando ao trabalho um caráter aberto.Palavras-chave: pólipo digital, recife, favela, ecossistema, criaturas artificiais, gamearte.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Suzete Venturelli;  Fátima Santos;  Diego Bichara

2012 - 2014    Eco_Artificial
    Descrição: Por meio da interação entre a vida artificial e os jogos eletrônicos foi possível estabelecer uma interação maior entre os interagentes e os seres artificiais. As questões que surgiram da interatividade são interessantes, pois dão outra perspectiva ao interagente a respeito da vida artificial com a qual ele está interagindo. Por outro lado, analisar o comportamento dessas comunidades de seres artificiais que estão sendo propostos levanta uma questão. Como essas criaturas virtuais podem interagir para formar uma comunidade e promover sua sobrevivência no espaço virtual?No aspecto teórico optou-se por bases principais a Teorica do Caos, Arte, Ecologia, Vida Artificial e Gamearte para a pesquisa. Os autores selecionados como referência para essas bases foram: Ilya Prigogine, James Gleick, Paola Berenstein, Eugene Odum e Suzete Venturelli. Como método de investigação e fundamentação, ao iniciar a pesquisa tinha-se um percurso teórico pronto, entretanto ao cursar as disciplinas e avançar na contextualização outras necessidades de leitura apareceram, assim ao explicar a histórica relação entre arte e tecnologia necessitou-se buscar fundamentação a contento. Pode-se dizer que se estabeleceu um método espiral compreendido entre desenvolvimento, leitura, escrita, crítica, e retorno ao desenvolvimento de novo.O resultado final da pesquisa é um gamearte denominado Eco_Artificial no qual vidas artificiais interagem entre si de forma a manter um equilíbrio desse ambiente virtual gerando um ecossistema artificial no qual existe uma vida artificial denominada Recife Digital que é caracterizada como a base alimentar do ecossistema e outras vidas artificiais denominadas simbiontes que se alimentam desse Recife.Por fim, desse relacionamento interdependente das criaturas que agem dentro do Ecossistema Artificial, podem advir questões sobre ocupação de espaços dentro ou fora da realidade virtual ou sobre como as interações entre as temáticas de jogos e vida artificial podem gerar questionamentos outros dentro do ambiente artístico de forma dinâmica e ativa dando ao trabalho um caráter aberto.Palavras-chave: pólipo digital, recife, favela, ecossistema, criaturas artificiais, gamearte.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Fátima Santos;  Diego Bichara

2012 - 2012    Geopartitura
    Descrição: O projeto Geopartitura aponta para questões emergentes envolvendo a música, a geografia, e dispositivos móveis como celulares para permitir a criação coletiva georeferenciada de um sistema multimídia em tempo real. O geoposicionamento de cada celular permitirá ao sistema conectar cada aparelho aos demais, dentro de um raio de “descoberta”, criando para cada conexão estabelecida uma corda virtual que vibra e soa de acordo com a distância entre os pontos.Função: Desenvolvimento de material Gráfico
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (2); Doutorado (1);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Bruno Ribeiro Braga;  Leonardo Guilherme;  Vitor Valentim;  Suzete Venturelli;  Francisco Barreto;  Clauda Loch;  Ana Lemos;  Tiago Barros

2011 - 2011    CIURBI
    Descrição: Desevolvimento de Material Gráfico para o projeto.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (2); Doutorado (1);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Lucas Almeida;  Leonardo Guilherme;  Vitor Valentim;  Suzete Venturelli;  Felipe de Morais Modesto;  Francisco Barreto;  Clauda Loch

2010 - 2010    Desenvolvimento de jogo para a TV Digital
    Descrição: Projeto de desenvolvimento de jogo para a TV Digital usando a plataforma GINGA (http://www.ginga.org.br/en/inicio). O projeto é um subprojeto do projeto de desenvolvimento Wikinarua
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva;  Bruno Ribeiro Braga (Responsável);  Amanda Moreira;  Lucas Almeida;  Leonardo Guilherme;  Vitor Valentim

2010 - 2010    WIKINARUA
    Descrição: Projeto contemplado com o Prêmio XPTA/LAB reservado para centros de excelência em pesquisa. Seu escopo previa a criação de uma rede social para mapeamento de eventos culturais como projeto principal e estava ligado ao desenvolvimento de diversos subprojetos de execução paralela; entre eles o desenvolvimento de um jogo para a TV Digital intltulado Kuarup.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Bruno Ribeiro Braga;  Amanda Moreira;  Lucas Almeida;  Leonardo Guilherme;  Vitor Valentim;  Suzete Venturelli

2008 - 2010    Pró-Licenciatura do grupo Arteduca
    Descrição: Desenvolvendo material gráfico para o curso de Licenciatura em Educação Artística a distância do projeto
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Doutorado (2);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Bruno Ribeiro Braga;  Amanda Moreira;  Lauro Gontijo;  André Belcino Macial;  Suzete Venturelli;  Sheila Campelo

2007 - 2008    Uso de IMAGENS 3D no ensino de Bioquímica
    Descrição: Criação de modelos 3D feitos em computação gráfica para implementação em interface online visando o melhoramento do ensino de Bioquímica.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;

2007 - 2008    Uso de IMAGENS 3D no ensino de Bioquímica
    Descrição: Criação de modelos 3D feitos em computação gráfica para implementação em interface online visando o melhoramento do ensino de Bioquímica.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;

2006 - 2006    Desenvolvimento de plataforma de Ensino a Distancia Eproinfo para o MEC.
    Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2);
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Bruno Ribeiro Braga;  Amanda Moreira;  André Belcino Macial;  Suzete Venturelli;  Leda Fiorentini

Projetos de desenvolvimento tecnológicoProjetos de desenvolvimento tecnológico2015 - Atual    Color Picker para Detecção de Formol e Metanol
    Descrição: São dois apps desenvolvidos no mesmo projeto para a detecção de substâncias irregulares no Leite (formol) e nos combustíveis (metanol) por meio de uma fita de prova que reage com mudança de cor e tonalidade na presença dessas substâncias.Os apps Androids tem a função de fazer uma medição precisa das mudanças de cor sofridas pelas amostras de fita quando estas reagem às substâncias mencionadas.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de desenvolvimento tecnológico
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Rejane Ribeiro da Silva;  Hugo de Melo Giallanza;  Heygon Lago;  Wendely Leal

2014 - Atual    Linevent
    Descrição: Plataforma de evento virtual que permite o acesso a uma versão de um evento físico em curso via web ou smartphone Android ou IOS.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de desenvolvimento tecnológico
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Rejane Ribeiro da Silva;  Hugo de Melo Giallanza;  Gabriel Zayat dos Anjos;  César Meira Lima

2014 - 2014    Pesa Fácil
    Descrição: Aplicativo Androido desenvolvido para o setor agropecuário com o intuito de inferir o peso dos bovinos mediante o uso de imagens obtidas a partir da câmera de um smartphone.
Situação: Concluído Natureza: Projetos de desenvolvimento tecnológico
Integrantes: Ronaldo Ribeiro da Silva (Responsável); ;  Rejane Ribeiro da Silva;  Hugo de Melo Giallanza;  Heygon Lago;  André Freitas;  Wendely Leal
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