Nicolas F. G. expert freelancer in Android, C++, Game Programming, HTML, Java, JavaScript, SQL Lite, Graphic Design, Firebase

Nicolas F. G.

Full Stack Developer

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Brazil
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R$ 40.00

IT & Programming - Design & Multimedia

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Private client 2 weeks ago

About me
Desenvolvedor e Programador, especialista em c++ e programação Android, formando no último semestre em programação de Jogos Digitais, conhecimento e habilidades de designer. Experiência em demais linguagens de programação e bancos de dados como C, C#, Java, Javascript, SQLite, Google Firebase. Experiência nas ferramentas Unreal, Unity e Android Studio.
Work history
O inicio da minha trajetória é marcada pelo ano de 2014 quando ingressei no curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais, Unisinos, no mesmo ano fui convidado a se tornar um bolsista de inicialização científica no VIZLAB, Laboratório de visualização avançada 3D da Unisinos, onde aprendi muito em relação a programação e sobre baixo nível de programação, trabalhava como programador principal em um sistema simulador de rodovias utilizando Oculus Rift, na época era uma novidade para todo mundo independente da área de atuação. Minha passagem pelo VIZLAB durou 1 ano e 6 meses, até então atuava apenas com C++, tive que aprender a utilizar outras linguagens de programação e até mesmo executar a chamada programação de baixa nível , devido a grande utilização de processamento requirido pelo Oculus Rift na época. Após esse período comecei a me envolver com Android e desenvolver aplicativos móveis.

Meu primeiro app foi um sistema para festas de aniversário e casamentos, desenvolvido no ano de 2017, o propósito do app era gerar interação entre os convidados e a festa num todo. As funcionalidades incluíam tirar fotos com molduras da festa disponíveis, estas fotos podiam ser enviadas via whatsapp ou enviadas para um telão na festa, assim como fotos, também podiam ser enviadas mensagens que eram mostradas ao vivo no telão, também incluía uma funcionalidade para abrir o GPS direcionar até o lugar da festa e a lista dos convidados para o evento.
Desde então, vim trabalhando em outros aplicativos para Android e também projetos de Jogos Digitais conciliados com meu curso, a base do que estudava na Universidade era C++, mas somente isso não era suficiente para concretizar um projeto inteiro, como sempre trabalhei individualmente realizando em média 95% de um projeto todo, programação, design, banco de dados e etc... precisei me especializar em outras áreas como Banco de Dados, Rede e Servidores, e Design de Apps.

No ano de 2018 busquei uma outra experiência e então comecei a trabalhar como Instrutor de Programação para crianças e adolescentes na SuperGeeks, foi então que abriu-se um leque para muitas outras ferramentas e linguagens de programação que tive de aprender para lecionar aos meus alunos, apesar de a proposta ser ensinar neste cargo, ganhei muita aprendizagem nas minhas habilidades de programador, ter de ensinar 0 e 1 binários para crianças de 6 até 11 anos me levaram a descobrir 5 ou até 6 maneiras diferentes de passar o mesmo aprendizado e com isso pude ter uma visão mais ampla da programação em geral, também me ajudou a aprender novas linguagens de programação de maneira facilitada. Este período como Instrutor de Programação durou em torno de 1 ano e então ficou notável para mim que a função de programador me cativava muito e que ser programador era o caminho que devia seguir. Apesar de eu me chamar de programador, creio que o termo mais correto é o de "Desenvolvedor", pois tanto nos jogos quanto nos apps acabo fazendo tanto o Front End quanto o Back End, tanto a Programação quanto o Design, tanto a Rede quanto o Banco de Dados.

Em 2019 entrei ativamente no ramo de Desenvolvedor para Aplicativos móveis, surgiu a oportunidade de um grande empreendimento e então comecei a desenvolver um sistema completo e único na área da Educação Física, o sistema repartido em vários módulos com muitas funcionalidades, era algo muito maior do que já havia feito até o momento. O sistema contava com, módulo de clientes, envolvendo operações e transações entre um estabelecimento e seus clientes, módulo de avaliação física, continha um sistema próprio de avaliação física focada em emagrecimento que media e avaliava como a saúde da pessoa estava e como ela poderia melhorar suas condições físicas, módulo de treinamentos físicos, envolvia criação de uma funcionalidade para ajudar pessoas e profissionais a executarem treinos físicos sem a necessidade de um instrutor presencialmente, módulo de usuários, incluía login e divisão de funcionalidades, tudo isto em um banco de dados na nuvem podendo ser acessado simultaneamente por dispositivos móveis e computadores. O sistema foi desenvolvido para Android e Windows, utiliza Google Firebase como plataforma de banco de dados na nuvem e demorou cerca de 6 meses para ser desenvolvido.
Após este sistema vim trabalhando principalmente em outros dois projetos. Destes dois projetos, um deles para a IIGD, aplicativo para Android que contém um sistema de hierarquias, o sistema é capaz de cadastrar localidades e estas localidades podem conter usuários, de acordo com o nível de acesso do usuário, este usuário pode cadastrar outras localidades e consequentemente outros usuários, o sistema é totalmente dinâmico e não contem limites, os usuários do sistema são capazes de enviar relatórios contendo imagens e informações de texto e estes dados então são acessíveis por usuários que estão acima no nível de acesso e na localidade vigente. Neste projeto fui capaz de gerenciar várias ferramentas do Google Firebase e agregá-las em um único aplicativo, conseguindo uma ótima performance de banco de dados, conseguindo um sistema que não fosse lento para realizar pesquisas envolvendo grande números de dados, basicamente uma árvore feita na nuvem.
Total Mage, o segundo projeto, não um aplicativo para Android, mas sim um Jogo Digital, este projeto iniciou seu desenvolvimento no segundo semestre de 2019 e continua em desenvolvimento no momento, trata-se de um Tatics Multiplayer. Um projeto grande e completo utilizando várias áreas de atuação, mas sempre dando enfase na minha área principal que é a programação, desenvolvido na Unreal Engine 4. O que marcou neste projeto foi o gerenciamento de Rede, pois a proposta principal do jogo é ter partidas entre muitos jogadores simultâneos e estes jogadores não podem burlar o sistema. Foi então desenvolvido um sistema de gerenciamento de Rede e anti-hack utilizando API de rede da UE4, RPC e também protocolos TCP e UDP. E assim marca minha trajetória até o presente momento.
Iniciando os trabalhos no Workana, com entusiasmo para concretizar grandes projetos.
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